Fortaleza, 01/12/2021 – Com a realização da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre na manhã desta sexta-feira (31), fechamos o nosso calendário de corridas em 2021, que também teve muitas corridas durante o ano, mesmo com as restrições e limitações impostas pela pandemia.

Nesta sexta-feira, os africanos venceram mais uma vez no masculino e feminino, mas os brasileiros aproveitaram muito bem o momento para alcançarem as primeiras colocações, como já não víamos há vários anos. Entre os homens, o etíope Belay Bezabh conquistou a sua segunda vitória na São Silvestre ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 44min 54seg. Entre as mulheres, a queniana Sandrafelis Tuei também conquistou a sua segunda São Silvestre, desta vez com o tempo de 50min 06seg.

Dentre as limitações e restrições que marcaram a 96ª São Silvestre, destacamos: A própria pandemia da Covid-19, que cancelou a prova presencial em 2020; Negociação e impasse na transmissão da corrida pela TV / Internet; Restrições no deslocamento de pessoas entre países;  Inscrições com valores elevados para uma época de crise, (200,00 pelotão geral, e 800,00 pelotão vip); Alta no valor das passagens aéreas durante a pandemia; Grande redução no valor da premiação da corrida, que afastou vários atletas do cenário internacional, etc… Desta vez, 20 mil corredores participaram da prova.

Além deste cenário nebuloso, uma das categorias mais representativas da prova não arredou pé, e mesmo sem premiação em dinheiro eles abrilhantam a prova deste ano mais uma vez. Parabéns a todos os paratletas, com destaque para os vencedores entre os cadeirantes, Leonardo de Melo e Josiani Novak. Vale ressaltar, que além da categoria cadeirantes, a corrida deste ano ainda teve outras 7 categorias palalímpicas: CAD – Cadeirantes; AMP – Amputados Membro Inferior; CCG – Cadeirantes Com Guias; DAU – Deficientes Auditivos; DEV – Deficientes Visuais; DI – Deficientes Intelectuais; DMAI – Deficientes Andantes Membro Inferior; DMS – Deficientes Membros Superiores.

 

Destaques brasileiros na prova:

–  Leonardo de Melo e Josiani Novak (cadeirantes): Leonardo conquistou a sua segunda vitória na São Silvestre, e ficou dois anos sem competir por causa da pandemia. Josiani vence a prova em sua estreia na categoria.

– Daniel Nascimento: Segundo colocado da prova, o atleta é uma das promessas do atletismo brasileiro. Daniel fez a sua preparação para a São Silvestre em território queniano, e no último dia 05 de dezembro, registrou a segunda melhor marca da história de um atleta brasileiro na maratona, ao vencer a Maratona de Valência / Espanha, com 2h 06min 11seg. Com esta marca, Daniel fica atrás apenas da histórica marca de Ronaldo da Costa em Berlin 1998, 2h 06min 05seg.

– Jenifer do Nascimento e Valdilene dos Santos: Terceira e quarta colocada, as brasileiras chegaram praticamente juntas na linha de chegada, e ambas fazem parte do Esporte Clube Pinheiros / SP. Nas entrevistas pós prova as atletas estavam emocionadas.

– José Márcio (Leão), Wellington Bezerra (Cipó), Justino Pedro: Todos de Pernambuco, os atletas fizeram bonito na 96ª São Silvestre, com a quinta, sexta e sétima colocação respectivamente.

– Luisa de Baptista: Sexta colocada na São Silvestre, Luisa é praticante do triathlon olímpico, e possui uma ampla experiência no cenário internacional. A atleta representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, e para manter a forma durante a pandemia, está se aventurando em outras modalidades, como as nossas corridas de rua.

– Franciane Santos – Natural do Amazonas, a atleta participou de sua terceira São Silvestre, e a rotina de treinos estava sendo pesada, mesmo com o nascimento recente de sua filha.

 

Émerson Iser Ben e Marilson Gomes dos Santos – Na foto acima, os dois ex-campeões da Corrida Internacional de São Silvestre. Os atletas participaram da corrida trotando em caráter festivo, distribuindo autógrafos, registrando fotos, e transmitindo muita simpatia durante o evento. A entrevista dos atletas pode ser vista no 25º minuto do vídeo da TV Globo, que está com o link abaixo.

Podium Masculino 2021:

1º – Belay Bezabh (ETH), 44 min 54 seg.
2º – Daniel Nascimento (BRA), 45 min 09 seg.
3º – Hector Flores (BOL), 45 min 15 seg.
4º – Elisha Rotich (QUE), 46 min 26 seg.
5º – José Mario Leão da Silva (BRA), 46 min 35 seg.

 

Podium Feminino 2021:

1ª – Sandrafelis Tuei (QUE), 50 min 06 seg.
2ª – Yenenesh Dinkesa (ETH), 51 min 26 seg.
3ª – Jenifer do Nascimento (BRA), 53 min 32 seg.
4ª – Valdilene Silva (BRA), 53 min 33 seg.
5ª – Franciane Santos (BRA), 54 min 10 seg.

 

– Resultado completo da corrida, site oficial: www.saosilvestre.com.br

– Vídeo completo da corrida, TV Gazeta: www.youtube.com/gazetaesportiva

– Diversos vídeos da corrida, TV Gazeta: https://videos.gazetaesportiva.com

– Vídeo completo da corrida, TV Globo: www.youtube.com/watch…

– Site oficial do evento: www.saosilvestre.com.br

– Acompanhem as nossas publicações e promoções, site, redes sociais: www.portaldocorredor.com.br

 

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles