Blog do Vozão

Nikão no Vozão

372 29
Nikão é mais um que chega pro Vozão (Foto/Divulgação)

Nikão é mais um que chega pro Vozão (Foto/Divulgação)

A Diretoria ainda não confirma de forma oficial, mas, o meia Nikão é mais um que chega para defender o Vozão no Campeonato Brasileiro da Série B 2014. Jogador já fez exames médicos e físicos, conheceu Carlos de Alencar Pinto e aguarda só a parte burocrática ser resolvida para ser anunciado de forma oficial.

Vejo Nikão como um bom jogador e que deverá ser útil em nossa caminhada pela briga ao acesso, mas, pra mim, ele ainda não é aquele meia que tanto cobramos e precisamos.

Na temporada passada Nikão defendeu o América-MG na Série B, sendo que em 2014 o jogador disputou o Campeonato Paulista pela Linense.

Boa sorte ao Nikão e que ele possa nos ajudar ao longo da temporada!

Para quem tiver paciência, segue abaixo um vídeo com 15 minutos de lances e gols de Nikão.

 [youtube]http://youtu.be/1OMRpu6erTs[/youtube]

Em tempo, segundo informações colhidas pelo Blog, o jogador Douglas Packer, que este ano disputou o Paulistão pelo Atlético Sorocaba, estaria sendo pretendido pelo Vozão, mas, Vila Nova-GO e Cuiabá também estariam querendo o jogador.

Ficha técnica de Nikão

Nome

Maycon Vinícius Ferreira da Cruz

Nacionalidade

 Brasil

Data de Nascimento

29/ 07 / 1992 (21 anos)

Naturalidade

Montes Claros (MG) –  Brasil

Posição

Meia (Meia Ofensivo)

Pé preferencial

Canhoto

Altura

174 cm

Peso

73 kg

Clube

 Linense, América-MG, Atlético-MG, Ponte Preta, Bahia, Vitória, Santos, Palmeiras, Mirassol

Saudações Alvinegras!

29 Comentários

  • aldair maia disse:

    21 anos e passou por 9 times!!!tomara que jogue bola e finalmente demore em um time

  • Vitor Souza disse:

    http://m.globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/04/com-politica-de-emprestimos-meia-pode-seguir-caminho-de-sheik-e-sair.html
    Weiber, o Rodriguinho, ex América-MG, seria ótimo para o que estamos precisando. Mesmo sabendo que ele deve ser emprestado para algum time da série A, o ceara deve ter bons contatos com a diretoria deles pelos empréstimos anteriores. O salário deve ser alto, mas seria dividido entre os time como já diz na reportagem. Caso vc tenha contatos dentro do CSC, poderia indicar. SA

  • zé alvinegro - opinião disse:

    Caro Weiber e amigos, o Nikão é um bom jogador e vai ser útil. Nosso problema maior, Weiber, é nosso meio campo. Aliás, são as duas peças que jogam na frente dos dois volantes, pois nossos dois volantes (J.Marcos e Ricardinho) são muito bons. Precisamos de outro volante de muita qualidade porque seus reservas (Amaral e Michel) não estão passando confiança. Mas voltando ao problema, os dois jogadores que jogam na frente dos dois volantes (hoje, Sousa e Rogerinho) são o nosso grande problema. Falei aqui ontem, e volto a repetir, que o mal do Ceará é o Sousa. Mais maléfico que o Rogerinho. Weiber, respeito as opiniões da maioria, mas na minha opinião o erro do Rogerinho, no lance da expulsão do J.Marcos, mascarou a péssima atuação do Sousa e colocou toda a responsabilidade da derrota em cima do Rogerinho. Você falou ontem, caro Weiber, que o Rogerinho não se omite, mas também não produz. Weiber, com um minuto de jogo o Rogerinho deixou o Magnata na cara do gol, lance que poderia ter mudado a história do jogo. Infelizmente caiu no pé esquerdo do Magnata. Aí eu lhe pergunto: e o Sousa, o que fez o jogo todo??? Weiber, o grande erro do Ceará este ano (Deus queira que eu queime minha língua e o Sousa comece a jogar bola) foi a contratação do Sousa, pra ser o comandante do time. E o pior, Weiber, é que é um erro que custa caro. Pra disfazer esse erro é necessário algum time querer o Sousa, pois com o salário que ele ganha, pra rescindir seu salário, temos que pagar todo o salário do contrato ou uma multa violente, ou seja, temos que engolir esse erro atéo fim do ano. O Rogerinho tá fácil, pois seu contrato termina agora em maio e é só não renovar. Eu não renovaria, pois acho que não é um jogador confiável. Mas é importante frisar que temos que contratar um meia de ligação (o Rogerinho é o único pra posição hoje). O problema é que um meia de alto nível custa caro e o salário do Sousa diminui nosso poder de fogo pra contratar esse meia. Mas vamos lá. Amigos, mudando de assunto, dá pra vencer o Sport sim e dá pra tirar a diferença. O Sport não é esses balaios todo não, joga domingo um clássico contra o Santa Cruz e se a gente jogar com vontade mesmo, dá pra golear e sair com o caneco. Um abraço a todos!!!

    Zé, concordo com você, e até venho dizendo a algum tempo que o Souza vem deixando a desejar, mas a questão do Rogerinho é que esse a gente sabe do que é capaz, pois não é de hoje que conhecemos ele, já o Souza, chegou agora e, de minha parte, não acho justo traçar um paralelo entre os dois. Com relação ao Rogerinho ter deixado o Magnata na cara do gol, digo que pra cada 1 acerto dele, acontecem 20 erros, pode observar, mas, é sua opinião e cabe a mim respeitar.
    SA!

  • Jesus disse:

    Aldair, foi vc q há um tempo postou uma lista dos 100 melhores do vozao na historia, na sua opiniao? queria te perguntar se mazinho loyola, valdeir e edu lima entrariam na tua lista?

    e o nikão, afinal é meia ou atacante?
    Boa sorte pro Nikão!!! SA

  • W.Sousa disse:

    Nikão é um jogador de muita força e velocidade, bom para jogar a série B, sobretudo nos jogos fora de casa. Na série B, jogador tem que ter força e vontade de jogar. Ai eu me lembro do Sousa, se este não resolver jogar o que sabe, para que sua qualidade se sobreponha à vontade dos adversários, ele vai passar mal e nós é que vamos pagar o pato.

    Quanto ao Douglas Packer, eu me lembro dele jogando pelo Paraná. Seu futebol é uma mistura de estilos parecidos com o do Ricardinho (só que mais veloz), do Sousa e do Leandro Brasília. Também não é o meia pensante que a galera tanto pede. Mas é um bom jogador sim. Seria bem útil na longa caminhada da série B, desde que sua contratação, ou seja, o seu salário não prejudique a contratação de outras funções mais carente (Exs: volante pegador bom e mais jovem, lateral-esquerda, atacante e o famoso “meia-de-ligação”).

    SA! Eu ainda acredito!

  • jarbas disse:

    Olha… melhor que o Amorim e o Assis ele é, embora minha preferencia para a posição fosse aquele meia (Bady) que especularam antes.
    Vou bater na mesma tecla que todo torcedor alvinegro bate… o ceará precisa de um camisa 10 de verdade e o Packer não é esse cara mas é melhor que o Rogerinho.
    Estou achando é que essas contrações estão demorando e esse filme eu já vi. Em um mundo perfeito eu pediria por um bom ZAG, VOL(reserva do joão), Meia, Atacante, LE, LD.
    sds.

  • milton disse:

    CAROS ALVINEGROS, Alguem sabe se já foi feito mais contratações ou parou no NIKÃO
    O MEIA PELO JEITO VAI CONTINUAR NA PROMESSA e o PIOR O NOSSO GRANDE
    PROBLEMA POR FALTA de um MEIA VAI CONTINUAR enquanto isso os times da serie
    B ESTÃO se REFORÇANDO COM OS JOGADORES DE DESTAQUES do campeonato
    PAULISTA e CARIOCA até mesmo o SAMPAIO QUE ESTÁ DISPUTANDO AS FINAIS
    DO MARANHENSE JÁ ESTA NA SESTA CONTRATAÇÃO e a nossa DIRETORIA
    PARADONA COMO SEMPRE PREFERE o ROGERINHO poxa DIRETORIA NO CAMPEONATO
    CEARENSE TEM JOVENS TALENTOS E VOCÊS NÃO CONTRATAM MAIS FICAM INSISTINDO
    COM ROGERINHO , LUIZ HENRIQUE, ROBERIO, SOUZA com um grande salario e não corresponde joga uma boa partida e CINCO NÃO SINCERAMENTE AS ATITUDES DESSA
    DIRETORIA REFERENTE A CONTRATAÇÕES e de LASCA e de uma INCOMPETENCIA
    ABSURDA eu não me conformo pois sou CERÁ ACIMA de tudo e não vou passar
    a mão na INCOMPETENCIA DE DIRETORIA NENHUMA PRINCIPALMENTE QUANDO JÁ
    TIVERAM TEMPO SUFICIENTE PARA APRENDER COM OS ERROS,

  • Bosco disse:

    O Nikão parece ser um meia atacante habilidoso que gosta de jogar pelo meio e também pelo lado esquerdo elaborando o último passe para o atacante de área finalizar.
    Mas precisamos também de mais um zagueiro, um meia armador e mais um atacante de área.
    Segundo o Evandro já existe negociações adiantadas para essas três posições.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Cesar de Sao Paulo disse:

    E um bom jogador, espero que demore, mais não dar pra entender por que não demora nas equipes, pois qualidade tem, mais vamor torcer pra dar certo, pois e um bom reforço, jovem, tem bom passe, tem uma certa velocidade.

  • Enio Azevedo - ST disse:

    Weiber, fiz um comentário ontem que, não sei o motivo, não conseguiu chegar até você. Por isso, peço licença para fazê-lo hoje, embora o tema seja outro.

    Todos sabem da minha admiração pelo Sérgio Soares, mas achei que ele deu uma de Professor Pardal, o que sempre dá errado. Primeiro, ao entrar com o Rogerinho de titular. Ora, se ele não estava entrando nas fases iniciais, por que entraria na final???!!! O Rogerinho não disse a que veio nesta sua segunda vinda ao Ceará. Não faz gols, só dá chutes pífios, não bate mais faltas que preste, não dá mais dribles “elásticos”, prende demais a bola até perder e entregar o ouro. Quando o SS foi fazer a substituição para entrada do Assisinho, em vez de tirar o Rogerinho, retirou o Sousa, justo quando este estava começando a crescer na partida. Depois, com a contusão do Sandro, ele colocou o Gabriel???!!! Poxa, o Gabriel não estava jogando nem no time reserva! SS, por favor não invente, principalmente em uma final. A gente inventa, mexe, quando as coisas não estão dando certo, o que não é o caso do Vozão. Também ele falhou, a meu ver, ao pôr o baixinho Samuel para marcar um galalau bem magro do Sport, muito mais alto que o Samuel. Não deu problema porque o Galalau cabeceava torto, mas podia ter dado.

    Queria, entretanto, para ser justo, dizer que a culpa da expulsão do João Marcos não foi SÓ do Rogerinho. Vejam bem, ele teve culpa, mas a culpa não foi TODA dele. O João Marcos já tinha levado um amarelo em que ele não tocou no adversário (gravei o jogo e vi o lance em Câmera lenta várias vezes) e no lance da expulsão, ele acertou o adversário em vez da bola, Então a culpa foi do árbitro, do João Marcos e do Rogerinho. Outros jogadores perderam bola ali na intermediária, como o Ricardinho, o Vicente, outros, mais na frente, como o Bill (várias vezes) e o Magnata (várias vezes), mas a defesa corrigiu. Da mesma maneira, no segundo gol, a culpa maior foi do Samuel, que tem muito crédito. O Ânderson falhou no primeiro gol. O Sandro é menor que ele, mas tem mais impulsão e melhor posicionamento.

    Mas também não foram só coisas ruins. Lógico que o placar foi ruim e a defesa teve sua pior apresentação no ano, mas tivemos mais posse de bola, embora com pouca objetividade e mais finalizações, embora sem eficiência. Eles perderam mais gols. Mas no segundo tempo, até o momento que o João Marcos foi expulso, a impressão que dava era que o Ceará iria empatar, pois até os 30 minutos, mais ou menos, o Sport não passou do meio campo. Isto prova que temos totais condições de reverter o quadro. Na verdade, eu acredito nisso piamente. Vamos conquistar este título inédito sim!

    Vencemos de 5 o Vitória, de 4 o América/RN, por que não de 3 o Sport? Vamos ser campeões sim! E viva o Vozão! SA!

  • Raphael disse:

    Weiber, você sabe se o Bady já tem alguma definição? Nem que a definição seja que ele vá mesmo pro Palmeiras. Ou as coisas ainda estão caminhando e não dá pra afitmar qual time ele vai defender até dezembro. Acho que ele seria o meia que tanto queremos e precisamos. Quarta o site do ogol.com.br dava ele no elenco do Ceará kkkkkk sério mesmo. E tava com o nome meio apagado no S Bernardo. Mas hoje já voltou lá pro time de origem. Só pra reforçar aos amigos que comprem os ingressos ou façam seu sócio e dirijam-se ao Castelo pra empurrar o Vozão. Não cabe desistir antes do fim do jogo do dia 9 aqui em casa. Abração

    Rafael, acho muito dificil o Bady vir.
    Weiber Castro
    SA!

  • Enio Azevedo - ST disse:

    Quanto ao Nikão, ainda não é o meia que sonhamos e precisamos (ele também joga como atacante), mas não quer dizer que este meia não venha mais. Bem vindo Nikão! Que Deus abençoe seu trabalho!

    Não acredito que o clássico-rei tenha influenciado o rendimento do Ceará contra o Sport. Porque o Ceará fez um excelente segundo tempo, correndo muito e acuando o Sport, até a famigerada expulsão. Lesões na coxa, como a do Sandro e do Samuel, têm mais a ver com uma esticada em demasia da perna, ou uma arrancada muito rápida, do que com cansaço, que acarreta mais em câimbras e pedidos para sair do jogo.

    Para o jogo contra o Guarany (S), iria com todos os titulares possíveis, exceto o Magno Alves (pela idade, 38 anos, não aguenta o padrão mundial de dois jogos por semana), e os que estão no DM, Sandro e Samuel. O Ânderson está suspenso pelo 3º amarelo. Infelizmente são 3 do sistema defensivo, mas o ataque do adversário não é muito bom. Seria bom o Michel jogar pelo menos um tempo, para tomar ritmo de jogo para a final do Nordestão. SA!

  • BFONTENELE disse:

    Weiber, mudando um pouco o assunto, muito embora também seja sobre contratações, acho que esse jogador do Guarany, Thiago Furlan, merece uma chance no time do Ceará. Veja as vantagens: é bom de bola, é barato, agarraria a chance de jogar em um time grande e ainda é jovem, se vc tiver contato no vozão, peça para que o vejam com bons olhos.
    Saudações alvinegras para todos.

  • Flávio Siqueira disse:

    Bom, espero que venha pra ajudar!!!

  • Marcelo Araújo disse:

    Faz tempo que pedimos a contratação do meia Elias, o que vc acha Weiber? Sabe por onde ele anda? Indicaria algum meia?

  • JOSE DE LIMA disse:

    Salario alto pra’ pouco futebol e ainda causa ciumeira nos outros que ganham menos. Quem viu o Magnata em campo? Isto e’ prejudicial ao time. Disparidade de salario da’ nisso.

  • Enio Azevedo - ST disse:

    Para quem é a favor do Vozão construir seu próprio estádio, sugiro a leitura dessa reportagem abaixo. Claro que estou ciente das diferentes proporções de tamanho e padrão, mas podemos pensar num paralelo com relação ao custo-benefício:

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/04/estadio-mais-caro-da-copa-pode-levar-mil-anos-para-recuperar-custo-ao-df.htm

    SA!

  • orlándo sobral disse:

    concordo com weiber

  • Fabio Vozao disse:

    Boa contratação!!!!!Se me permitem voltar ao assunto anterior, Tá certo que o rogerinho não é confiável mais acho que para compor elenco é um jogador útil. Agora toda vez que ele joga e o Ceara perde a culpa é dele, aí já é demais. Contra o Sport outros jogadores como, anderson, samuel, bill e o magnata não jogaram nada mais a culpa é sempre do rogerinho…. Eu acredito na classificação.

  • Bosco disse:

    Antes de chegar no MAIS QUERIDO João Marcos passou por quantos clubes?
    Sudações MAIS QUERIDAS.

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    Zé Alvinegro, concordo basicamente com você, não devemos descarregar a culpa todo no lombo do Rogerinho, na verdade se analisarmos com cuidado, só escaparam o Sandro, o Vicente, o JM e o Ricardinho, o resto jogou abaixo da crítica, e foi isso que prejudicou o time. Não houve uma falha individual, mais da metade do time simplesmente não jogou.
    Já falei também que o Sousa foi a contratação da diretoria para ser aquele meia que todos aqui pedimos, o tal meia de ligação, e no entanto, até agora ele não assumiu essa posição, e nem acredito que vá assumir. Receio que compramos gato por lebre.
    Se eu fosse o SS, até aparecer esse meia, voltaria com o Ricardinho, que é esse meia de origem, que foi transformado em volante pelo próprio SS. Nossos meias, anteriormente eram o Ricardinho e o Rogerinho, lembram?
    E o Nikão, onde entra nesse time? é um meia-atacante, vai ser reserva do Magnata? a verdade acho que é um “se colar, colou”, devia estar rodado por aí, então a diretoria, que adora esse tipo de jogador, porque é barato, foi lá e pegou. Nunca esqueço do Sodinha!

    Saudações alvinegras!

  • alberto t disse:

    02 perebas de primeira linha, ROGERINHO e ANDERSON, isso é q prejuducou o vozão e nada mais, tudo bem q Sousa ñ é isso tudo, mas pera aí meu, comparar Sousa com Rogerinho, tá linge, manda e,bora essas coisas ruins e contrata mais 01 bpom zagueiro tipo Sandro e 01 atacante matador, pelo meio dar pro gasto, então eu traria mais 01 zagueiro e 01 atacante, pq só o Magnata dar confiança e assim mesmo já ñ aguenta 180 min corridos dias de 4ªs e domingos.

  • alberto t disse:

    O magnífico Sérgio Pinheiro falou, q Nikão é tão ruim q nem chega aos pés do Rogerinho, é isso mesmo?

  • Mainha disse:

    Caro Weiber e demais alvinegros, concordo com seu comentário. O Nikão é atacante e não meia Ele é o que joga pelas beiradas pelo lado esquerdo. Deverá ser muito útil, jovem e raçudo, O Evandro ontem comentou que precisamos de um meia que chame a responsabilidade. Coisa que o instável Sousa não faz. E vou sugerir um, Marco Antonio do Grêmio. Grande jogador, com o perfil que precisamos. Já ganhou a serie b e vários títulos. Grêmio quer emprestar. Um zagueiro Roberto Dias do CSA . Este Marco Antonio tem 29 anos , foi campeão no Náutico, Sport, São Paulo. Iria se encaixar como uma luva. Eu acredito !!!

  • Mainha disse:

    Marco Antonio do Grêmio imediatamente para a serie B !!!

  • Bosco disse:

    José;
    Foi amplamente noticiado que o Magnata estava fortemente gripado e era dúvida para o jogo. Porque você vem secar o cara agora?
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Enio Azevedo - ST disse:

    Caro alvinegro Mainha, segundo a Wikipedia, maior enciclopédia do mundo, o Nikão atua como meia e como atacante. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nik%C3%A3o

    Segundo o Globo Esporte, ele é um meia-atacante. http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2014/02/buscando-o-g-2-no-paulista-linense-reforca-elenco-e-apresenta-meia-nikao.html

    Então, acredito que ele, assim como o Mota, joga como meia e como atacante. SA!

  • Enio Azevedo - ST disse:

    A diretoria do Ceará jamais vai arredar pé da política de não gastar mais do que arrecada. Esta é uma política certa, desde a dona-de-casa até a presidência da república devem pensar e agir assim. Agora, como não tem transparência alguma no Ceará (ficou em úlitmo lugar entre 36 clubes numa pesquisa sobre transparência), fica difícil opinar sobre as próximas contratações. Se o time está com poucos recursos, não dá para sair contratando jogadores caros. O importante é gastar bem. mesmo com poucos recursos. Ano passado, após longa negociação, contratamos o Mota, pelos comentários, a um salário de R$ 120 mil mensais e, depois dele, não tivemos mais condições de trazer ninguém, ficamos sem um reserva para a lateral esquerda (lembram daquele do Vitória que só jogou um tempo e foi mandado embora?) e sem zagueiros. Então, se temos que contratar para 4 posições, por exemplo, não poderemos gastar todo o recurso em apenas um jogador, para uma posição.

    Atualmente nós temos um bom time. De goleiros estamos ótimos, na zaga, apesar das falhas do Ânderson, e ele é melhor que todos os zagueiros do ano passado juntos, temos o Sandro, que tem sido o melhor jogador do Vozão até aqui, os reservas são bons reservas. Na lateral direita temos 2 bons jogadores, não estão entre as 7 maravilhas do mundo, mas também não são ruins. Na lateral esquerda temos problemas, o Vicente deu uma melhorada, mas tem fases muito ruins, além da perna de vidro. O Hélder é apenas regular. Volantes, o João Marcos recuperou o bom futebol, o Ricardinho é um grande jogador, o Leandro Brasília deixou boa impressão e está voltando, os demais deixam a desejar, mas são bons reservas. Poderíamos contratar um volante pegador, daqueles grudentos e roubadores de bola contumazes, mas penso que podemos gastar nosso dinheiro em outros lugares mais necessitados neste momento. Na meia, nosso grande problema, o Sousa, grande nome contratado, mas que só jogou uma boa partida até aqui. Pelo alto salário, pode-se considerar a pior relação custo-benefício do Ceará, a pior contratação (atenção! Pelo alto salário!). Não devemos criticar a diretoria por isso, pois ela não tem bola-de-cristal. O Rogerinho, não sei quanto ganha, mas briga com o Souza por este título desagradável. Atacantes, temos o grande Magno Alves, que não está numa grande fase, mas joga muito, sabemos do que é capaz; Bill e Tadeu, pelo menos para mim, são dois pernas-de-pau, um jogou duas partidas boas, o outro fez o mesmo número de gols e brigou muito com a bola; Assisinho não teve uma sequência de jogos, mas não vem agradando, Felipe Amorim, começou bem, depois caiu um pouco, ainda é uma incógnita. Temos ainda alguns reservas muito fracos (tipo LH, Robério) que podem ser emprestados ou, se não tivermos condições de contratar mais, devem ficar para fazer número.

    Dá para perceber que tanto o time titular quanto o reserva são melhores que o do ano passado, apesar da saída do Lulinha e do Mota. Só em ter trocado aquele goleiro FH pelo LC, o time já melhorou 60%. O importante agora é tentar melhorar, fazendo boas aquisições, não necessariamente caras aquisições.

    Ah, essa história de “rescinde e pega o dinheiro que sobra e contrata”, desculpem-me, mas é de uma grande infantilidade. Coisa de quem não entende absolutamente nada de contratos.

    SA!

  • Ricardo Sena disse:

    Alvinegros, se os jogadores não demonstrarem vontade, comprometimento e superação, podem vir mil contratações para todas as nossas posições carentes que não vai dar jeito. O Sport ganhou de nós e chegou nessa final do Nordestão porque os jogadores estão comendo a grama. O Neto Baiano talvez seja o maior exemplo disso. Próxima quarta, para sermos campeões, os jogadores tem de suar sangue.

    Hoje assisti à vitória do Atlético de Madrid pelo Campeonato Espanhol, 1×0 no Villareal. O time é líder, na frente de Real e Barça, mesmo sem ter metade do dinheiro e das estrelas desses dois. Porém os jogadores estão se matando dentro de campo. É bonito de ser ver aquilo que eles estão fazendo. Não jogaram bem essa partida, mas a vitória veio na base da raça (e muita!). Eles sentiram o cansaço da maratona de jogos (Champions League e Espanhol) e do final da temporada européia. Diego Costa, artilheiro e melhor jogador, não jogou por contusão muscular (já havia sentido na partida de terça, contra o Barcelona).

    Futebol, até os anos de 1980, era 70% inspiração e 30% transpiração (o talento falava mais alto). Hoje, com o nível técnico baixíssimo (Messi, Neymar, CR7 estão é longe de chegar perto de um Zico, Romário, Bebeto, só pra citar os mais recentes) é 90% transpiração, vontade, comprometimento, garra, raça.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *