Sexta edição da corrida, realizada na manhã deste sábado (20), reuniu 1.200 participantes numa celebração da saúde e do enoturismo

Bento Gonçalves (RS) – O slogan da camiseta – run now, wine later – anunciava o programa de 1.200 pessoas de 17 estados brasileiros que se reuniram na Serra Gaúcha, mais precisamente no Vale dos Vinhedos, na manhã deste sábado (20). Este grupo disputou a sexta edição da CAIXA Wine Run, uma das corridas temáticas mais originais do calendário. A prova une atividade física, consumo do espumante nacional cada vez mais valorizado e a possibilidade de fazer turismo na bela Serra Gaúcha, com paisagens que nada devem às mais belas da Europa e passeios diferenciados, como visitas a uma das 79 vinícolas da região.

O percurso de 21 quilômetros serpenteia por estradas de terra que passam ao lado de parreirais e vinícolas, por pequenas igrejas e casas antigas que marcam a forte presença da colonização italiana e podia ser completado por apenas um corredor ou por duplas. Para alguns, o objetivo era superar seus limites, já outros aproveitavam o visual de tirar o fôlego e chegavam a parar nas subidas ou descidas de serras para admirar os vales ainda verdes, mesmo com a chegada do outono, sem se preocupar com seu tempo na prova.

A luta contra o relógio é o fator que motivou Tauro Bonorino a completar o percurso em 1h 33min 36seg e vencer pela primeira vez a categoria solo. Tauro é assíduo na competição e já tinha conquistado a categoria trio (que não foi disputada este ano) e a de duplas. Faltava o título da manhã deste sábado. “Vim buscar esta vitória. Fiz uma tática diferente, não forcei o ritmo no início e logo no quilômetro sete assumi a ponta. Vi que algumas duplas estavam à frente, mas não briguei com eles e só controlei os demais corredores solo que vinham atrás. No final completei bem perto do ganhador da dupla”, contou Tauro, de 39 anos, que tem uma assessoria esportiva com seu nome em Canoas, próximo a Porto Alegre. Ele ainda ganhou mais um troféu de maior assessoria desta edição, com 90 participantes.

O primeiro a cruzar a linha de chegada, em 1h 32min 53seg, foi Wander Viel, de 48 anos, parceiro de Vanderlei Tiburci, de 34, ganhadores da dupla masculina.”Eu e o Vanderlei treinamos sempre na Serra, pois somos da vizinha Monte Belo. Ganhei em 2015 na dupla, com outro parceiro, e o Vanderlei ficou em segundo, Nos unimos e agora ganhamos de novo. O Vanderlei completou o primeiro trecho na frente e só administrei até a vitória”, explicou Wander que promete voltar no ano que vem para conquistar o bicampeonato para a dupla.

A primeira mulher a cruzar na categoria solo fez um tempo bem abaixo. Franciela Terres chegou tímida ao campo de futebol na Via Trento, onde foi montada a grande estrutura para receber os corredores, após 2h 00min 03seg. “O percurso era bem puxado, mas bonito. O tempo ajudou (16 graus C na largada) e consegui completar minha primeira meia maratona com uma vitória. Agora vou treinar bastante para a Maratona de Porto Alegre no ano que vem”, afirmou Franciele, de 27 anos, que é auxiliar administrativa em Lageado, cidade a 75 quilômetros de Bento Gonçalves.

O primeiro pódio não se esquece – Para alguns corredores a CAIXA Wine Run representa desafio, briga contra o relógio. Para outros, superação ou possibilidade de praticar um hobby saudável e conhecer novas cidades e belas regiões, como corredores que vieram de estados distantes como Rondônia, Mato Grosso e outros do Nordeste.

A campeã da categoria 35 a 39 anos, Alessandra Cea, começou a soluçar no pódio e chorou copiosamente ao abraçar o treinador Nivaldo da equipe Viva Bem, de Florianópolis. Cumprimentada por todos os amigos a química contou o motivo da sua emoção. “Foi minha primeira vitória e justamente na estreia em trilhas. Treino há apenas um ano e dois meses e não esperava este resultado maravilhoso. Devo tudo à minha equipe”.

A emoção também dominou outra estreante na Serra Gaúcha, Daniela Martins Machado, gerente de projetos de TI, do Rio de Janeiro, fez sua primeira prova depois de ficar um ano parada em função de uma lesão. Ela completou os 21 quilômetros em 3 horas e cruzou a linha muito emocionada. “A prova é linda e dificílima. Desculpe, estou emocionada”, falou com a voz entrecortada. “Começa com cheiro de laranja e rosas. A primeira parte é muito difícil e a segunda tem um visual incrível. Completar hoje foi uma superação, depois de ficar tanto tempo parada. Procurei curtir o caminho e chegar sem dor. Agora, quero muito espumante e depois vou treinar para a Maratona do Rio. No próximo ano volto com meu marido e vamos comemorar aqui o aniversário de casamento”, antecipou.

Turismo completa a viagem – Alguns corredores aproveitaram a Wine Run para conhecer melhor a região. É o caso do brasiliense Marco Aurélio Tavares Filho. “Esta é minha quarta participação, mas a primeira que vim com a família, com a Renata e a filha Isabela. A prova é muito bonita e não conhecia o percurso deste ano. Aproveitamos a estada em Bento para fazer um pouco de turismo. Já andamos de Maria Fumaça, conhecemos a Casa da Ovelha e agora vamos para Gramado e Canela. Voltaremos para Brasília só na quarta-feira”, afirmou.

Iuri Totti é um jornalista do Rio de Janeiro que tem um blog voltado para as corridas. Ele veio conhecer a Wine Run, aproveitou o percurso para fazer fotos e vídeos. “A prova é muito bem organizada e o caminho é maravilhoso e difícil, com subidas e descidas íngremes. A organização poderia dar informações de cada lugar nos marcadores de quilômetro. Isso ajudaria os visitantes”, sugeriu Iuri, que veio a Bento Gonçalves com a mulher, Ana, também jornalista. Eles aproveitaram para conhecer o Vale dos Vinhedos, visitaram algumas vinícolas e seguem agora para Gramado.

Festa pós prova – Um dos diferenciais da CAIXA Wine Run é a area estruturada no campo de futebol, com várias barracas servindo, além de água, isotônico e frutas, polenta, massas, cachorro quente, pipoca, iogurte e, claro, muito espumante. Dessa forma, o pós prova acaba virando uma grande confraternização entre os grupos participantes.

Assim que acabou a premiação das categorias solo, duplas e faixas etárias, o som ficou ainda mais alto e a festa começou para valer. E só terminou no meio da tarde, quando a organização encerrou a distribuição do espumante.

 

Resultados – Bento Gonçalves / RS:

Solo Masculino:
1 – Taurol Bonorino (Tauro) – 1h 33min 36seg.
2 – Rodolfo Dornellas (Viva Bem) – 1h 38min 47seg.
3 – Rogério Mateus (Instituto Carbonari) – 1h 39min 34seg.

Solo Feminino:
1 – Franciela Adcolfo Terres – 2h 00min 03seg.
2 – Luciana Polini (Lulus) – 2h 00min 16seg.
3 – Débora Dornelles (Percorrer/Safety) – 2h 00min 30seg.

Dupla Masculina:
1 – Vanderlei / Vander (Tuttovino) – 1h 32min 53seg.

Dupla Feminina:
1 – Paula / Solange (Sol Personal) – 1h 51min 37seg.

Dupla Mista:
1 – Sirlésio / Suelen – 1h 40min 31seg.

A sexta edição da Caixa Wine Run – Vale dos Vinhedos foi uma realização da Zenith Marketing e Revista Adega, com patrocínio da Caixa e Governo Federal, Salomon (marca oficial), Grande Hotel Dall’Onder (hotel oficial), Água de Pedra (hidratação oficial) e co-patrocínio da IBRAVIN – 100% Suco de Uva, e apoio da Aurora, Alma Única, Pizzato, Miolo, Casa Valduga, Suvalan, Vista Montes, Orquidea, TuttoVino, Exclusiva Locadora, Gioradani Turismo, Bento Convention e SEGH e o apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria de Turismo e Governo do Rio Grande do Sul.

 

Mais informações e resultado geral da prova:

> Site oficial – www.winerun.com.br
> Facebook – https://www.facebook.com/winerun
> Fonte: Doro Jr – ZDL Comunicação.

 

A Caixa Wine Run, é divulgada em parceria com o Portal do Corredor desde 2013, e neste período tivemos a oportunidade singular de conhecer de perto as peculiaridades das duas etapas, sul e nordeste.

Da mesma forma, centenas de atletas cearenses também já aceitaram este belíssimo desafio turístico de correr entre os vinhedos das cidades de Petrolina / Lagoa Grande (nordeste), ou Bento Gonçalves (sul). No nordeste, destacamos a grande adesão ao evento de atletas das cidades de Petrolina / PE, Juazeiro do Norte / CE, Juazeiro / BA e Fortaleza.

Com tantos representantes de diversas cidades, a disputa pelos troféus (geral e faixas etárias), é sempre acirrada, mas muitos dos atletas que comparecem ao evento não estão preocupados com troféus, pois o turismo, vem em primeiro lugar.

Vamos agora aguardar novidades sobre a próxima etapa.

> Vejam a nossa cobertura e participação na Wine Run 2016, link…
> Vejam fotos que registramos na Wine Run 2016, link
> Aguardem novidades em nosso site, redes sociais e app Portal do Corredor.

.

.

Tagged in:

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles