O caminho ainda é longo, mas, aos poucos, as mulheres estão conquistando espaço na indústria do cinema e ganhando o devido reconhecimento. Seja na direção ou atuação, as mulheres estão escrevendo História nas produções cinematográficas, e não poderíamos sem mais agraciados com seu trabalho e talento.

Separamos 8 mulheres da área do cinema que se destacam pela qualidade em seus trabalhos e que merecem atenção em muitos de seus projetos futuros. Confira:

Kathrying Bigelow

A diretora norte-americana tornou-se a única mulher a receber o Oscar de Melhor Direção pelo filme “Guerra ao Terror” em 2009. Eleita pela revista Time em 2010 como uma das pessoas mais influentes, Kathryn possui um olhar sensível e provocante sobre personagens complexos, como os militares que deram origem à sua produção.

Ava Duvernay 

Conhecida por ser a primeira diretora negra a ser indicada pelo longa “Selma”, em 2014. Ava está envolvida em diversos projetos , seja como roteirista, publicitária, e atualmente está na direção do filme “Uma Dobra no Tempo”, ficção científica com participações de Oprah Winfrey e Reese Witherspoon

Greta Gerwig

O caráter multifacetado de Greta rendeu a ela notoriedade fora do circuito independente dos filmes, com sua indicação ao Oscar pelo longa “Lady Bird – Hora de voar”. Em seu currículo como roteirista, temos filmes como “Frances Ha”, e participações, como na biografia “Jackie” estrelada por Natalie Portman.

Lupita Nyong’o

Natural do México e crescida no Quênia, a atriz consagrou-se com o Oscar de “Melhor atriz coadjuvante” pelo seu trabalho em “12 Anos de Escravidão”, em 2014. Lupita atuou em produções grandes como “Star Wars – O Despertar da Força” e, mais recentemente no filme “Pantera Negra”. Em 2017, Lupita foi uma das atrizes a se unir ao movimento contra o assédio em Hollywood.

 

Sonia Braga

Consagrada atriz brasileira, Sonia alcançou notoriedade e reconhecimentos por trabalhos inesquecíveis na televisão e no cinema, sendo indicada duas vezes ao Globo de Ouro. Sua atuação em “Aquarius” foi aclamada em diversos festivais de cinema ao redor do mundo. Em seu trabalho mais recente, contracenou com a atriz Julia Roberts no filme “Extraordinário”, de 2017.

 

Jane Campion

Diretora neozelandesa com uma extensa lista de indicações em prêmios nas mais diversas premiações de cinema do mundo. Responsável por filmes como “O Piano” e “Bright Star”, suas produções são obras memoráveis, com foco em personagens fortes e cativantes.

Claire Denis

Cineasta francesa responsável por trabalhos como “Chocolat”, “Bom trabalho (Beau travail)” e “35 Doses de Rum (35 Rhums)”. Conhecida por abordar diversas questões em seus filmes, dentre elas, os aspectos coloniais sobre a França, o estranhamento e a sexualidade humana.

Viola Davis

A primeira atriz negra a possuir os principais prêmios da televisão, cinema e teatro (Emmy, Oscar e Tony) respectivamente.  Seu reconhecimento provém dos mais variados papéis na dramaturgia, como em “Histórias Cruzadas”, que aborda questões raciais e o papel da mulher na sociedade, ou em séries de TV, como na premiada “How to Get Away with Murder”.

About the Author

Catherine Santos

27 anos, Jornalista, apaixonou-se pela magia do cinema aos 7 anos. Filmes são pedaços da vida dos outros que você colhe para montar a sua própria vida.

View All Articles