Antes de faturar o cinturão dos meio-médios, Índio foi dono do título dos médios em 2010 e 2011. Foto: Eduardo Ferreira/Tatame

Antes de faturar o cinturão dos meio-médios, Índio foi dono do título dos médios em 2010 e 2011. Foto: Eduardo Ferreira/Tatame

Carlos Índio está de volta ao topo de uma categoria do Shooto. Em luta equilibrada e complicada para avaliação dos árbitros, o potiguar de nascimento e “cearense de coração” acabou vencendo o carioca Gustavo ‘Gugu’ Besouro por decisão dividida dos juízes e conquistou o cinturão sul-americano na categoria peso meio-médio (até 77kg) do Shooto.

Entre 2010 e 2011, o lutador da Dragon Fight/Nova União Ceará reinou na categoria dos médios da organização, até abrir mão do título para assinar contrato com o Bellator, segunda maior organização de MMA do mundo. Aos 35 anos, Carlos Índio soma agora um cartel de 43 lutas e 32 vitórias.

O combate entre Índio x Gugu foi a atração principal da 49ª edição do Shooto, realizada no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo (24).

A luta teve uma particularidade. Na pesagem, Gugu apareceu com 3,2 kg acima do limite da categoria, teve que lutar em um peso combinado de 82 kg e perdeu o direito de levar o cinturão dos meio-médios do Shooto pra casa, caso conquistasse a vitória, como punição imposta pela Confederação Brasileira de MMA (CABMMA).

Índio e Besouro fizeram uma luta bastante dura. Foto: Reprodução TV

Índio e Besouro fizeram uma luta bastante dura. Foto: Reprodução TV

Na contramão do adversário, Carlos Índio bateu o peso e se habilitou a lutar pelo título, consolidado após um combate muito duro.

A LUTA

Índio começou a luta arriscando chutes, socos e ainda conseguiu acertar uma joelhada na linha de cintura do seu adversário. Na metade do 1° round, o carioca conseguiu levar o seu adversário para o solo e começou a trabalhar o grand and pound. Índio chegou se levantar, mas o irmão de Besouro conseguiu levar novamente a luta para o solo após uma bela queda, deixando a luta amarrada até o fim do round.

O 2° assalto se desenvolveu basicamente em pé com muita trocação. Mais agressivo, Índio conectou os melhores golpes. Gugu respondia no mesmo nível, mas seu foco realmente era levar a luta para o chão.

Índio comemorando com seus treinadores, Guilherme Santos e Danilo Dragon. Foto: Reprodução TV

Índio comemorando com seus treinadores, Guilherme Santos e Danilo Dragon. Foto: Reprodução TV

O último round foi o mais morno. O lutador da Dragon Fight/Nova União apostando suas fichas na trocação, enquanto Gugu investia na luta agarrada, neutralizando as ações do cearense. No quarto minuto do round, Gugu levou o combate para o solo e ficou por cima, mas não conseguiu desenvolver bons golpes, apenas se mantendo sobre o oponente.

Sem nocaute ou finalização, a decisão parou na mão dos árbitros, que deram vitória para Índio por decisão dividida. A clara vantagem na luta em pé foi o diferencial para a vitória de Índio.

 MARMOTA VOLTA EM GRANDE ESTILO

Outro grande destaque da noite foi a vitória do ex-TUF Brasil 3 Ismael de Jesus, o Marmota. No início do 2° round, Marmota, que também representa a academia Nova União, conseguiu um belo nocaute ao aplicar uma sequência de socos desvastadora em Evilázio Puma, que ficou grog após castigo.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles