Em 2018, a indústria de jogos eletrônicos atingiu o seu mais alto patamar na história, faturando 134 bilhões de dólares globalmente. Esse setor é o maior do entretenimento mundial, enquanto o cinema vem em 3o lugar, e o conteúdo sob demanda — categoria da qual a Netflix faz parte — fica em uma modesta 6a posição. Por isso, quando o CEO da Netflix falou abertamente que os seus maiores concorrentes não eram a HBO ou a Disney, mas o Fortnite, ele estava falando sério. [Desligando o modo Globo News].

Então, que funções os games estariam cumprindo em termos psicológicos e sociais, que os tornam tão atraentes? A designer de jogos Jane McGonigal tem uma visão a respeito disso: “Na sociedade atual, os jogos de computador e videogames estão satisfazendo as genuínas necessidades humanas que o mundo real tem falhado em atender. Eles oferecem recompensas que a realidade não consegue dar. Eles nos ensinam, incentivam, inspiram e nos envolvem de uma maneira que a sociedade não está conseguindo fazer. Enfim, eles estão nos unindo de uma maneira que a sociedade não está”.

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Apresentação: Pati Rabelo e Heráclito Pinheiro

Roteiro: Pati Rabelo

Consultoria: Heráclito Pinheiro

Áudio e Edição: Mariana Vieira

Arte da Vitrine: Pati Rabelo

Curadoria de Instagram e Blog: Pati Rabelo

Comercial: Heráclito Pinheiro

Coordenação de Produção: Chico Marinho

Estratégia Digital: João Victor Dummar

About the Author

Pati Rabelo

[Idealizadora do projeto multiplataforma “Assim Caminha a Humanidade” • Roteirista, pesquisadora, produtora e co-host do podcast @assim_caminha] Graduada em Comunicação Social, Pati foi editora de livros por dez anos e atualmente desenvolve projetos audiovisuais. E, entre a edição de um livro e outro, escreveu em veículos como Update Or Die, São Paulo Fashion Week (FFW), O Futuro das Coisas, O Povo online, revista PIX e Digestivo Cultural, entre outros. No ACaH, é responsável por colocar as engrenagens em movimento, fazendo conexões entre as ideias de cada episódio e gerando provocações e insights a respeito dos temas discutidos, como uma “Emília” de Monteiro Lobato. É associada da Joseph Campbell Foundation (www.jcf.org).

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