Encontrar passagens baratas envolve muita pesquisa

Todo mundo tem um amigo que vive viajando e sempre se orgulha por achar passagens por preços incríveis. Muitas pessoas se perguntam como isso é possível, já que nunca dão “a sorte” de encontrar uma promoção sequer. Eu adoraria dizer que existe uma fórmula secreta e perfeita para encontrar passagens baratas nacionais e internacionais com precinhos atrativos. Mas a verdade é que não existe! Para conseguir viajar com economia, é preciso estar atento a uma série de fatores. Confira a lista a seguir com 5 dicas para encontrar passagens baratas!

1. Pesquise bastante

Não tem como fugir: você precisa pesquisar e muito! O lado bom é que está a cada dia mais fácil, já que frequentemente são lançadas novas ferramentas digitais para ajudar os viajantes, sejam elas blogs, sites ou aplicativos. Vale a pena começar a pesquisa pelos sites/apps das principais companhias aéreas nacionais – Azul, Gol, Latam – ou internacionais – KLM, American Airlines, Air France… (depende do lugar que você está querendo ir, cada uma delas atendem um leque de países diferentes). Teste combinações diferentes de dias e horários e compare entre as companhias.

Também é muito válido consultar em sites de comparação de melhores ofertas, entre eles os mais conhecidos são: Decolar, Voopter, Skyscanner, e  Viajanet. Alguns desses é possível comprar diretamente pelo site. Normalmente essas plataformas oferecem um parcelamento melhor, mas o valor final é adicionado de taxas (não muito altas). Outras ferramentas lhe direcionam para comprar direto da companhia aérea. Dica: sempre que possível, opte por pesquisar por esses sites e comprar pela companhia. Basta procurar pelas mesmas datas. Assim você pode economizar ainda mais.

Outra opção válida é buscar em sites que vendem passagens por milhas. Se você tem pontos acumulados no cartão de crédito ou provenientes de outras viagens, ótimo, sua viagem pode sair muito barata. Mas também é possível comprar por meio de empresas intermediárias, entre elas, as mais famosas e confiáveis no Brasil são: Maxmilhas e a 123Milhas. Mais uma parte boa é que elas costumam ser “sinceras” e, se o valor estiver menor na companhia aérea, elas te avisam e te direcionam para o mais barato. Vale a pena ficar de olho, né?

Leia também: Aplicativos que você precisa baixar pra viajar mais

2. Se cadastre para receber alertas de promoções

Já sabemos que é importante pesquisar, mas também não temos o tempo do mundo todo disponível. Precisamos trabalhar (até para ter dinheiro para viaja hahar) e realizar as demais tarefas do nosso dia a dia. Então nada melhor que receber alertas de promoções no seu celular, por meio aplicativos, email e até whatsapp. O Melhores Destinos, por exemplo, sempre encontra passagens/pacotes incríveis e divulgam por diversas plataformas. No voopter e no decolar, é possível criar alertas de acordo com os destinos, datas e preços do seu interesse, basta configurar e esperar os avisos. Também é válido ficar de olho na caixa de email e conferir as novidades relacionadas a viagens, as companhias costumam divulgar suas promoções e ofertas por lá.

3. Siga perfis de viagens nas redes sociais

Você já utiliza as redes sociais durante boa parte do seu dia, então que tal aproveitar para seguir blogs, influenciadores digitais, aplicativos, companhias aéreas e mais uma infinidades de contas que tratam de viagens? Claro que não precisa seguir 50 conta sobre o assunto, mas dá um pesquisada e acompanha as que você mais se identificar. É uma forma bastante prática e efetiva de estar por dentro de promoções e sem muito esforço.

4. Seja flexível

Não que seja impossível, mas é muito mais fácil encontrar passagem barata quando você tem flexibilidade de datas e se permitir conhecer lugares não necessariamente “famosinhos”. Afinal, todo mundo sabe que viajar em alta estação/feriados e/ou para lugares muito procurados geralmente sai mais caro. Não que você precise abrir mão dos seus sonhos, mas se permita viver o novo, há tantos lugares legais no mundo para se conhecer.

Experimente sair do óbvio, principalmente se o orçamento estiver apertado e rota alternativa apresentar uma precinho mais camarada. Quanto ao período da “trip”, tente se organizar no trabalho e dar prioridade aos meses de março, abril, maio, agosto e setembro. Eles ficam no meio das altas estações e costumam apresentar passagens mais baratas (fora a economia com hospedagem, passeios e alimentação).

5. Esteja pronto para aproveitar promoções

Não adianta nada achar promoções incríveis e passagens aéreas a preço de banana se você não se preparar financeiramente. Principalmente se for uma viagem maior e com mais gastos. Vamos supor que você encontre uma promoção de voo surreal que estava procurando para Orlando, mas não tem nenhum dinheiro guardado e/ou seu cartão está com limite esgotado. Do que vai adiantar? De nada! Então se organize, priorize seus gastos e vá aos poucos se preparando. Dessa forma, quando a promoção aparecer você poderá aproveitar! Até porque quando o preço é bom de verdade, ele não espera. Normalmente só dura alguns dias ou até horas. Então não dá pra pensar demais não. Esteja preparado e se jogue!

About the Author

Juliana Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza com experiência em produção de TV, reportagem de jornal impresso, assessoria de imprensa e marketing digital. Viajar é o que a motiva, o que a faz feliz e, por isso, uma prioridade em sua vida.

View All Articles