Cerca de cinco mil atletas participaram, na manhã deste domingo(10), da 29ª edição da Corrida Unifor, realizada em comemoração aos 50 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz. Os competidores, que lotaram o campus da universidade disputaram as provas de 5km, 10km, 21km, e uma categoria especial para Pessoas com Deficiência (PCD). Na prova de 5km,  André Carlos Sousa Sales, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, enquanto Karine Paiva Colares garantiu o primeiro lugar entre as mulheres. “Fico feliz em vencer a Corrida Unifor. É uma prova de nível nacional e, como bom cearense, me desafiei a participar dessa edição da corrida e, graças a Deus, saí vencedor”, destacou o atleta vencedor. A prova de 10km contou com a participação estrelada de Marílson dos Santos, tricampeão da Corrida de São Silvestre e duas vezes vencedor da Maratona de Nova York. Apesar do currículo, a vitória no masculino ficou com Valdison das Neves Silva. Entre as mulheres, a atleta da Unifor, Pedrina Silva Vieira, repetiu seu sucesso de 2022, e se tornou bicampeã da etapa. Embaixador da Corrida Unifor, Marílson dos Santos se disse “maravilhado” pela prova. “Pude acompanhar toda a organização e garanto que hoje tivemos uma prova maravilhosa, que não deve nada para outras competições que disputei no Brasil e no exterior. Ao longo do percurso o clima foi de muita descontração e amizade entre os competidores. Pretendo voltar mais vezes, principalmente nesse novo momento da minha vida, deixando o cronômetro de lado e não se preocupando com marca ou com as primeiras posições. Pude me divertir em Fortaleza nesta manhã”, disse um dos maiores ídolos do atletismo brasileiro. Marílson, inclusive, foi lembrado pelo grande vencedor da inédita meia-maratona, Joílson Bernardo da Silva. “A Corrida Unifor tem um significado especial. Lembro de grandes atletas que participaram do evento desde a década de 1990 e hoje pude colocar meu nome na história e me sagrar campeão da primeira meia-maratona. Uma vitória que tem um significado ainda maior ao saber que Marílson dos Santos está acompanhando tudo de perto, algo que é muito especial, pois é um grande ídolo para mim e para vários outros competidores”. Recuperada de uma lesão que quase a impediu de participar da etapa, Aline Prudêncio de Freitas, a Aline Pru Pru, foi a primeira mulher vencedora na prova de 21km para mulheres.

Inclusão
A diversidade e inclusão foram temas centrais da 29ª Corrida Unifor, refletindo o legado e a contribuição da instituição para a comunidade ao longo de suas cinco décadas de existência. Para a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, Adriana Helena Santos,

“A Unifor é pioneira em corrida de rua em Fortaleza e no Estado do Ceará. Uma edição como essa, que marca os 50 anos com provas emocionantes e uma inédita categoria de 21km, é também a edição que ficará para a história pela inclusão. Foram mais de 700 competidores nas seis baterias voltadas para o público PCD”

A primeira dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, foi quem deu a largada para os mais de 700 competidores. Ao final da prova, ela reforçou o papel que a Universidade desempenha na sociedade cearense.

Vencedores da 29ª Corrida Unifor:
FEMININO

5km
1⁰ Karine Paiva Colares
2⁰ Maria do Socorro de Silva Lima
3⁰ Maria do Socorro Alves Bezerra

10km
1⁰ Pedrina Silva Vieira
2⁰ Aline de Araújo Barbosa
3⁰ Amanda de Oliveira Freitas

21km
1⁰ Aline Prudêncio de Freitas
2⁰ Fernanda Pereira da Silva
3⁰ Ana Catarina Amâncio de Oliveira
4⁰ Edileusa Souza Lima
5⁰ Daniele Lima de Sousa

MASCULINO
5km
1⁰ André Carlos Sousa Sales
2⁰ Antônio José de Sousa Lopes
3⁰ Matheus Leandro de Alencar

10km
1⁰ Valdison das Neves Silva
2⁰ José Wilson Coelho Neto
3⁰ Luiz Guilherme Maciel Melo

21km
1⁰ Joilson Bernardo da Silva
2⁰ Rafael Almeida Silvestre
3⁰ Pedro Ferreira Silva
4⁰ Ronyglayson da Silva Ferreira
5⁰ Fabiano Saldanha Evangelista

PCD
1° NAMME (Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais do Eusébio)
2° NAPE (Núcleo de  Atendimento Pedagógico Especializado  de Maranguape)
3° Projeto Inclusão Remar

Sorteios de Brindes PCD
1 Geladeira Esmaltec – ACDM (Associação Cearense de Distrofias Musculares)
1 Fogão Esmaltec – FUNPEN (Fundação Perpétua Magalhães)
1 Gelagua Esmaltec- ASPA (Associação Sobralense de Paradesporto)
1 ano de gás da Nacional Gás – Instituto Felippo Esmaldone

 

Tagged in:

About the Author

Paulo Rogerio

Jornalista, 59 anos, corre há 12. É autor da fanpage e instagran Corrida de Rua no Ceará. Foi editor de Esportes, Cidades e Economia, e ombudsman do O POVO. Titular da coluna impressa Corrida de Rua por três anos , também no O POVO. Atuou ainda como Colunista no site Globo Esporte @corridaderuanoceara

View All Articles