De “Problem” a “One Last Time”, o selo Republic Records planejou cuidadosamente os hits do segundo álbum de Ariana Grande. O resultado: Sucesso. Veja a seguir…
Ariana Grande colecionou alguns hits de seu segundo álbum, My Everything, e agora no começo de Maio, ela conseguiu mais um: “One Last Time”, que chegou ao 13º lugar da Billboard Hot 100. Escute o novo hit de Ariana:
A música é o quinto single – e quinto hit – de seu álbum, seguido por “Problem” com Iggy Azalea (que chegou à 2ª posição), “Break Free” com DJ Zedd (4ª posição), “Bang Bang” com Jessie J e Nicki Minaj (3ª posição) e “Love Me Harder” com a banda The Weeknd (que atingiu o 7º lugar).
De acordo com executivo do selo Republic Records, Charlie Walk, “One Last Time” soava como um dos singles principais, pela doçura da música e a vibe dance. O executivo afirmou ainda que o selo considerou lançar a música como carro-chefe do álbum. Mas a gostosa “Problem”, lançado em 2014, foi esmagadora e acabou dando o tom do projeto de Grande.
Escute o primeiro smash hit do My Everything, “Problem” com participação da rapper Iggy Azalea:
A partir de “Problem”, a Republic continuou planejando a sequência de lançamento dos singles. ” ‘Break Free’ tinha a cara do verão”, disse Walk, “Enquanto ‘Bang Bang’ ajudou a organizar tudo, mas foi lançado no álbum Sweet Talker de Jessie J.
Então no inverno seria a hora de ‘Love Me Harder’, já que era romântica, mas um pouco mais pesada, mais escura.”
Escute “Break Free” e “Bang Bang” que foram as uptempos seguintes e segundo e terceiro hit do álbum:
(E, além das cinco músicas, outra canção do My Everything também fez um sucesso relativo. A balada “Just a Little Bit of Your Heart”, fez sucesso, mas dessa vez fora do rádio e sim na internet, impulsionada pela sua performance no Grammy no dia 08 de Fevereiro.)
Claro, que a promoção da gravadora é tão importante quanto a música por si só. Com Ariana, a gravadora tinha vários problemas a menos. “Nós confiamos na habilidade do artista de conseguir carregar a música.” Disse Walk. “Confiamos cegamente em Ariana e ela fez dessas músicas do que são hoje. Ela coloca a vida nas músicas e fazem elas terem sentido.”
O mapeamento de cálculos de quando a música deve soar melhor nas rádios (e em outras plataformas) não é exclusiva de Ariana Grande. A Capitol Records, que cuida da carreira de Katy Perry, planejou os single do álbum PRISM de 20143 de forma incisiva.
Depois do single “Roar” chegar ao toda Hot 100, a gravadora resolveu lançar a balada “Unconditionally” no inverno daquele ano, assim como fez a Republic com o single “Love Me Harder” de Grande. Assim como, as uptempos “Birthday” e “This Is How We Do” foram singles do verão americano, como “Break Free”.
Escute o quarto hit de Ariana do seu segundo álbum, “Love Me Harder”, com participação da banda The Weeknd:
Talvez “One Last Time” não tenha chegado ao Top 5 por ter sido o quinto single. Poucos quintos singles fazem um extremo sucesso. O mais notáveis são “Dirty Diana” de Michael Jackson, lançado para o álbum Bad de 1987. E “Last Friday Night (T.G.I.F.)” de Katy Perry para o álbum Teenage Dream de 2010. Cada uma dessas músicas foram o quinto número 1 de seus álbuns, sendo os únicos álbum com cinco singles no 1º número.
Para Grande, os cinco hits ajudaram seu segundo álbum a vender mais de 617 mil cópias somente nos EUA, de acordo com a Nielsen Music.
Walk avisa com propriedade, “O único jeito de conseguir cinco hits é tendo cinco músicas tão fortes que poderiam ser carro-chefes por si só.” E ele está certo!
Fonte: Billboard.