Hoje eu vim falar para vocês de um dos maiores festivais do nosso país e tão aguardado, O Dragão Fahion Brasil (DFB).

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina, que acontece de 09 a 12 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”.

A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular, que norteiam o Evento este ano, promovendo um passo adiante a conceitos como Economia Criativa, abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018, reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa. O evento traz uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação.

 

 

Lineup reúne surpresas, estreias e retornos

A roda da moda brasileira completa outro giro completo para estacionar em Fortaleza, durante o DFB Festival 2018, em um lineup com 38 desfiles, repleto de surpresas, estreias e retornos ao maior encontro de criadores autorais da América Latina.

Entre as novidades, a maior é uma terceira sala de desfiles, o DFBeach Club, no pavimento superior do terminal, com programação exclusiva para marcas de beachwear, com direito a vista privilegiada para o Oceano Atlântico, sempre no fim de cada dia, abrindo a maratona de desfiles.

Por lá, passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society, que promoverá uma sunset edition para apresentar sua coleção. Mas quem também estreia no DFB é o estilista Dudu Bertholini, em coleção cápsula para a Lunelli, marcando o retorno de uma das figuras mais emblemáticas e queridas da moda brasileira das últimas décadas.

Os desfiles do DFBeach Club acontecem todos os dias ao entardecer, às 17h30min.

Após a moda praia, os talentos autorais ganham as passarelas do DFB Festival 2018. Novos (e quentes) nomes foram adicionados ao lineup, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em design sustentável; a cosmopolita Tanden e as apostas Johnson CavalcanteBruno OllyIvanovick e Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017).

Grandes nomes também retornam à programação do DFB Festival 2018: as cearenses Rebeca Sampaio e Gisela Franck e a maior fast fashion brasileira, a Riachuelo, encerra o DFB com um trendshow que reúne as principais tendências da temporada.

E essas são só as novidades do lineup. A programação de desfiles do DFB Festival 2018 reúne criadores consagrados, como Lindebergue Fernandes, João Paulo Guedes, Almerinda Maria, David Lee, Iury Costa, Weider Silveiro, Kallil Nepomuceno, Camilla Arraes, Ivanildo Nunes, Wagner Kallieno, Ronaldo Silvestre e Jeferson Ribeiro, além de nomes da novíssima geração, como André Sampaio e Saldanha.

Outra boa nova é o retorno da Riachuelo ao lineup do Evento, encerrando, novamente, o DFB Festival com um trendshow reunindo os principais desejos de moda da temporada em um megadesfile.

Shows que celebram o empoderamento

O lineup cultural tem como epicentro o Palco Ceará Sobe o Som, que, no decorrer de 4 dias, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018, na quarta, 09 de maio, apresenta a carioca Iza, uma das grandes novidades da música pop brasileira.

No lineup dos shows, a revelação As Bahias e a Cozinha MineiraCIC e a paulista Karol Conka, encerrando o evento no sábado, com uma festa

que traz o tema “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita.

O Espaço recebe, ainda, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos – uma delas inédita no Brasil e já apresentada em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket, em palcos especiais, na área externa das salas de desfile.

Manifeste Sua VOZ

DFB Festival 2018 dá vez e voz para as manifestações femininas do Ceará. A campanha do evento, criado e produzida pela agência Tanq, explora e compartilha a fala de 14 mulheres que têm algo mais que relevante para dizer sobre o importante papel transformador que cada uma delas desempenha no universo onde atuam.

São 14 manifestos captados em vídeo que mostram, de maneira multidisciplinar, o impacto de mulheres que estão fazendo a diferença e manifestando seus desejos de transformação do mundo. Depoimentos fortes, como o de Mariana de Castinho do Ateliê Pavão Misterioso, e necessários, como o da Irmã Conceição do Lar Amigos de Jesus. Entre os assuntos, visibilidade, empreendedorismo, inovação, oportunidade, herança e memória. Confira abaixo a lista de mulheres e seus manifestos e acompanhe os vídeos do DFB Festival 2018 nas redes sociais do evento.

Dennis Lacerda – As Travestidas
Vera Passos – Academia de Dança Vera Passos
Niara Azevedo – Projeto As Nordestinas
Gisela Frank – Estilista
Mariana Castilho – Ateliê Pavão Misterioso
Lia Quinderé – Sucré Patiserrie
Dani Milério – Transforme Coworking
Thyane Dantas – Projeto New Faces
Fabrini Andrade – IPOM
Bia Fiuza – IBLF
Irmã Conceição – Lar Amigos de Jesus
Dona Francisca Maria Braga – Frivolitas
Raquel Santos – Feminista e fundadora do Mulheres no Grafitt
Araguacy Filgueiras – Professora do curso de moda da UFC

 

 

 

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronomicos, tais como pizzarias, gelaterias, acai, crepe, tapioca etc.

E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

 

Gostou? Quer participar? Então acompanhe o instagram @dfhouse e o site do DFB (Só clicar nos nomes).

 

 

Se você estar lendo pela primeira vez, seja bem vinda (o)!

☞ Não esqueça de me SEGUIR no instagram: blogdaclara_

☞ Comentar esta matéria, deixando sua opinião, critica ou pedido!

 

 

 

 

 

Tagged in:

About the Author

Maria Clara De Menezes

Fortaleza / CE Graduada em Marketing Téc. Em Enfermagem e Psicologa em formação 10 anos de experiência em blog

View All Articles