Blog do Vozão

Qual o esquema tático ideal, 3-5-2 ou 4-4-2?

273 16

Luizão gez uma boa atuação no 3-5-2 (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Caros Alvinegros, mais uma questão vem sendo debatida entre os torcedores do Vozão, desta vez com relação ao esquema tático do time. Na ultima partida atuamos no 3-5-2 e, para surpresa de muitos, o time assimilou bem.

Para mim não foi surpresa, pois sempre vi o time jogando nesse esquema, só que variando dentro da partida, com Heleno hora fazendo papel de zagueiro, hora de volante. O fato é que com a entrada de Luizão, que por sinal foi muito bem na partida, percebi que o time sentiu um pouco mais de tranquilidade no setor defensivo e que melhoramos muito na bola aérea.

Resta saber se isso irá se repetir nos próximos jogos, não falo a questão da repetição do esquema, pois acredito que irá, falo da atuação do time, pois isso depende muito do adversário.

Espero e torço para que PC possa encontrar de vez o melhor esquema a ser adotado, seja ele o 3-5-2 ou 4-4-2, pois pra mim, o que importa é o time atuar de forma convincente e que vença.

E você torcedor Alvinegro, qual o esquema tático é o ideal para o time, 3-5-2 ou 4-4-2?

Saudações Alvinegras!

16 Comentários

  • Robson disse:

    Eu gosto do esquema 3-5-2 se o time tiver laterais com qualidade pra jogarem como alas de fato. Se os laterais não tiverem liberdade de subir a vontade aí o esquema vira uma retranca 5-3-2. Apodi funciona muito bem nesse esquema, o que o atrapalha é sua falta de cérebro na hora de concluir o cruzamento, isso quando ele não inventa de puxar pra esquerda e chutar pra fora do estádio. Na esquerda eu acho que o M. Careca é muito discreto nas subidas, apesar de cruzar muito bem. A gente sempre jogou bem nesse esquema, quem não lembra da boa dupla de alas, boiadeiro e vidal, depois boiadeiro e vicente. O Ceará jogava demais pelos lados. Como nós só temos 2 volantes que prestam, mais um motivo pra usar esse esquema. A zaga fica segura e os volantes dão o combate inicial. Sou totalmente a favor do 3-5-2 enquanto pudermos contar com João Marcos e Juca no meio.

  • Sávio Feitoza Vozão disse:

    Jogos em casa: 4-4-2, jogos fora de casa: 3-5-2. Claro que os dois sistemas sofrem variações dependendo do decorrer das partidas. O CSC já demonstrou que tem elenco pra jogar das duas maneiras. Saudações Alvinegras.

  • machado coração alve negro disse:

    SA a todos.
    Gosto muito do 3-5-2, deste que os laterais saibem apoiar. Pois este esquema eles são muito importantes para que funcione bem.
    O time fica mais agressivo e estará sempre com no minimo 4 homens atras para defender.
    Mais como disse, se os laterial não souberem fazer o papel de ala bem feito complica.
    Ai o melhor é o 4-4-2.
    Acredito que na sexta será o 3-5-2, produziu muito bem contra o américa em BH.

  • Wellington Crispim disse:

    Devido a insegurança que nossa zaga nos proporciona, acho que o 3-5-2 é o menos ruim. Se o time tivesse uma zaga confiável com certeza o melhor seria o 4-4-2 pois o time ficaria mais rápido na saída de bola, consequentemente mais ofensivo, mas infelizmente essa zaga não transmite nenhuma segurança.

  • Thiago Zaroxo disse:

    to ancioso pra ver quem e essa nova contratação do vozao, vc tem alguma diga ?
    e o caso morais como anda ainda, parou de ver?

    Não tenho ideia de quem seja esse atacante, já o caso Morais, me parece que estagnou.
    SA!

  • Renato Arruda disse:

    Weiber sera que esse atacante seria o Magnos Alves? Por que no Sport acho que nem no banco ele vai, os atacantes que estão joando la é o Felipe Azevedo,Gilberto,Gilsinho e Henrique.

    Não sei, mas acho que não.
    SA!

  • Sorin disse:

    Amigos, não acho que o Ceará SC tenha jogado 3a. no 3-5-2, mas sim no 3-6-1. A propósito, eu que sou crítico de Bruninhos e Tiaguinhos, reconheço que no último jogo o Bruninho até que foi útil, de tanto que corre e ajuda a marcar. Mas é muito limitadinho o garoto. A sorte foi que o Mota fez bem o papel de municiar Itamar e os laterais apareceram.

  • ODILON SANTOS disse:

    O elenco do Ceará foi montado para o time atuar preferencialmente no esquema 3-5-2 e suas variações. Ou seja, a principal variação é a de um dos zagueiros ser volante de ofício que se adianta quando o time está com a bola, e pode se tornar um volante em tempo integral dependendo das circunstâncias do jogo.

    Nesse esquema, o meia tem características de meia atacante, assim como era o Geraldo em 2009. Ou seja, corre com a bola no pé, puxa contra ataques e encosta nos atacantes. Todos os nossos meias contratados tem esta característica, a única exceção era o Reina que já foi embora. O nosso elenco não tem nenhum meia armador, aquele que vem de trás armando as jogadas, cadenciando o jogo, fazendo lançamentos longos e enfiadas de bola para os atacantes, e que também apareça lá na frente de vez em quando.

    Para jogar no esquema 4-4-2, com dois volantes e dois meias, um dos meias deve ser um meia armador e o outro um meia atacante, que saibam também cair pelos lados e ter um bom poder de marcação. Dou como exemplo o time do Corinthians campeão da Libertadores, com o Danilo e o Alex. Dois meias, mas com muito poder de marcação.

    Como os meias que o Ceará contratou este ano são só meias atacantes e também não possuem poder de marcação, fica quase impossível escalar o time com dois meias e dois volantes. O PC até tentou adaptar o Leandro Chaves, que é um meia atacante, fazendo o este trabalho de marcação, que ele foi até bem, mas na armação das jogadas ele não tinha competência. Tentou também, colocar um volante que saía mais para o jogo, uma espécie de terceiro volante, no caso do Tinga e do Robston, mas também não deu certo, pois em ambos os casos eles nem marcaram nem armaram.

    Portanto, Weiber, não sei se você concorda comigo, mas eu prefiro, por todas essas premissas e na altura do campeonato, não inventar mais, e se está dando certo com o 3-5-2, com 3 zagueiros de ofício ou não, deixa como está até enquanto estiver dando certo. Portanto, embora eu prefira o 4-4-2, no caso do Ceará atual, eu prefiro o que tá dando certo, e no momento é o 3-5-2. Para jogarmos no 4-4-2, precisamos montar o elenco com jogadores, principalmente meias que tenham as características que eu citei acima. Quem sabe no próximo ano!

  • Bosco disse:

    WEIBER;
    Acho que o SISTEMA em si e suas variações durante o jogo tem muito a vêr com as características dos jogadores que temos disponiveis.

    No caso do mais querido, o 3-5-2 é o sistema mais adequado.
    Pois nós NÃO temos volantes de qualidade e de velocidade que desarmem passem a bola com rapidez e também se aproximem da área com a qualidade que os outros sistemas exigem.
    Também não temos um meio-atacante (10), que facilite o dialogo entre os volantes e os atacantes, que desequilibre no último passe pondo os goleadores na cara do gol como o MOTA é capaz de fazer quando vem buscar o jogo. Isso parece ser no Brasil todo, até na seleção prvalece os bons laterais e os não tão bons volantes. MEIAS nem se fala, os melhores que já passaram no pais nos últimos cinco anos são extrangeiros.

    Mas temos bons laterais no Brasil, o Vozão por exemplo temos quatro ou cinco laterais que sabem jogar no ataque passam bem a bola, são rápidos e criam condições de perigo ao adversário, ao tempo que prendem muito seus marcadores no campo deles. Temos zagueiros lutadores e aplicados que podem facilmente jogarem nesse sistema.

    Por isso o 3-5-2 ainda é o melhor esquema para o futebol brasileiro tão carente de jogadores de meio campo abelidosos. Nossos treinadores da base ainda preferem os garotos volantes brucutús ao volante clássico como gostam os treinadores europeus e os sulamericanos a exceção dos treinadores brasileiros. POR ISSO O TIME REAGIU BEM COM TRES ZAGUEIROS DE OFÍCIO em vêz de um falso.
    Ficou até mais agudo.

    OUTRO ASSUNTO WEIBER;
    Pelos clubes que disputam: For D, Paissandú, S. Cruz, Icasa, Guarany, dentre outros timinhos do sertão pernambucano e da selva paraense, todos de prefeituras, essa série C é uma edição piorada da copa FARES LOPES. Piorada porque sem o mais querido ela perde muito a motivação. Até para começar foi uma confusão. Mas é a única diversão do VLT.

  • Enio Azevedo - sócio torcedor disse:

    Essa questão de “qual o melhor esquema tático?” penso que depende dos jogadores que o treinador tem à disposição. Laterais que saibam atuar como alas e avantes que saibam cabecear valorizam o 3-5-2. No caso do Ceará, cujo ponto fraco vem sendo o sistema defensivo, a experiência com 3 zagueiros contra o Coelho foi muito positiva. Se eu fosse o PC, continuaria com esse esquema e jogaria da mesma forma.
    Embora não goste do Bruninho para a camisa 10, pois ele não tem condições de atuar como a cabeça pensante do time, obrigando o Mota a vir armar as jogadas, não sei se o Magno tem condições físicas de atuar os 90 minutos, então sairia de Bruninho no 1º tempo e Magno no 2º.
    O Robert não foi bem, mas é um bom jogador que precisa de ritmo de jogo, então o lançaria sempre, mesmo que no 2º tempo.
    Alguns reclamaram dos passes errados do Mota, mas o Mota comeu a bola nos 60 minutos iniciais, foi zagueiro, voltante, meia e atacante, depois é que ele cansou.
    Gostei das atuações do FH (só neste jogo), Apodi, M. Careca, D. Marques, Thiego, Luizão, João Marcos (para mim, o melhor jogador) e Mota. A aplicação de todos os que jogaram foi muito boa. O PC fez a diferença lançando do 3-5-2.
    4 vitórias em 5 partidas é realmente animador! Bó prá cima deles Vozão! SA!

  • LUIZ GONZAGA disse:

    nao me interessa que tipo esquema seja usado, para mim o importante é o vozao ganhar, se nao tem esquema, vai na raça, na vontade, vamos lá vozao rumo a serie A.

  • Faoly disse:

    O especialista: palavra muito comum no nosso cotidiano. Aquele que se consagra com particular interesse e habilidade se tronando conhecedor e perito de algo. Qualquer achaque que temos, procura-se logo o especialista no assunto, não é verdade? Pois é, este não é o caso do futebol. Viram como é difícil o papel de um treinador de futebol? Nenhum de nós aqui é especialista, mas achamos que somos e, no futebol, ai daquele que disser que eu não conheço o assunto! Qual o sistema tático ideal? Sabe-se que o 4-4-2 é hoje o preferido pelos especialistas e o 3-5-2 é o segundo mais utilizado com dois laterais (ou alas) avançados sem obrigação de marcar e dois centro-avantes recebendo bolas cruzadas na área. O líbero tem papel importantíssimo neste esquema. Eu prefiro o 3-5-2. Uma vez eu ouvi uma frase assim: “O torcedor é um especialista no futebol que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada”. Portanto com a palavra o especialista PC GUSMÃO

  • BOCA disse:

    3-5-2. Até porque sempre jogamos assim, anteriormente com o Heleno fazendo a função de 3º volante. E no nosso caso que não temos sequer um meia que preste, jogar no 4-4-2 é quase que utopia. Para o jogo de amanhã promoveria a volta de Juca no lugar de Eusébio,mas manteria Apodi na vaga de Paulo Sérgio, principalmente se o esquema utilizado for o de três zagueiros com otudo leva a crer. Na meia promoveria a entrada do magno no lugar do fraco Bruninho. E no ataque com a provável contusão do Itamar, manteria Robert. No gol iria de Dionattan. Temos que ganhar amanhã para entrar no G-8 e se aporximar dos quatro primeiros. Eu acredito.

  • Bosco disse:

    WEIBER;
    Se o DIONATHAN não merece a confiança do treinador depois dos frangos do Adilsom porque então ele ainda está recebendo salarios do mais querido?
    Manda o rapaz embora cuidar da vida dele então!
    Ser reserva sem confiança de dois goleiros sendo um numa fase horrivel e o outro em fim de carreira numa fase péssima é desestimulante.

  • Diego Costa disse:

    eu prefiro o 3-5-2, pelo fato, de como foi dito, temos apenas 2 volantes bons de verdade, mas esse esquema é mais eficiente se os Laterais realmente ajudarem o ataque, pra mim o Paulo sergio e o M.Careca são melhores no 4-4-2, Talvez seja melhor com o Apodi, na lateral esquerda não temos jogador tão ofensivo quanto o Apodi, mas o Marcio Careca é mais técnico, apesar de não subir tanto. Prefiro o 3-5-2, pra qualificar a saídade bola(Juca e J.Marcos) e a gente não ficar entregando gols de graça.

  • FJP disse:

    Caro Bosco,
    Falei algumas vezes aqui do Blog do Vozão, e não vou me cansar de falar, pelo ao menos tão cedo.
    Se fosse da Diretoria do Ceará, colocaria o time para disputar a copa do Nordeste. Concordo com todos os argumentos da inviabilidade financeira, limitação técnica etc., etc..
    Como vantagem, vejo o fato do “segundo time” fica com ritmo de jogo o tempo todo.
    Não podemos nos esquecer que em 2009, quando subimos, disputamos a referida copa. Que por sinal não nos saimos bem. Por outro lado o time principal que era bem mais limitado do que este que está aí se saiu muito melhor

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *