Roberto Cyborg | Foto: divulgação

Roberto Cyborg | Foto: divulgação

No mundo do jiu-jitsu, Roberto “Cyborg” Abreu dispensa apresentações. Mato-grossense radicado nos Estados Unidos, Cyborg conquistou inúmeros títulos na arte suave, como o ADCC 2013, no peso absoluto, o Mundial NoGi, em 2010 na categoria e em 2012 no absoluto, e os Campeonatos Europeu, Brasileiro e Pan-Americano. O atleta é referência no esporte e conhecido mundialmente por seu golpe “guarda tornado”.

+ Jiu-Jitsu: cearense Gilson “Neném” promete esforço “máximo” e busca medalha inédita em Abu Dhabi

O Blog Clube da Luta convidou Cyborg para fazer um resumo do Abu Dhabi Pro 2015, abordando um pouco da história do torneio, as curiosidades e quem são os principais atletas desta edição. O brasileiro multicampeão esteve em Fortaleza, em 2013, quando ministrou um seminário de jiu-jitsu na Team Nogueira e falou com a nossa equipe.

Abaixo a resenha de Roberto Cyborg:

“Já é chegada a hora da corrida ao título de mais um Abu Dhabi Pro. Aos que não conhecem, é um evento realizado anualmente nos Emirados Árabes, na cidade que dá o nome a um dos maiores eventos do jiu-jitsu no mundo. Uma curiosidade a ser dita é que o jiu-jitsu hoje, em Abu Dhabi, é uma atividade escolar como outra qualquer, sendo obrigatória a todas as crianças do ensino fundamental e médio.

O Sheik Mohammed bin Zayed, Príncipe de Abu Dhabi e Chefe supremo das Forças Armadas, se apaixonou pelo jiu-jitsu há muitos anos e diz que se o jiu-jitsu é o esporte a ser ensinado a seu filho, assim será com sua nação. Assim, Abu Dhabi é um centro mundial da arte suave, empregando centenas de faixas-pretas que ministram aulas no país.

Nesta semana, todas as feras do jiu-jitsu estarão batalhando pelo cobiçado título e a farta bolsa de premiação, sendo R$ 30 mil na categoria e R$ 100 mil no absoluto. O grande nome do evento, sem dúvida, é o bicampeão absoluto Marcus Buchecha Almeida, que vem dominando o mundo do jiu-jitsu durante os últimos três anos. Além dele, vão estar presentes nomes como Rodolfo Vieira, que é uma fera da nova geração, campeão absoluto em 2012 e sempre faz as finais com Buchecha, Andre Galvão, Braulio Estima, Keenan, entre outros atletas.

Diante do nível desta competição, é sempre difícil prever os novos campeões. Vale a pena ficar ligado e apreciar o show de jiu-jitsu deste evento!”.

Aprenda a “guarda tornado” com Roberto Cyborg:

[youtube]https://youtu.be/7afkv4ih68c[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles