RELÍQUIA COMPLETA 128 ANOS DE ROMARIA EM CANINDÉ

O painel de São Francisco das Chagas, que arrasta multidões no período dos festejos alusivos ao padroeiro de Canindé, que abriga o maior santuário franciscano das Américas, completa 128 anos de fé, devoção e 500 quilos de religiosidade, o ano inteiro.

Criado no dia 10 de julho de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé, tornou-se a relíquia para Igreja Católica.

Nesta data ele saiu pela primeira vez numa procissão dos festejos alusivos ao santo mais popular do mundo.

Até um grupo de amigos, foi criado com o título: ‘’Amigos do Painel’’

Depois de muitos anos fazendo parte da segunda maior festa franciscana do mundo, e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1989 por Maria Vieira, quando em vida uma devota do santo.

Quem acompanha o cortejo religioso pode notar a grande concorrência. Muita gente se aperta e procura sempre um jeitinho de chegar perto, de tocar ou levar ao menos por alguns instantes o Painel de São Francisco.

É assim que, toda noite, antes de iniciar a novena, os romeiros iniciam o ritual de levar São Francisco ao local onde é venerado e festejado. A procissão parte da Casa onde o Painel fica exposto durante todo dia para visita dos fiéis, percorrendo as ruas da cidade em direção à Praça dos Romeiros.

Nessa caminhada, alguns querem apenas pagar uma promessa, uns querem pedir graças e outros desejam manter a tradição de levar todo ano a imagem do Santo das Chagas. Os que não se arriscam a enfrentar a multidão que se comprime em volta do Painel, percorrem com fé e devoção a caminhada acompanhando, contritos e piedosos, a procissão.

Não faltam cantos, louvores e orações que animam e manifestam a confiança e a esperança no Santo dos pobres. ‘’VIVA SÃO FRANCISCO’’ – VIVA. É assim a manifestação dos fiéis, amigos do painel e devotos.

Este ano, uma das novidades será o trajeto feito pelo corredor religioso, com sua primeira concluída

Para muitos romeiros a relíquia representa o próprio São Francisco, e não são poucos os que querem ter a honra de levá-lo consigo um momento, de aproximar-se do Santo tão próximo deles, de manifestar seu carinho e afeto, e dizer que carrega nos ombros, mas, desde muito tempo, já o têm em seus corações.

‘’O Painel de São Francisco tem hoje um significado fascinante e particular’’, observa Frei Marcos Carvalho da Ordem dos Frades Menores.

A armação do Painel de São Francisco das Chagas é feita de madeira e foi confeccionado na Bahia, enquanto a estampa foi feita na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma iluminação alimentada por baterias.

SAIBA MAIS.

O Painel de São Francisco pesa 500 quilos e se faz necessário 18 pessoas para levá-lo até a Praça dos Romeiros. Durante a caminhada é feito um revezamento e cada cinco minutos um devoto pega no andor e, quando chega ao seu destino mais de 50 pessoas tem participado da louvação e devoção do Painel.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves