Foto: Reprodução / Facebook

Iramar Frota tem novo desafio na carreira nesta sexta-feira (19)

Nesta sexta-feira (19), os fãs de MMA poderão acompanhar o Shooto Brasil 38, um dos maiores eventos nacionais do esporte. Além de João Victor, o cearense Iramar Frota também estará representando o Estado na competição. O Blog Clube da Luta entrevistou o lutador, que falou sobre sua carreira e preparação para o duelo. Confira.

Blog Clube da Luta: Iramar, conta um pouco sobre a sua carreira no MMA: quando começou, suas características como lutador e seu estilo preferido de luta.

Iramar Frota: Comecei em 2008 com uma luta contra o Thiago Santos e o nocautiei aos 2:39 do primeiro round. De lá para cá, tenho pegado lutas duríssimas e fiz um cartel de 11 lutas, sendo sete vitórias e quatro derrotas. Tenho como característica, a contundência nos golpes principalmente em pé, onde tenho bastante experiência. Tenho como estilo de luta preferida o sanda – Boxe Chinês de onde sou oriundo, sendo 10 vezes campeão cearense, uma vez Norte/Nordeste, uma vez campeão brasileiro.

Blog Clube da Luta: Como estão seus treinamentos para sua luta do Shooto Brasil? Está preparado? Você treina em qual academia?

Iramar: Estou treinando forte a minha parte de strike (trocação em pé) com meu professor Fernando Moura, e meu jiu jitsu, com o professor Elinor Batista, da Garra Team. Tenho me dedicado muito. Estou pronto para o confronto. Treino na Semear/V8 Garra.

Blog Clube da Luta: Como está sua expectativa para essa luta? O que pode nos dizer sobre seu adversário, Marcio Gracinha? Você se vê levando mais vantagem para esse confronto lutando em pé ou levando para o chão?

Iramar: As melhores possíveis. Não prometo ganhar, mas vou dar meu máximo pra vencer. Meu adversário é um atleta muito versátil, tem uma boa trocação em pé e uma qualidade técnica de solo afiada. Bem, pra essa luta, usarei o meu forte, que é a luta em pé, acredito que por cima levarei vantagem.

Blog Clube da Luta: Qual o próximo passo após o combate? Qual seu maior objetivo?

Iramar: Independente do resultado, é continuar o mesmo foco nos treinos, tendo em mente sempre a vitória. Tenho como objetivo estar um dia no grande UFC.

Blog Clube da Luta: Quem são os lutadores que te inspiram?

Iramar: Pela história de vida, José Aldo e Diego Brandão.

Blog Clube da Luta: Você também tem luta agendada para o 11º Limo Fight, diante do Gasparzinho. Já pensa nesse duelo? É possível para um lutador, com duas lutas já marcadas, focar em somente uma delas por vez?

Iramar: Sim, pois é uma disputa muito importante pra mim, porque é minha primeira defesa de cinturão. Quero sempre lutar com os melhores e acredito que o Gasparzinho seja um deles. É possível sim, porque a cada luta é um degrau e temos que subir um de cada vez se quisermos chegar lá em cima.

Blog Clube da Luta: Você considera o Shooto Brasil um evento de nível nacional? O que pode nos dizer sobre o evento?

Iramar: Com certeza, lutar o Shooto Brasil é um sonho a se realizar, é uma porta aberta para novos horizontes, sendo um dos melhores e grandes eventos do nosso Brasil.

Blog Clube da Luta: E o MMA no Ceará? Os campeonatos tem aumentado? Tem dado visibilidade para os lutadores?

Iramar: O MMA no nosso estado tem crescido bastante, temos atletas que nos representam dentro e fora do País. Os eventos aqui têm crescido de forma grandiosa, trazendo até os grandes nomes do MMA do Brasil. Ultimamente, o evento Revolução MMA tem se superado. Agora, por exemplo, vai trazer o árbitro do UFC Mario Yamasaki. Com toda certeza temos visibilidade maior, por conta das empresas de marcas que nos apoiam, nos dando melhor suporte para nossos treinos e tirando aquela visão de brigador, para a de verdadeiros lutadores.

Blog Clube da Luta: Iramar, o blog agradece e deseja uma boa luta. Suas considerações finais.

Iramar: Obrigado! Agradeço primeiro a Deus por tudo que me tem concedido, ao meu professor Fernando Moura, professor Elinor Batista, amigos, alunos e aos meus patrocinadores: Redeaçaí.com, Greenwave, D`sol, Saúde e beleza produtos naturais, Reverso e Mercadinho São José.

Shooto Brasil 38
GRES Unidos de Vila Isabel, Rio de Janeiro
19 de abril de 2013
Horário: 22h
Transmissão ao vivo: canal Combate

Card
John Macapá vs Caio Lucas (até 66kg)
Fernando Bruno vs Jeferson Brother (até 66kg)
Iramar Frota vs Marcio Gracinha (até 61kg)
Nikolas Motta vs Claudio Marcelino (até 66kg)
João Vitor “JV” vs Hermerson Hubaldo (até 61kg)
Murilo Marques vs Melquezedec (até 57kg)
Marcos Escobar vs Wilson Almeida (até 73kg)

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles