Justamente quando se comemora 260 anos de fé e devoção a São Francisco das Chagas, 201 anos da fundação da Paróquia e 101 anos da sagração da Basílica, um dos principais pontos de atração turística da cidade, os franciscanos comemoram 95 anos de atuação na terra da fé.

No seu livro; ‘’Presença, memória e milagres’’, frei João Sanning da Ordem dos Frades Menores, faz uma viagem no tempo e retrata a chegada dos franciscanos a cidade.

Na página 03 do livro, lembra que eles chegaram e assumiram a Paróquia no dia 26 de março de 1923 um domingo de ressurreição. O primeiro pároco era franciscano Frei Lucas Vonnegut -OFM. Ao assumirem a Província de Santo Antônio, a cidade de Canindé tinha dois mil habitantes. Nenhuma rua era calçada, e a maioria das casas eram de taipa, somente as casas dos comerciantes eram melhores.

No centro da cidade, o imponente Santuário de São Francisco, em contraste com a evidente pobreza em redor. O que impressionou os frades, era o povo canindeense com sua vida simples, humilde, até rude, mas tendo um senso de família muito acentuado e uma religiosidade mística, as vezes dando a impressão que beirava ao fanatismo.

Atualmente o Reitor do Santuário é frei Marconi Lins, o Pároco é Frei Jonaldo Adelino e o Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS FRANCISCANOS.

O BRASIL NASCEU FRANCISCANO – Foram franciscanos os primeiros evangelizadores do Brasil. Já em 1500, o franciscano Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa na Terra de Santa Cruz. O Brasil só conheceu missionários franciscanos até a chegada do Primeiro Governador Geral com os primeiros jesuítas em 1549.

FUNDAÇÃO DA CUSTÓDIA DE SANTO ANTÔNIO – Mas só em 1584 foi criada a Custódia de Santo Antônio do Brasil, dependente da Província Franciscana do mesmo nome de Portugal. Os fundadores chegaram a Olinda a 12 de abril de 1585, chefiados por Frei Melquior de Santa Catarina. Tomaram posse, a 4 de outubro do mesmo ano, do Convento de Nossa Senhora das Neves, construído para eles pela terciária franciscana Maria da Rosa.

AS PRIMEIRAS ATIVIDADES DOS FUNDADORES – Fundaram muitos conventos que ainda hoje são preciosas relíquias do passado e inúmeras Missões entre os índios. Fundaram obras sociais, escolas e davam atenção especial aos hospitais e leprosários. Pregavam também Missões populares.

CRIAÇÃO DA PROVÍNCIA – A 24 de agosto de 1657 o Papa Alexandre VII elevou a Custódia de Santo Antônio à categoria de Província autônoma.

Em 1675, com a ajuda da Província de Santo Antônio, foi criada a Província da Imaculada Conceição, no Sul do Brasil.

DECADÊNCIA DAS ORDENS RELIGIOSAS NO BRASIL – Desde o século XVIII as Ordens Religiosas no Brasil sofriam grande repressão por parte do poder régio. Mas o golpe de morte foi o Decreto de D. Pedro II em 1845 proibindo a admissão de noviços. Com isto, os conventos foram fechando por falta de frades. Ao chegar à República, havia apenas 9 franciscanos no Brasil, 8 no Nordeste e 1 no Sul.

A RESTAURAÇÃO – a República separou a Igreja do Estado. Foi uma libertação. O último Ministro Provincial da Província de Santo Antônio, Frei Antônio de Lellis, fez inúmeros apelos ao Ministro Geral da Ordem Franciscana para que mandasse frades da Europa para restaurarem as Províncias Franciscanas do Brasil. A Província Franciscana da Saxônia (Alemanha) aceitou esta missão. A 27 de dezembro de 1892 chegava à Bahia os primeiros restauradores. A 2 de março de 1893 foi decretado o início da reforma e restauração da Província Franciscana de Santo Antônio. Foram muitas expedições de frades jovens e velhos que vieram povoar os conventos abandonados. Das cinzas ia surgindo a vida com vigor.

A PROVÍNCIA RESTAURADA – Finalmente, a 14 de setembro de 1901, o Governo Geral da Ordem Franciscana publicava um decreto considerando restaurada a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Foram surgindo novos conventos. A prioridade era promover as vocações nacionais. Para isto foram fundados o Colégio Seráfico de Ipuarana (Lagoa Seca / PB) em 1940, além de Escolas Apostólicas ou Preparatórias.

Também na Alemanha foi fundado o Colégio de Bardel (1921) e a Residência de Mettingen (1960), para mandarem vocações europeias para o Brasil.

O Concílio Vaticano II promoveu uma grande reforma na Igreja. A Província Franciscana de Santo Antônio achou por bem fechar o Seminário e as Escolas Apostólicas, renovando a sua pastoral vocacional.

Temos hoje, em cada Estado do Nordeste as equipes vocacionais, empenhadas em envolver na promoção vocacional em todas as Paróquias confiadas aos Franciscanos.

Diante dos desafios que se nos apresentam, hoje, e que nos impulsionam a abraçar o carisma de Francisco na realidade onde estamos inseridos, trazemos em nós uma grande esperança de que a comemoração dos 808 Anos de história do Carisma Franciscano impulsione mais ainda o nosso Serviço de Animação vocacional, não somente em termos de aumento numérico, mas, sobretudo em termos de autenticidade da forma de vida a qual o Senhor nos chama!

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves