PALMA SERVE COMO ALIMENTAÇÃO HUMANA NO SERTÃO DO CEARÁ.

Você já imaginou chegar a um restaurante ou lanchonete de sua cidade e encontrar cardápios variados feitos à base de palma. Não, pois isso já é possível no Estado do Ceará. Iraci Loiola de Sousa Amorim é instrutora da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e prepara pratos deliciosos feitos com a leguminosa, que tem tudo para revolucionar a culinária cearense.
Arroz com palma, bolo com palma, sanduíche com palma, salgado de palma e macaxeira, torta de palma, suco de palma com hortelã, palma com abacaxi, suco de palma puro, palma com energético são alguns dos cardápios culinários que dona Iraci Amorim prepara para mostrar o quanto esse produto tem importância na vida do homem do campo.

“Meu grande sonho é montar no Estado do Ceará um restaurante a base desses produtos, mas, enquanto isso não acontece, vou ensinando aos jovens e adolescentes do Ceará as vantagens que tem a palma na alimentação humana”, ressalta a instrutora, que tem uma Lanchonete em Tauá, sua terra natal. O ex-secretário da SDA, Nelson Martins, aproveitou um dia de campo, em Madalena, para tomar o suco de palma e elogiou. “É muito bom. Espero que essa cultura possa se expandir para todo o Estado, porque, além de estarmos contribuindo para salvar os animais que sofrem sempre com grandes estiagens, iremos também colocar no mercado nossas opções comestíveis para o povo cearense´´, comentou.
Cartilha
O Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, lembrou que uma cartilha foi produzida pela SDA, que traz dicas para aproveitamento de palma forrageira na alimentação humana.
“A grande finalidade agora é encontrar meios importantes para o aproveitamento dessa cultura. Com a implantação do programa da palma forrageira, certamente, as oficinas irão estar presentes em outros municípios e, com isso, melhorando a qualidade de vida de cada cidadão ou cidadã do sertão. “As opções são ótimas e o gosto dos produtos nem se fala”, ressaltou Amorim.
Em Canindé, agricultores já desenvolvem essa cultura e que já provou das culinárias preparadas a base de palma aprovou.
‘’É um prato típico do sertão e cheio de alternativas, por isso é uma grande saída para a atual situação que vive o sertanejo em meio a tantas incertezas climáticas’’, elogiou o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Domingos Sávio’’.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Em nome da Equipe do C4 Noticias um forte abraço e até a próxima série.