Nesta terça-feira (25), foi realizada a primeira noite do novenário, que teve como subtema: “Com São Francisco, construir a paz na escola”. O Estado do Ceará foi o homenageado da noite.

Logo após a procissão com o Painel, que saiu da Basílica por volta das 17h30min, paroquianos, romeiros, devotos reuniram na Praça dos Romeiros para celebrarem a primeira noite de novena. O Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, Frei Marconi Lins, acolheu todos que marcaram presença no anfiteatro.

A primeira noite do novenário acolheu, como pregador, Pe. Ailton Costa e Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Campos Belos, CE, que ao iniciar sua homilia, ressaltou o “privilégio de estar participando da noite, não somente como sacerdote, mas como romeiro”. A responsabilidade ficou sob os discentes, docentes e gestores de escolas municipais, estaduais e particulares. Além da condução dos cânticos com o grupo Santa Clara.

A noite ainda apresentou a exibição do depoimento do romeiro, feita através de projetores espalhados pela Praça, motivo de emoção aos milhares de devotos. Momento maior das noites, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, teve a condução do Vigário Provincial, Frei Sérgio Moura Rodrigues. Após o recolhimento do Santíssimo, o Painel de São Francisco seguiu em procissão até a Basílica, onde foi realizada a bênção final pelo Reitor, encerrando assim o primeiro dia do novenário.

Sobre a primeira novena:

Subtema: “Com São Francisco, construir a paz na escola”

Texto bíblico: Lucas (10,5-9)

Pregador: Pe. Ailton Costa e Silva | Pároco da Paróquia de N. Sra. das Dores, Campos Belos, CE.

Responsáveis: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.

Grupo de cânticos: Santa Clara

Estado homenageado: Ceará.

Fonte: Santuario de Canindé com adaptações do Portal C4 notícias. 

Fotos: Jander Silva