"Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois"

“Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”

Nesta segunda-feira pela manhã, a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine) divulgou sua lista de melhores do ano em cinco categorias. Com votos de 20 profissionais que atuam no Ceará, incluindo André Bloc, editor e crítico do blog Cinema às 8 e do jornal O POVO, a associação escolheu os melhores longas estrangeiro, nacional e cearense, além dos melhores curtas nacional e cearense.

Entre as obras locais, destaque para o longa de horror “Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois“, de Petrus Cariry, e para o curta de ficção científica “Janaína Overdrive“, de Mozart Freire, premiados em suas respectivas categorias. Exibido em Fortaleza durante o 26º Cine Ceará, “Clarisse” estreia no circuito comercial no próximo dia 2 de fevereiro.

"Janaína Overdrive"

“Janaína Overdrive”

Já nas premiações nacionais, os destaques foram o drama pernambucano “Aquarius“, de Kleber Mendonça Filho”, entre os longas, e o curta mineiro “Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares. No único prêmio internacional, o escolhido foi o drama francês “Elle“, de Paul Verhoeven.

"Elle"

“Elle”

A Aceccine decidiu ainda conceder um Prêmio Especial de Contribuição Artística para o cineasta Rosemberg Cariry. A láurea lembra os 20 anos de lançamento de “O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto” e os 30 anos de “Corisco e Dadá”, ambos comemorados no ano passado.

Melhores Filmes de 2016 segundo a Aceccine:

Melhor Longa-metragem Estrangeiro:

Elle” (França/Alemanha/Bélgica), de Paul Verhoeven

Melhor Longa-metragem Brasileiro:

Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho

Melhor Longa-metragem Cearense:

Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois”, de Petrus Cariry

Melhor Curta-metragem Brasileiro:

Estado Itinerante” (MG), de Ana Carolina Soares

Melhor Curta-metragem Cearense:

Janaína Overdrive”, de Mozart Freire

About the Author

André Bloc

Redator de Primeira Página do O POVO, repórter do Vida&Arte por seis anos, membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

View All Articles