Clube da Luta

UFC Rio: Anderson Silva vs O Clone

333 4

Anderson Silva é o melhor peso por peso do mundo

Durante a coletiva de imprensa depois do UFC Rio, Anderson Silva reafirmou que uma luta que gostaria de fazer seria contra seu próprio clone. Fiz inscrição para perguntar, mas a coletiva terminou antes que eu tivesse a oportunidade.

Jon Jones, dono do cinturão dos pesos meio pesados, teve uma rápida ascensão no Ultimate Fighting Championship (UFC) e nunca negou ser fã do Anderson. Em alguns momentos, o estilo de luta de Jones lembra o do brasileiro. “Bones”, como é chamado pelos fãs,  já disse várias vezes que o tem como referência. Será que Jon Jones seria candidato a “clone” de Anderson? Será que essa luta é possível? Vocês gostariam de ver essa luta?

Jon "Bones" Jones é o atual campeão dos meio pesados

Acho que é uma inquietação de muitos fãs, considerando que Anderson Silva já passou por cima de vários desafiantes nesta categoria e nos faz duvidar da existência de alguém que coloque o cinturão dos pesos médios em risco. A cada vitória, os fãs se perguntam quem será o próximo adversário do Spider, já que sempre confirma superioridade. Como o próprio Dana White disse durante a coletiva, esta é uma categoria difícil, mas Anderson é tão fantástico, que nos faz pensar que é uma categoria fácil.

Não por acaso, a possibilidade de o brasileiro enfrentar Georges St. Pierre sempre vem à tona, já que o canadense é outro lutador muito acima da média, em sua categoria, nos meio médios. Ele tem o maior público do UFC, não perde desde 2007 e já defendeu o cinturão sete vezes. Na minha opinião, essa é uma luta complicada para o St. Pierre. Posso estar enganada, mas não acredito que ele conseguiria se impor contra o brasileiro, por causa da altura, da envergadura, do peso, entre outros fatores. E que fique claro: não estou desmerecendo St. Pierre. Ele é um excelente lutador. É o segundo melhor peso por peso do mundo. O ponto fraco do Anderson até agora foi a defesa de quedas, especialidade do canadense.

Georges St. Pierre é o segundo melhor peso por peso do mundo

Questionado por repórteres, Dana White não negou nem confirmou, mas já teceu comentários sobre a possibilidade de uma revanche do falastrão Chael Sonnen. Dana falou também sobre possibilidade de fusão dos cinturões do UFC e do Strikeforce, numa luta contra Dan Henderson. Mas, o presidente do UFC disse que ainda existem muitas variáveis para os dois possíveis adversários. Os dois já têm lutas marcadas e tudo depende dos resultados. Dana não confirma que serão os próximos adversários de Anderson.

Contudo, me pergunto – e já ouvi algumas pessoas especulando – como seria uma luta contra Jon Jones, que está uma categoria acima do brasileiro. Anderson já enfrentou Forrest Griffin, da mesma categoria de Jones, e venceu por nocaute no UFC 101. Quem não lembra a forma como Griffin correu para fora do octógono, envergonhado com a derrota? Por isso mesmo, muita gente brincou com ele, com a famosa frase: “Run, Forrest, run!” Lembro que Anderson já afirmou não ter interesse em subir de categoria. Um dos motivos seria não querer enfrentar seus amigos que fazem parte da divisão, como o paraense Lyoto Machida. Mas será que contra Jon Jones, o Spider aceitaria o desafio?

E vocês, o que acham sobre o futuro de Anderson Silva?