Num dos episódios mais tensos do The Ultimate Fighter (TUF) Brasil, o cearense Rony Jason venceu o confronto contra seu amigo e ex-companheiro de equipe, Gasparzinho. Esta foi a primeira vitória da equipe azul. O peso pena Rony Jason está, portanto, com vaga garantida para as semifinais.

Com uma finalização, ainda no primeiro round, Gasparzinho saiu da luta com o braço quebrado, o que gerou bate-boca entre os treinadores Wanderlei Silva (equipe azul) e Vitor Belfort (equipe verde). Wanderlei criticou Vitor por não ter evitado uma luta entre amigos. Vitor vinha escolhendo os lutadores em todos os episódios, já que sua equipe vinha vencendo todas as lutas. Na opinião de Wand, mesmo que estejam num reality show, os amigos poderiam se enfrentar apenas numa final, se houvesse necessidade.

Os dois lutadores entraram no octógono sabendo que o combate não era apenas físico, mas principalmente emocional. Ao final da luta, Gasparzinho chegou a declarar que só se lesionou porque não quis desistir do combate. Era nítida a preocupação de Rony Jason com o amigo. Mas o próprio Gasparzinho ressaltou que, se fosse ele, com a chance de finalização, teria feito o mesmo.

Na minha opinião, ao casar essa luta, Vitor Belfort quis mandar um recado. Vários lutadores brasileiros já declararam que preferem evitar um confronto com amigos e companheiros de equipe, caso de Anderson Silva, Minotauro (este já declarou que adiaria o sonho de reconquistar o cinturão agora que seu aluno, o peso pesado Júnior Cigano é dono do título), Minotouro.

Durante o programa, Vitor deixou claro que discorda dessa opinião. Para ele, se as pessoas querem que o MMA seja visto como esporte, elas têm que mostrar que não levam o combate para o lado pessoal. Vitor destacou ainda que só haverá um vencedor no programa, em cada categoria. Portanto, todos têm que estar prontos para enfrentar qualquer um.

Esta foi a demonstração mais forte da rivalidade entre Wanderlei e Belfort, que se enfrentarão na final do TUF. Neste episódio, a equipe do Wanderlei chegou a fazer gracinha com a foto de Belfort. A resposta veio com a equipe de Belfort lembrando que Wanderlei já perdeu para Belfort e até hoje não superou a derrota, por nocaute, com apenas 44 segundos de luta. Agora é esperar a tão aguardada revanche.

Confira quem já está classificado para as semifinais:

Pesos pena
Godofredo Pepey – CE (equipe Belfort)
Rodrigo Damm – ES (equipe Belfort)
Hugo Wolverine – BA (equipe Belfort)
Rony Jason – CE (equipe Wanderlei)

Pesos médios
Daniel Sarafian – SP (equipe Belfort)
Cézar Mutante – SP (equipe Belfort)

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles