“Qual será a poupança mais valiosa deste mundo? Não há poupança mais valiosa do que o nosso progresso constante. O desenvolvimento de nossa capacidade, em si, já nos proporciona alegria. Mas, quando conseguimos contribuir para a humanidade com essa capacidade desenvolvida, sentimos uma alegria indescritível. O esforço para o aprimoramento de si mesmo, o anseio de se tornar cada vez melhor, a admiração por aqueles que são mais elevados – tudo isso torna a vida bela, proporciona motivação nesta vida, ilumina a vida com a luz da esperança, faz com que esta vida valha a pena.

Quando perdemos o ardoroso desejo de progredir, começamos a trilhar o caminho do retrocesso e da decadência, tornando-nos fracos e pusilânimes. A água, quando para de fluir, acaba apodrecendo. As plantas que crescem continuamente, tais como a sequoia e a canforeira, vivem mais de mil anos; mas as plantas que, após crescerem até certo ponto, cessam de se desenvolver, logo começam a envelhecer e enfraquecer. Também no tocante ao ser humano, se vemos alguém que não se desenvolve rapidamente, não devemos considerar isso um defeito. Não continuar se desenvolvendo com perseverança – isto sim, é um defeito.

A árvore chamada udo cresce rapidamente até uma considerável altura, mas morre logo. Também a ipomeia, embora cresça rápido, acaba fenecendo ao cabo de um ano. O ser humano deve se esforçar para se desenvolver perseverantemente, passo a passo, ao invés de tentar se desenvolver em pouco tempo. As grandes árvores que, mesmo já idosas, continuam a crescer pouco a pouco, não fenecem. Vamos crescer eternamente, sem perder o vigor, e aumentar nossa capacidade; com essa capacidade vamos servir à humanidade.”

Masaharu Taniguchi

********

Essas palavras preciosas estão no livro “A chave da beleza e da saúde” de Masaharu Taniguchi, fundador da seicho-no-ie, e nos traz importantes reflexões sobre a perseverança, que já contei em outros textos, significa na raiz da palavra “por ser verdadeiro”. Ou seja, o que há de mais verdadeiro em nós e no nosso caminho que apesar das dificuldades e crises, ainda assim continuamos perseguindo, buscando, aprimorando?

É maravilhoso quando ele compara os seres humanos com as árvores. Existem aquelas que crescem rápido e fenecem em pouco tempo, mas também existem aquelas que levam muitos anos pra se desenvolver, mas crescem com consistência e num ritmo constante. É infinitamente melhor se desenvolver dessa maneira.

Inclusive tem uma expressão bem conhecida que diz assim: “Há pessoas que vivem dez anos à mil e outras que vivem mil anos à dez”. Em outras palavras, são pessoas que vivem ou no extremo da passividade, da letargia, ou no extremo da impulsividade, loucura ou temeridade.

O grande filósofo Aristóteles, numa de suas obras mais incríveis chamada “Ética à Nicômaco”, fala sobre um conceito poderoso chamado por ele de mediania, que para a cultura oriental também pode ser chamada de “Caminho do meio”, caminho que a meu ver é o mais sensato e sábio.

Existem os extremos da COVARDIA ou da TEMERIDADE, e no meio deles existe a grande virtude da CORAGEM. Ou seja, a pessoa corajosa é aquela que age com constância, mas sem exageros, ao mesmo tempo tendo noção dos perigos, que é um medo saudável, um medo na medida certa.

Portanto, essas sábias palavras do Masaharu Taniguchi são um baita estímulo para que nós perseveremos com CORAGEM, sempre evoluindo um pouquinho mais a cada dia e nos expandindo mais e mais.

Há uma bela musica do Milton Nascimento que tem uma frase que resume todo esse texto. trata-se da música “Maior” em parceria com Dani Black. Ele diz no refrão: “Eu sou maior do que antes, estou melhor do que era ontem…”.

Que esse seja um lema na nossa vida, não apenas nesse ano de 2021, mas para sempre!!

*******

P.S: E para quem quiser refletir ainda mais sobre essas questões, eu gravei um vídeo super bacana no meu canal do Youtube inspirado nesse texto do Masaharu Taniguchi. Convido vocês a assistirem, e claro, se quiserem, também se inscreverem no canal, darem um like no vídeo e compartilharem com seus amigos! Paz e luz…

 

 

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles