gabrielle andersen

No dia 05 de agosto de 1984, um novo capítulo foi escrito na história do esporte mundial, com a realização da 1ª maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Naquela escaldante manhã de domingo, 50 mulheres compareceram para a largada, e no final, 44 concluíram a prova.

A vencedora da 1ª maratona olímpica feminina, foi a norte americana Joan Benoit, com o tempo de 02h 24min, em segundo lugar chegou a norueguesa Grete Waitz, e em terceiro a portuguesa Rosa Mota, bastante conhecida entre nós brasileiros por causa de suas históricas participações na Corrida Internacional de São Silvestre. A brasileira Eleonora Mendonça, fechou esta histórica maratona feminina com a 44ª colocação.

Mas neste dia de verão escaldante nos EUA, as atenções da mídia internacional não foram voltadas apenas para os atletas que foram ao podium, ou conquistaram resultados expressivos em diversas modalidades, o fato marcante dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, foi a chegada da maratonista Gabriele Andersen, que entrou no estádio olímpico totalmente extenuada, cambaleante, quase desmaiando.

Nos últimos metros da maratona, dentro da pista de atletismo, os médicos até tentaram socorrê-la, mas isso implicaria na sua desclassificação, e apesar do estado crítico em que a atleta se encontrava naquele momento, Gabriele teve a lucidez necessária para recusar o atendimento, e o motivo desta resistência foi revelado em entrevista após a maratona: “essa seria a minha única oportunidade de participar de uma maratona olímpica, pois já estou com 39 anos”.

Para alguns, este momento na história do esporte é um verdadeiro exemplo de superação, mas para outros, trata-se de um risco que poderia ter sido evitado. Qual a sua opinião?

Confiram abaixo, um resumo desta fantástica história, em um vídeo que editamos em 2008 (Portal do Corredor), com poucos recursos técnicos que tínhamos na época. Atualmente, este vídeo é um dos recordistas em acessos no Youtube em sua modalidade, com mais de 200 mil acessos e dezenas de comentários de vários países.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=t2_Xu7AXAdY[/youtube]

 

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles