Robson venceu com propriedade e fez história no ringue do RioCentro. Foto: COB/Divulgação

Robson venceu com propriedade e fez história no ringue do RioCentro. Foto: COB/Divulgação

Robson Donato Conceição gravou seu nome da história do esporte nacional. Na noite desta terça-feira, no ringue montado no RioCentro, o lutador baiano venceu o francês Sofiane Oumahi por pontos e conquistou medalha de ouro na categoria pesos ligeiros (até 60 kg). Além de colocar o Brasil no topo do pódio, ele tornou o primeiro brasileiro campeão olímpico de boxe.

Na decisão, o brasileiro lutou como nunca e venceu os três rounds do combate com ampla vantagem, conectando ótimas sequências de golpes no adversário. Não deu outra: vitória por decisão unânime dos jurados.

Com o efeito, ela supera a melhor campanha brasileira em olimpíadas, que nas olimpíadas de Londres, em 2012, havia conquistado uma prata com Esquiva Falcão, além de duas medalhas de bronze, de Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão.

Natural de Salvador, Robson tem 27 anos e já tem no currículo, entre outras conquistas, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara. Ele também disputou as olimpíadas de 2008, em Pequim, mas acabou derrotado logo na estreia.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles