Recentemente, a empresa norte-americana Nike anunciou um projeto ousado, que pretende preparar três dos melhores corredores de rua da atualidade para correrem uma maratona abaixo de 2 horas. Os atletas selecionados para este desafio são os corredores, Eliud Kipchoge (Quênia), Lelisa Desisa (Etiópia) e Zersenay Tadese (Eritreia), e a tentativa de recorde deverá acontecer durante o primeiro semestre de 2017.

Para muitos mortais, esse objetivo é quase impossível de ser alcançado, mas para alguns executivos da empresa Nike e profissionais especialistas na área esportiva, esta meta está bem próxima, principalmente se levarmos em consideração todos os esforços humanos e materiais que estão envolvidos neste audacioso projeto.

Atualmente, o recorde mundial da maratona masculina pertence ao queniano Dennis Kimetto, 2h 2min 57seg, e foi cravado na Maratona de Berlim em 2014 com um pace de 2,55 min/km. Para a obtenção do novo recorde sub 2h, os postulantes a esta marca histórica deverão percorrer os 42.195 metros com um pace igual ou inferior a 2,51 min/km. Olhando assim, parece até pouco, mas como estamos falando de uma maratona, são quase 3 minutos a serem pulverizados. Será possível?

Mas este desafio inédito não está programado para ser realizado em uma maratona tradicional, na verdade, os organizadores estão analisando diversos percursos, para que um seja totalmente favorável a obtenção do novo recorde, e vários fatores deverão ser levados em consideração nesta escolha, como: altimetria, temperatura, umidade relativa do ar, qualidade do terreno, etc… Além disso, dezenas de outros recursos inovadores deverão ser utilizados neste desafio bem particular.

Continuar lendo esta matéria, link…

.

.

Tagged in:

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles