Aldo frente a frente com Zumbi Coreano .Foto: UFC/Divulgação

Aldo frente a frente com Zumbi Coreano .Fotos: UFC/Divulgação

Único brasileiro, de fato, campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC), José Aldo sobe ao octógono na noite de hoje para enfrentar Chan Sung Jung, realizar sua quinta defesa de cinturão e evitar que o Brasil fique sem títulos na organização. Na segunda atração mais importante da noite, Lyoto Machida quer uma vitória com atuação convincente diante do americano Phil Davis para ser o próximo na disputa de cinturão dos meio-pesados. O UFC 163, ou UFC Rio 4, marca ainda a estreia do cearense José Maria “No Chance” na organização.

José Aldo garante estar tranquilo. Acostumado a defender o cinturão da categoria peso-pena, o brasileiro não se sente pressionado por causa das derrotas nos últimos meses de outros dois campeões brasileiros, Anderson Silva e Junior Cigano. Pelo contrário, Aldo pensa em acumular títulos. “Não sinto responsabilidade nenhuma. Sou diferente, cada um tem um estilo. O cinturão pesa nove quilos, não vejo problema em carregar isso”. Aldo vem de triunfo em cima do americano Frankie Edgar, em fevereiro, e demonstrou confiança na conquista de sua 16ª vitória consecutiva. “A gente treina para vencer. Não estou nem aí para quem vou enfrentar. Não importa quem seja, eu sempre vou passar por cima. Vou dar o meu melhor e vou vencer a luta”, disse o campeão.

Inicialmente, o brasileiro enfrentaria Anthony Pettis, mas a lesão do americano o tirou do combate e a disputa de cinturão caiu no colo do Zumbi Coreano, que não entendeu como virou desafiante. “Quando me ligaram para falar que eu desafiaria o José Aldo, estava até dormindo. Na verdade eu não sei porque eu fui escolhido, foi uma decisão do UFC e eu estou feliz de estar aqui e lutar”, disse o sul-coreano, que tem três vitórias consecutivas na organização e garante estar confiante para sair do ginásio HSBC Arena com o cinturão. “É uma longa viagem que fiz até o Brasil e uma grande batalha. Mas estou muito focado e motivado em lutar pelo cinturão”.

 

Lyoto encara Phil Davis

Lyoto encara Phil Davis

Quem também está de olho em cinturão é o brasileiro Lyoto Machida. Ex-campeão dos meio-pesados, o carateca visa show e vitória contra o americano Phil Davis para que a organização o deixe lutar pelo título após o duelo entre o campeão Jon Jones e o sueco Alexander Gustafsson. “Eu quero ratificar essa chance no sábado para lutar pelo cinturão novamente. Treinei bastante. Só estive no UFC no Brasil na torcida e agora vou lutar. Estou muito tranquilo”, comentou Lyoto.

O brasileiro tem pela frente uma especialista na luta agarrada, mas Lyoto costuma triunfar contra atletas com esse estilo de luta, como as vitórias em cima de Rashad Evans, Tito Ortiz, Randy Couture e Ryan Bader. “Prefiro a luta em pé, enquanto ele (Phil Davis) gosta de levar para o chão. Tenho que levar ele para o meu jogo para tentar vencer. Estou preparado para tudo. Posso fazer três, quatro rounds lutando wrestling na grade, no chão. Isso é MMA, não é apenas um estilo. Estou pronto para fazer qualquer tipo de luta no sábado”, ressaltou.

Estreia de cearense
Sem Chance (direita) faz sua estreia no UFC

Sem Chance (direita) faz sua estreia no UFC

Novo contratado do UFC, José Maria “No Chance” substitui o lesionado Phil Harris e encara o paranaense John Lineker no card principal do evento. Lineker é o sétimo melhor lutador da categoria peso-mosca, segundo o ranking oficial da organização, e por isso entra como favorito. O cearense está confiante para a estreia. “Apesar de alguns atletas sentirem a pressão, eu estou feliz por realizar um sonho. A minha carreira foi toda de dificuldades. Eu não vou ficar nervoso, e sim aproveitar a oportunidade. Estou fazendo o que sei de melhor”, disse ao blog Clube da Luta.

UFC 163
HSBC Arena, Rio de Janeiro
Sábado, dia 3 de agosto de 2013

Card principal
José Aldo x Chan Sung Jung
Lyoto Machida x Phil Davis
Cezar Mutante x Thiago Marreta
Thales Leites x Tom Watson
John Lineker x José Maria ‘Sem Chance’

Card preliminar
Vinny Pezão x Anthony Perosh
Amanda Nunes x Sheila Gaff
Serginho Moraes x Neli Magny
Iliarde Santos x Ian McCall
Rani Yahya x Josh Clopton
Ednaldo Lula x Francimar Bodão
Viscardi Andrade x Bristol Marunde

VÍDEO 

Acompanhe o comentário da equipe do blog Clube da Luta sobre as principais lutas do evento:

http://youtu.be/XIabKzptuCU

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles