Blog do Vozão

Ceará 3×1 Horizonte – Expectativas correspondidas

242 37

Ricardinho foi nome do jogo (Foto: Cearasc.com/Divulgação)

Se a primeira impressão é a que fica, depois dessa vitoria sobre o Horizonte por 3×1, não tenho duvidas em afirmar que minhas expectativas foram correspondidas e a impressão que o time me passou foi bastante positiva. Claro que é preciso que se tenha bastante calma nesse momento e conter a euforia, até porque esse foi o primeiro jogo da temporada, e ainda por cima um amistoso, mas não posso deixar de dizer que começar uma temporada com vitória é muito bom, mesmo sabendo que o principal objetivo desse amistoso era poder avaliar o time nos aspectos coletivo e individual.

Deu para perceber que algumas coisas já ficaram bem claras, como por exemplo, a de que, ao contrário das ultimas temporadas, desta vez não teremos problemas no quesito cobrança de faltas, e de que o time terá como uma de suas características a valorização da posse de bola. Vi também um time bem postado em campo, mesmo sendo essa a primeira vez que o time atuava junto, coisa que não vi durante toda a Série B do ano passado.

Dos jogadores já conhecidos, gostei da atuação do Vicente e do João Marcos, esse ultimo sempre muito regular; já os dois goleiros, não deu pra fazer uma avaliação, pois foram pouco exigidos; confesso que esperava mais do Magno Alves, esse ficou devendo, mas, como disse acima, ainda é cedo para fazer cobranças.

Já com relação aos novos contratados, não tenho receio em apontar que Ricardinho destoou dos demais. Enfim, parece que encontramos aquele meia que tanto procurávamos. Outro que me agradou bastante foi o atacante Pingo, esse, com certeza, brigará por uma vaga no ataque.

Eric, Gerley, Marlon e Cleiton não comprometeram, gostei do Eric, acho que será útil ao elenco no decorrer da temporada, o mesmo digo com relação ao Cléo. Rafael Vaz jogou pouco tempo, mas sua titularidade será questão de tempo; Geovani foi outro que entrou bem e mostrou qualidades, Válber foi discreto e Fransérgio mostrou claramente estar sem ritmo de jogo, o que é perfeitamente compreensível, haja vista que foi um dos últimos a iniciar os treinamentos.

No mais, gostei do que vi, estou muito esperançoso e confiante na conquista dos objetivos que foram traçados para esta temporada, é claro que ainda tem muito a ser feito, mas para um inicio de temporada estou satisfeito.

Pra cima deles Vozão!!!

Confira os lances da partida, gravados pela TV O Povo:

[youtube]http://youtu.be/JxS7I2iAG2Q[/youtube]

Ceará 3×1 Horizonte

Dia: 13 de janeiro de 2013

Local: Presidente Vargas

Hora: 16h00min

Gols: Ricardinho, Vicente e Gerley (Ceará)

Renda: R$ 60.829,00 –  Público: 5.709

Ceará: Fernando Henrique (Dionantan); Eric, Marlon (Rafael Vaz), Cleiton (Potiguar) e Vicente (Gerley); João Marcos, Fransérgio (Luiz Henrique), Válber (Éverton) e Ricardinho (Geovani); Cléo (Régis) e Magno Alves (Pingo)

Saudações Alvinegras!

37 Comentários

  • cavalcante disse:

    Weiber Castro a vantagem que vamos ter em 2013 é que muitos dos nossos atletas tem característica própria de bater de fora da área como por ex: Gerley, Rafael ou seja além dos batedores de falta, não pude ir ao PV gripe forte, mais sábado estarei lá…..por esse motivo não vou comentar mais estou confiante SIM… MAIS TENHO CERTEZA QUE O TIME TITULAR AINDA NÃO ESTÁ DEFINIDO….

  • Johnathan Martins disse:

    O Ceará tem essa semana para ir atrás de um centroavante, um volante e um lateral-direito. Só assim eu digo que o Ceará vai começar bem o Nordestão… #BoraVozão

  • Elvércio Neto disse:

    Concordo em tudo o que você falou caro Weiber, só acrescentaria a boa atuação do garoto Luís Henrique, entrou no jogo muito bem. Ficou clara também a falta de um camisa 9 e por falar nisso, alguma novidade sobre a contratação do tal camisa 9?

    Verdade caro Elvecio, Luiz Henrique entrou bem na partida.
    SA!

  • GLEDSON Luiz disse:

    Weiber e grande amigos do blog,começamos …
    Acho que como eu e grande parte da torcida só nao estamos gostando de ver o fh no gol do ceara de novo…, até me esforço mais nao consigo imaginar esse camarada no gol do nosso vozao de novo..kkk
    Weiber vc tem alguma noticia sobre a contratação do centroavante e do volante que estão com negociação adiantada com o nosso vozao?
    Palavras do nosso presidente,e alguma noticia sobre o Mota?
    Saldacoes alvinegras!!!

    Sobre o volante, as negociações estão avançadas, soube até que os valores já estariam acertados, restando apenas o jogador conseguir sua liberação junto ao clube de origem; quanto aoo centroavante, o Vozão tem três nomes em sua lista, um deles é o Bill, já a situação do Mota segue na mesma, ou seja, recusou a proposta do Vozão e segue sem clube.
    SA!

  • Ossian disse:

    É foi um simples amistoso, mas a gente viu que o time correu, batalhou e mostrou que podemos ter um ano bem mais positivo que o anterior. Mais algumas peças e estaremos pronto para as batalhas e que possamos ter mais alegrias que no ano anterior. PRA FRENTE VOZÃO.

  • Ramon disse:

    Ótimo teste. Agora é acertar os setores deficientes. Mota, não! Devem existir atacantes mais novos, melhores e mais em conta do que ele.

  • CARLOS LIMA disse:

    como havia comentado por aqui uns 20 dias atrás, o Ricardinho é um grande batedor de falta, podem contar durante o ano de 2013, quantos Gols de falta ele irá marcar pelo Ceará, garanto a vocês que serão muitos. além de ter mostrado habilidade e visão de jogo, ou seja um meia que desde muito tempo o Ceará não tinha.

    o Pingo é outro jogador que acredito que vai se destacar, é rápido e daqueles que parte para cima dos adversários com determinação e vontade, não foi por acaso que fez 10 gols na Série B pelo America de Natal.

    acredito na filosofia de jogo do Ricardinho, ele é um treinador que gosta do futebol ofensivo, do jogo “bem jogado”, similarmente ao futebol que ele Ricardinho jogava nos tempos do Corinthians, um futebol de toque de bola, de envolvimento do adversário etc…

    foi apenas um amistoso, mais deixou uma ótima impressão, é urgente a contratação de um centroavante de área, porque o Magno Alves parece que ainda não acordou da sua péssima fase de 2012.

  • W.Sousa disse:

    Falou bem Elvércio Neto, o Luís Henrique entrou bem e a falta de um camisa 9 foi notória.

    O lateral -direito Eric, que alguns impacientes da torcida já começaram a criticar, cansou de cruzar na área, mas não tinha ninguém para aproveitar. Pois o Cléo é muito baixo e Magno Alves tá morto dentro das calças.

    No mais, não dá para avaliar muita coisa não, na medida em que os jogadores não se esforçaram com se esforçariam se fosse um jogo oficial. É só pra se movimentar e ganhar um pouco de ritmo de jogo mesmo. Já sábado o bicho tem que pegar.

    PS: quando cheguei já estava 1×0 pro Horizonte, logo não vi o gol deles. Na coluna do Alan Neto, ele disse que foi um frango do FH. É verdade, Weiber?

    Não diria que foi um frango, mas, acho que era uma bola defensável.
    SA!

  • Henrique disse:

    Minha gente vamos deixar de pegar no pé do goleiro.. Já está ficando doentio esta mania de perseguir o jogador.. Vamos dar um crédito neh.. Esperar o cara mostrar serviço.. Assim fica difícil pra qualquer jogador se recuperar..

  • Paulo Montenegro disse:

    Gostei muito das novas contratações, em especial a dupla de zaga; Transmite a confiança que não tivemos no ano passado.
    Atenção diretoria, pelo amor de Deus, por tudo o que é mais sagrado, Fernando Henrique não tem condição de ser nosso goleiro; Em jogo treino o cara consegue engolir um frango, é demais; Magno Alves, parace que tá jogando com má vontade, tava totalmente perdido em campo; Se é para jogar assim, melhor ir embora e da a vaga para quem queira dar sangue pelo nosso time.
    Vamos aproveitar que é inicio de temporada, e cortar os males pela raiz.

  • Ronaldo Lemos disse:

    Não tem vídeo dos gols??? Melhores momentos??? Nada???
    Não pude ir ao estádio, mas queria assistir essa experiencia de ontem… Caso contrário, terei q aguardar até sábado (estréia). Afinal, qual horário do jogo, e quanto custarão os ingressos???
    S.A

    Acabei de postar o vídeo com os melhores momentos da partida, gravado pela Tv O Povo.
    SA!

  • Francisco george disse:

    Frango? q q é isso?! Tem, jornalista que adora uma polemica!! Ai, ai!!
    Tambem gostei mas quem me chamou mais atenção foi o Ricardinho e o garoto Luis Henrique!
    Outra coisa que me chamou a atenção foi foi a estupides da torcida.Mas é sempre assim mesmo! tinha gente atras de mim que nao falou bem de ninguem, disso que o fransergio era o pior e que devia substituir o Eric! sinal que nao acompanha o Time se nao saberia que é o unico lateral direito do elenco. Enfim…
    S.A.

  • Bosco disse:

    Deu para perceber que alguma coisa já ficou clara para o torcedor. Por exemplo: – ao contrário do que temiamos precipitadamente, eu confesso isso, o time que entrou em campo não é o time titular. O Ricardo ainda não definiu a onzena. Em outras palavras: – nenhum jogador pode se considerar dono da posição porque entrou de saida nesse amistoso. Isso eu já imaginava.

    E mesmo quando ele definir nesses dias os ONZE titular para entrar no primeiro jogo contra o ABC, ainda assim, quem entrar no time titular não pode se considerar imexivel, pois substituições serão feitas e sempre haverá alguém no banco do mesmo nivel e qualidade em condições de entar bem e tomar a posição.

    Quem duvida da qualidade do Luis Henrique? De um Vicente que jogou muito bem e começa a mostrar o bom futebol que o levou para o SFC. O mesmo digo em relação ao garoto Gerlei, ao Cléo e ao Pingo.
    Infelizmente o Romário ainda se recupera da cirurgia, se não já era um dos destaques desse time que se recente de um homem de área como ele.
    Com a chegada de um atacante de área, já está bem próximo, teremos dois segundos atacantes rápidos e habilidosos, Cléo e Pingo, para dialogar com ele. Espero que daqui a um mês o Magnata entre novamente em forma física e possa quem sabe crescer tecnicamente para disputar uma posição no ataque.

    GOLEIROS;
    Acho que inicialmente o Ricardo poderia reversar com os dois principais goleiros por uns dois jogos antes de definir a titularidade.
    Que o matador chegue logo, em tempo de jogar as primeira partidas. Se não chegar em forma a coisa complica com certeza.
    Saudações mais queridas.

  • Já deixei claro aqui que por mim esse FH já teria ido embora há muito tempo; porém não consigo ser injusto e não vi naquele gol falha dele, atacante frente à frente e tiro à queima roupa nenhum goleiro tem obrigação de defender, afinal ele não é o Casio do Corinthians….nem de longe; entretanto a torcida pega no pé porquê ele já está totalmente “queimado”; não acredito que o Ricardinho vá lhe dar a titularidade. Chega desse boçal.
    Quanto ao Magno Alves…..eu tô avisando….nossa incompetente diretoria trocou o Mota por ele, é para rir…..

  • Bruno disse:

    Fui ao jogo e gostei das atuações de Ricardnho e Cléo, os melhores. Os que destoaram, sem sombra de dúvidas, Magno Alves e Marlon. Com atuações discretas colocaria Válber e Cleiton. Regulares botaria João Marcos e Vicente. Com potencial citaria Fransérgio e Éric. Dos que entraram depois acho que Rafael Vaz tem vaga nesse time. E como achei o time muito exposto, gostaria de testar a entrada de Everton, como primeiro volante, e optaria pela saída de Magno Alves jogando num 4-5-1. Agora precisamos de um camisa 9, Bill seria uma boa. Uma opção para a lateral direita e um volante pegador. E agora é ajustar mais esse time para que sábado possamos estrear com vitória.

  • FJP disse:

    Caros,
    Gostei.
    Gostei mais ainda o fato da gente ter dois meias bastante bons: Ricardinho – este fez uns lançamentos – e do Geaovani que o substituiu. Ambos com bastante movimentação e colocação. Quando eu vejo o Luiz Henrique jogando na dele só me lembro de um certo entregador de camisas de alguns dias atrás.
    Confesso que esperava mais do Pingo e do Magno Alves.
    Não vou falar nada de um certo franguei…. opa! Desculpa aí viu, Henrique? Foi mal!
    Por que é que não chega logo este sábado????
    1 abraço a todos,

  • Ricardo Sena disse:

    Começo de temporada promissor. Assim como o Carlos Lima, acredito que o Ricardinho vai fazer muitos gols de falta em 2013.

  • dager disse:

    dar mais credito ainda pro FH? desculpe mas ja estourou o limite de creditos. gostei do jogo, esse ricardinho é um meia de verdade, só não gostei do zagueiro que era muito lento e falhou muito. o luis henrrique entrou bem..weiber, ele não é meia? escalaram ele como atacante.

    Luiz Henrique é meia, ontem ele entrou como meia, depois foi pro ataque.
    SA!

  • Bruno disse:

    Como não falei do FH no meu comentário, vou acrescentar aqui o que achei da sua participação. Em primeiro lugar, não considerei falha o lance do gol. Agora ele não passa confiança, mesmo achando que se tiver em forma é melhor que Dionantan . Tiago faz tempo que não vejo em atuação, mas era do nível de FH. O que me preocupou mais não foi no gol, mas um zagueiro de maior gabarito, a falta de um volante pegador e um centroavante de referência.

  • Angelo disse:

    O magnata depois que casou desaprendeu a jogar. Oh! Fruta perigosa, mas tambem eh subindo no coqueiro todo dia, naum preparo fisico que aguente, vote!

  • Enio Azevedo - sócio torcedor disse:

    Estreia é sempre difícil, principalmente para um time recém-formado e, portanto, não totalmente entrosado.
    O Vozão escolheu um adversário enjoado; poderia, por medo, ter escolhido um simples sindicato qualquer.
    O saldo, então foi muito bom. Muito promissor para o campeonato cearense. Mas, para o Nordestão, são outros quinhentos, temos que aguardar. Os favoritos são, claro, os times da série A: Bahia, Vitória, Náutico, mais o Sport e sua gorda cota televisiva. Mas eles que não desprezem o Vozão.
    Flávio Menezes, discordo do seu comentário de que a diretoria trocou o Magno Alves pelo Mota. O Magnata foi um pedido da torcida, festejado, com contrato inicial até fim de 2013 e que veio para jogar junto do Mota. Ocorre que o Mota e o Ceará não chegaram a um acordo financeiro, mas ele não foi trocado pelo Magno.
    Sou um grande critico do FH, por mim, ele nem estaria mais no Ceará, mas vamos ser justos, o gol sofrido por ele não foi frango nem aqui nem na China, apesar de defensável.
    SA!

    Enio, tem um post sobre a participação do Vovozinho na Copa São Paulo Jr.
    SA!

  • Neto disse:

    Alvinegros.
    O FH, nao teve culpa alguma, no gol que levou. A zaga falhou feio e o atacante, do Horizonte, soltou uma bomba, assim como o do Gerley….. O resto, foi normal. Acho que tem muito a melhorar (claro, é inicio de trabalhos). Os chutes do Cleo, aí sim, levaram perigo. Esse, jogando com Pingo, darão muito trabalho às defesas adversárias.SA.

  • emidio neto disse:

    Segundo nosso amigo W.Sousa o Alan Neto falou que o gol do Horizonte foi frango do goleiro Alvinegro. Fico imaginando se o 1º e o útimo gol do Ceará fossem feitos pelo Horizonte, esse rapaz e outros, fariam um programa inteiro infernizando nosso goleiro, fosse ele FH, Tiago ou Dionatan. Já estou vacinado contra eles. Né Bosco!

  • Bosco disse:

    Pois é Emídio Neto.
    O VLT é mesmo incorrigivelmente trovão.
    Saudações mais queridas.

  • Bruno disse:

    Náutico não participa do Nordestão, que leva em conta a participação nos estaduais, e como não se houve bem, quem está no seu lugar é o Salgueiro. Gostaria de tirar uma dúvida o jogo sábado no horário local é 16:00h ou 17:00h, pois tinha visto que era às 17:00h, mas hoje já vi em algum canto que seria às 16:00h no horário local.

    Até onde sei, o jogo foi marcado para as 17 horas de Brasilia, o que corresponde a 16 horas em nosso horário.
    SA!

  • Magnata disse:

    Eu não sou fã do FH. E defendo a teoria de que a economia que fariam com a não renovação dele daria pra aumentar a oferta pro Mota (pouco em comparação ao que pagam a uns aí). Mas daí a dizer que o gol que tomou foi frango… Francamente… Frango foi o que tomou o Jéferson no 3º gol do Vozão. Não fui ao jogo, só vi os lances. O time me pareceu mais rápido, mais solto, focado em toques curtos e objetivos, com muitas tabelas, arriscando chutes. Se isso se confirmar, é a postura que não tivemos no ano passado e que muito nos fez falta. O tempo responderá. Sábado, já teremos uma opinião melhor sobre a coisa toda.

  • Júnior disse:

    Weiber, que notícia boa, recebemos hein. As torcidas organizadas não irão ao estádio no dia 27 e gostaria que nunca mais retornassem.

  • Ramon disse:

    Eu estou temendo que o Magnata não entre mais em forma. Ele já vai rodadndo os 38 é muita idade para ser jogador. Fui um defensor de sua contratação, mas não poderia adivinhar de sua condição.

  • Diego Costa disse:

    Ô gol feio aquele que o FH levou, sei não viu, que o Tiago ou o Dionathan assumam logo o gol alvinegro, o jogo contra o ABC é sábado e não temos um atacante de Área, apesar disso entendo que atacante de área e Meia são sempre negociações complicadas, e o Romário não tá pronto ainda, vamos ter que ver Magno Alves com a camisa 9 sábado, nunca pensei que um dia estaria desmotivado es saber que o Magno Alves iria jogar… mas torço pra ele me surpreender.

  • Bosco disse:

    Junior;
    As torcidas organizadas vão sim ao estádio.
    Só não levarão as faixas, os bandeirões e as camisas próprias.
    Elas vão comparecer com as camisas do clube de coração.
    Mas todos estarão lá.
    Os ordeiros que é grande maioria delas e os desordeiros que é a minoria perigosa que já deviam ter sido banidas dos estádios.
    Uma ilegalidade essa proibição.
    Uma oportunidade do mundo vêr a festa das nossas torcidas fazem isso com elas.
    Saudações mais queridas.

  • Caro Enio Azevedo,
    O Mota quando voltou ao Ceará veio com um salário abaixo do que ele poderia ganhar em outro clube. Por amor ao clube se esforçou muito e mesmo não tendo o time feito uma boa campanha ele é o único que se “salvou”, por isso quase o time inteiro foi embora. Então esse Mota vê chegar o Magno Alves para ganhar mais do que ele e, pelo menos até agora; não jogou absolutamente nada. Então ele retirou o desconto e fez um pedido de salário de acordo com o que mereçe, já que o clube tem para pagar ao Magno Alves, como é que não tem para ele?
    Dou razão ao Mota e acho que ele fez certo. Foi uma pisada na bola da diretoria bem semalhante a contratação daquele Roger, que desestruturou o time.
    Torcida do Vozão, olho vivo nesse Magno Alves, não tem mais lugar para sanguessugas no Ceará.

  • Enio Azevedo - sócio torcedor disse:

    Flávio, não discordei dos seus comentários acerca do Mota e do Magno Alves, mas apenas do termo “troca”. O que você afirmou, que se gastou demais com o Magno Alves e não sobrou para ficar com o Mota, pode estar certo, não discordei disso, mas não acho que isto seja uma troca de um pelo outro. Os dois estiveram juntos no Ceará em 2012, Magno Alves foi contratado em setembro/2012. Para mim, para ser uma troca, a diretoria teria que ter contratado o Magno Alves pensando, deliberadamente, em mandar o Mota embora.
    Um abraço!

  • Francisco Jose disse:

    No tempo que fui goleiro o gol que FH levou foi frango legítimo. Falha no seu posicionamento. Com as pernas bem abertas ele não tem como defender aquela bola. Precisaria estar com as pernas mais fechadas e dobrar um dos joelhos para dentro, e assim evitaria levar aquele frangaço. O pior de tudo é que na entrevista mas parece o rei da cocada preta como se tivesse feito uma grande partida. A historia se repete: sempre leva gol nos primeiros dez minutos e o time sai no prejuízo. Vai ter uma hora que o time vai ficar nervoso e não vai conseguir o gol de empate. O goleiro precisa entrar em campo já em rítmo de jogo. Como é que um goleiro que fica na reserva desde novembro de uma hora para outra vira titular? Como é que uma pessoa pode defender esse goleiro que afundou o Ceará em 2012?
    Tem pai que é cego

  • Magnata disse:

    Se o gol que o FH tomou foi um frangaço, então se tivesse tomado o gol que o Jéferson tomou… Certamente era pena de morte pra ele. Não é um goleiro que, em geral, inspire confiança. Fez um excelente 2011 e um 2012 terrível. Já disse acima o que faria com o contrato do FH, mas ainda fico com méritos pro atacante do Horizonte. Bateu rápido, cruzado, na saída do goleiro. Atacante tem de achar espaços assim como o goleiro tem de fechá-los. A diferença é que, com 1,86m de altura e bem menos de 1m de largura, ele tem de fechar uma meta que tem 17,86 metros quadrados. Também joguei e até bem, vários anos em gol de campo e futsal. A conclusão que cheguei é: você toma muito mais gols com em “saídas” fechando as pernas do que saindo da forma que o FH saiu. Porque? Porque a imensa maioria dos atacantes bate praticamente de olhos fechados pro gol. Poucos batem pro gol visualizando os espaços livres. Nesse gol mesmo, a bola ainda desviou na perna direita dele, no movimento de saída, na conclusão pro gol onde se movimenta a perna na armação de tentativa de bloqueio/defesa da bola. Mas é só uma opinião minha hehe!

  • Bruno disse:

    Para sábado primeira mudança anunciada entra Rafael Vaz e sai Marlon. Pelo jogo contra o Horizonte mudança acertada e prova de que o amistoso teve seu valor, pois já mostrou a primeira deficiência do time. A outra que ficou evidente foi no ataque com Magno Alves. Aqui pelo histórico do jogador, e até porque se apresentou mais tarde, deu-se uma nova chance. Também achei a decisão correta, pois o maganata já mostrou o seu valor, mesmo tendo decepcionado no ano passado. No entanto se seu rendimento continuar abaixo da crítica temos que mudar, e aí ou coloca-se Pingo no seu lugar, único atacante disponível, ou fortalece o meio de campo com a entrada de Everton (nã otemos volante mais pegador) e adianta Válber ou Ricardinho (gosto mais dessa segunda opçaõ). Contudo, vamos esperar odesempenho de sábado, e torcer numa estréia vitoriosa, e com a boa atuação do Magnata. Eu acredito e já aposto Ceará 2 x 0 ABC, gols de Ricardinho e Cléo.

  • Francisco Jose disse:

    Caro Magnata! Quero ver você defender o Frangueiro Henrique daqui a um mês , se continuar jogando. Antes disso acontecer a torcida vai fazer como fez a do Fluminense. Pergunte a qualquer torcedor do Flu. Quando ele chegou aqui debaixo de grande oba oba um amigo meu , carioca , que acompanha futebol falou numa roda: só quero ver quando ele começar a frangar.
    Aí perguntamos: porque?
    A torcida do Fluminense praticamente expulsou-o.
    O tempo dirá quem está com a razão

  • Magnata disse:

    Você não deveria, nobre Francisco José, querer me ver defender o FH daqui um mês, caso ele continue jogando. Você deveria querer é ver todos nós, elogiando, e muito, ele ou qualquer outro jogador que esteja jogando pelo Vozão. Do contrário, é querer ver o pior.

    Minha opinião sobre o FH, basta ler acima de novo, com atenção, ou rever meus comentários no passado. O mundo inteiro sabe do que pensa o Rio de Janeiro, aliás, o Sul e Sudeste inteiro sobre ele. Não é novidade alguma. Por mim, repito, ele não estaria aqui. Por mim, estando, não seria titular. Mas se está e se for titular, Deus o ilumine e que jogue as melhores partidas da vida dele.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *