Foto: Divulgação / UFC

Foto: Divulgação / UFC

O UFC vem fechando um grande card para a edição 167, que comemora os 20 anos da organização. Além da atração principal do evento, entre o campeão dos meio-médios, Georges St-Pierre, e o desafiante Johny Hendricks, e do duelo entre Chael Sonnen e Rashad Evans, o Ultimate também confirmou o combate entre os pesos-pesados Frank Mir e Alistair Overeem. O blog Clube da Luta fez um balanço das principais lutas que prometem agitar o evento marcado para o dia 17 de novembro.

Georges St-Pierre x Johny Hendricks

Campeão dos meio-médios desde 2007, GSP coloca seu cinturão em jogo pela nona vez. As ultimas atuações do canadense foram decepcionantes e, nem mesmo quando atua em casa, o campeão consegue fazer belas apresentações e fugir de lutas com o “regulamento embaixo do braço”. Queda, enrola, leva nos pontos. Suas últimas cinco vitórias foram conquistadas por decisão dos juízes.

Hendricks será o adversário mais perigoso que GSP enfrentará nos últimos anos. Por isso, deve querer levar a luta para baixo e manter sua estratégia de vencer por pontos mais uma vez. O americano tem a mão pesada e a luta em pé favorece ao desafiante. Se conseguir evitar as quedas, Hendricks tem boas chances de nocautear e se tornar o novo campeão dos meio-médios. É como penso que a luta irá terminar.

Chael Sonnen x Rashad Evans

Com moral fora do octógono por conseguir promover suas lutas como poucos, Chael Sonnen agora segue em alta também atuando, após conseguir finalizar o brasileiro Mauricio “Shogun” ainda no primeiro round. Belfort, Wanderlei e Lyoto pediram, mas o americano enfrenta Rashad Evans. Se venceu Shogun, Sonnen pode vencer Evans, que não tem feito nada demais nas últimas lutas. Rashad também vem de vitória, conquistada em cima de Dan Henderson.

Sonnen já provou que derruba fácil a maioria dos lutadores e contra Evans não será diferente. A questão aqui é saber se Rashad conseguirá desenvolver seu wrestling. Meu palpite vai para mais uma vitória de Chael Sonnen.

Frank Mir x Alistair Overeem

Luta de desesperados no UFC. Mir vem de três derrotas e o holandês de duas. Quem for derrotado corre risco de ser cortado do UFC. Em comum, além da péssima fase, está a fraca resistência a golpes. Ambos tem mostrado ter queixo frágil e caem rápido quando o assunto é trocação. Se a luta ficar em pé, Overeem leva vantagem por ter a mão mais pesada. No chão, a vantagem passa a ser de Mir, faixa preta de jiu-jitsu.

Portanto, existe a grande possibilidade das três principais lutas do UFC 167, até aqui, se desenvolver no chão. O que pode tornar as lutas chatas, principalmente se a turma decidir amarrar o confronto. Esperamos que isso não aconteça.

UFC 167
Las Vegas, Estados Unidos
Sábado, 16 de novembro de 2013

CARD PROVISÓRIO:

Georges St-Pierre x Johny Hendricks
Chael Sonnen x Rashad Evans
Frank Mir x Alistair Overeem
Rory MacDonald x Robbie Lawler
Josh Koscheck x Tyron Woodley

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles