Abrindo a lista de melhores filmes de atores, o homenageado do dia é aniversariante Paul Rudd, que nesta quinta completa 48 anos. Com um timing de comédia invejável e um rostinho de crush eterno, o ator ficou conhecido ainda em 1995 ao interpretar Josh, no clássico teen “As Patricinhas de Beverly Hills”. Sete anos depois, ele conquistou o público (e Phoebe Buffay) como o memorável Mike “Crap Bag” Hannigan, na nona temporada da série “Friends”. De lá pra cá, ele se tornou um dos mais requisitados, queridos e versáteis atores de Hollywood.

A lista considera apenas os filmes em live-action de Rudd. Ou seja, “Festa da Salsicha”, “O Pequeno Príncipe” e outros estão de fora.

Ranking

Jason Segel e Paul Rudd em “Eu Te Amo, Cara”. Melhor casal

1. Eu Te Amo, Cara (2009). Primeiramente, uma confissão. Essa lista foi só uma desculpa para eu derramar amor por essa comédia despretensiosa e que passa batido por muita gente. Inteligente, sincero e curiosamente delicado “Eu Te Amo, Cara”, de John Hamburg, é, facilmente, a melhor comédia adulta de bromance já feita – ou pelo menos que eu já vi.

Quando a participação é tão pequena que não temos foto decente…

2. É o Fim (2013). É apelação eleger um filme em que o ator faz uma ponta como paródia de si mesmo? Comédia de fim de mundo non-sense parece uma pedida ótima para o timing de humor impecável de Paul Rudd. Tá bom que ele mal tem tempo para isso, o que, por si só, é uma subversão genial.

Rudd e Silverstone em “As Patricinhas de Beverly Hills”

3. As Patricinhas de Beverly Hills (1995). Quem ganhou fama nas comédias de bromance, surgiu pro mundo num chick flick. No filme de Amy Heckerling, Rudd é Josh, irmão postiço e contraponto de Cher (Alicia Silverstone). Ele representa a maturidade de uma personagem que varia entre a bondade e maquiavelia. “As Patricinhas” não é bem sobre Josh, mas nada funcionaria sem ele.

Scott Lang/Homem-Formiga (Paul Rudd)

4. Homem-Formiga/Guerra Civil (2015/2016). Meu sonho era ver o “Homem-Formiga” com Paul Rudd e dirigido por Edgar Wright. Mesmo sem o cineasta britânico, o ator norte-americano consegue brilhar no mais leve dos filmes da Marvel – principalmente ao lado de Luis (Michael Peña), o alívio cômico mais genial. Em “Guerra Civil”, ele assume com maestria a missão de trazer leveza à trama pseudopolítica.

Paul Rudd em pequeno papel em “As Vantagens de Ser Invisível”

5. As Vantagens de Ser Invisível (2012). O papel é pequeno, mas significativo. Em “As Vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbosky, Paul Rudd usa todo o seu “bom mocismo” em prol de um personagem que ousa ver personagens invisíveis. É um toque delicado em uma trama delicada.

David Koechner, Paul Rudd, Will Ferrell e Steve Carell, elenco de “O Âncora” e “Tudo Por um Furo”

6. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004). A carinha de bom moço e os papeis anteriores têm um contraponto no tarado Brian Fantana de “O Âncora”, de Adam McKay. Aqui, com non-sense até dar uma dor, fica clara a predileção de Rudd de atuar com toda uma “entourage”. Ali, Will Ferrell, Steve Carell, David Koechner e Rudd fazem o filme, que é cheio de altos e baixos.

“Sabe por que eu sei que você é gay?” Rogen/Rudd funcionam em “O Virgem de 40 Anos”

7. O Virgem de 40 Anos (2005). E voltamos ao (leve) non-sense. No longa de Judd Apatow, Rudd faz uma espécie de dupla estilo bromance com Rogen em alguns dos melhores pontos do filme. Ao lado de Steve Carell e Romany Malco, eles fazem a comédia funcionar e abriram espaço para toda uma série de filmes até mais eficientes.

Rudd e William Scott em “Faça o Que Eu Digo…”

8. Faça o Que Eu Digo, Não Faça o Que eu Faço (2008). Equilíbrio é uma das características mais fortes de Rudd, que funciona tanto como alívio cômico quanto como escada. No bom filme de David Wain, o ator é mais escada de Seann William Scott e, junto de Christopher Mintz-Plasse, formam um bom trio. É uma comédia good vibe, tranquilinha e que chega até a ser fofa.

About the Author

André Bloc

Redator de Primeira Página do O POVO, repórter do Vida&Arte por seis anos, membro da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

View All Articles