Os zumbis já percorreram um longo caminho na sétima arte. Desde Béla Lugosi em “Zumbi Branco” (1932), passando pelos bem-vestidos e lentos mortos-vivos de George Romero em “Despertar dos Mortos” (1978), chegando até os velocistas infectados de “Extermínio” (2002), os zumbis continuam a protagonizar produções em todo o mundo. Presentes em jogos eletrônicos, de tabuleiro, nas telas de um dos seriados de TV mais populares da atualidade, os monstros se atualizaram e continuam a evoluir junto de seus fãs. Uma coisa permaneceu intacta, contudo: o amor deles pela carne humana.

Estreando no Brasil a poucos dias do fim de 2016, “Invasão Zumbi” leva o banquete de humanos para a Coréia do Sul. Como visto em “Guerra Mundial Z” (2013), a atual tendência dos mortos vivos é correr em bando. Grandes bandos. Enquanto no filme estrelado por Brad Pitt os espaços para fuga eram amplos, a trama dirigida por Sang-ho Yeon pelos corredores apertados de um trem em direção a cidade de Busan. Neste cenário claustrofóbico, Seok-Woo (Yoo Gong) deve proteger a vida de sua filha, enquanto se alia a outros sobreviventes para conseguir fugir do massacre.

 
Apesar de não trazer nenhuma grande novidade ao gênero, a trama de “Invasão Zumbi” mantém um ritmo de tensão constante para o espectador. Seja nos momentos que antecedem a chegada dos protagonistas ao trem, ou nos corredores abarrotados de criaturas infectadas, o filme preza pela construção de atmosfera intensa durante todo o tempo de projeção.

Um ponto positivo é o fato da história não tratar seus personagens apenas como vítimas à espera do abate. Os sobreviventes possuem personalidades fortes, que aliadas a momentos de cooperação resultam em situações emocionantes. Ainda que a frase soe piegas, não se engane: o filme não foge de espirrar litros de sangue na tela. Membros decepados percorrem a tela, enquanto as vítimas são reduzidas a humanos mastigados ambulantes. O nível de violência é grande, mas em momento algum ela soa gratuita.

 
Com “Invasão Zumbi” nas telas brasileiras, o Cinema sul coreano continua a se mostrar um dos mais relevantes em atuação. Resta aguardar para que mais produções com a mesma qualidade continuem a chegar no circuito comercial do País, para que o grande público não tenha que aguardar por sessões esporádicas em festivais.   

Cotação: 6/8.
Ficha técnica
Invasão Zumbi (COR, 2016). Terror. De Sang-Ho Yeon. Com Gong-Yoo e Yumi Jung. 14 anos.

Tagged in:

, ,

About the Author

Hamlet Oliveira

Jornalista. Louco por filmes desde que ficava nas locadoras lendo sinopse de filmes de terror. Gasta mais dinheiro com livros do que deve. Atualmente tentando(sem sucesso) se recuperar desse vício.

View All Articles