Hoje, 11 de Fevereiro, marca a data de quatro anos sem uma das cantoras de voz mais marcante da música mundial. Confira a seguir um tributo a Whitney Houston e o seu legado à música atual…
“Para as próximas gerações, haverá uma cantora que combina o quente gospel de Aretha Franklin com elegância e beleza, do fraseado lírico de Lena Horne, tornando-a para sempre impressionante, e ela é Whitney Houston.” Clive Davis Magnata Musical.
Desde seu falecimento em 11 de Fevereiro de 2012, seu legado percorre por todo o mundo através de sua legião de fãs, sejam eles anônimos ou artistas.
No início dos anos 90, ela já era consagrada com apenas dois discos a cantora mais influente e cobiçada da América. Não somente por que tinha a influência vocal de artistas com quem sempre convivia, mais por que seu carisma e facilidade de comunicação com o público lhe levaram ao estrelato quase que instantaneamente.
Ao longo de seus 20 anos de carreira ela vendeu mais de 200 discos e ganhou mais de 400 prêmios. E depois que colaborou como atuante e cantante na trilha sonora de O Guarda- Costas, se tornava aclamada mundialmente.
As canções do quarto disco ” O Guarda-Costa”, são consideradas as mais tocadas em programas de auditório, que buscam descobrir novos talento no cenário da música. De alguma forma tocou o coração de grandes ícones da nova geração e influencia até hoje na decisão de muitos jurados.
Quando Mariah surgiu no início dos anos 90, ela se sentia um tão quão reprimida, por concorrer com uma artista que, até então, tinha o coração do povo americano à sua espera. Anos depois, quando convidada a trabalharem juntas, ela descobriu que Miss Houston era muito mais do que se via nos álbuns. Ela era mágica! A forma como ela conduzia as canções era majestosa.
“Recebemos uma missão: Tínhamos uma trilha sonora concorrendo ao Oscar de Melhor Canção do ano, a música é uma obra-prima, um dueto destes que te entregam e dizem cabem a vocês duas conduzirem da forma mais simples.”
“E embora Whitney houvesse faltado alguns ensaios não temia por que tinha certeza que ela conduziria tudo no tempo certo, tando que ganhamos.”
Lady Gaga, a artista mais nova e completa da última geração, admitiu certa vez que seu disco “Born this way”, havia sido trabalhado todo nas vertentes de Whitney de ser. Na qual dizia que você, como ser humano deveria ser e se aceitar como você é.
Celine Dion, certa vez declarou que ela era a maior cantora que ela conhecia. Que a inspirou por diversas vezes tanto que fez questão de homenageá-la no Grammy Salute.
Beyoncé, uma vez parada frente a tv assistia a apresentação no Super Bowll e disse: “Mãe eu quero ser igual a ela”. Sabiamente sua mãe a incentivou dizendo: “Pois treine, por que ela é a melhor.”
Quando Whitney faleceu era véspera da maior premiação da música mundial americana: O Grammy. E por mais que não houvesse tanto a celebrar, havia muito a lamentar. Perdia-se uma estrela dessas que demoram anos para surgir, e mesmo a tantas entregas de prêmios, o momento mais triste chegaria.
A escolha de quem a homenagearia foi sem dúvida tarefa muito difícil. Afinal teriam que em menos de 24 horas nomear alguém à altura e fazer justa à lembrança de uma das maiores vozes do século.
Jennifer Hudson, sim a mesma que anos atrás recebeu o Grammy das próprias mão de Whitney, seria incumbida de homenageá-la. Em uma entrevista logo depois a apresentação Jennifer disse: “Meu Deus eu tive o meu maior e pior momento. Sim, porque estaria na lembrança pra sempre de todos e porque não poderia jamais fazer feio.”
https://www.youtube.com/watch?v=pewMWvvkMZ0
De lá pra cá muitos outros artistas homenagearam Whitney em seus Shows. Muitos até regravaram novas versões de seus grandes hits,também inspirou vários artistas e produtores, tanto que desde de 2012 estão sempre lançando algo novo.

Dirigido por Angela Bassett, este filme foi transmitido na TV, causou muita contestação entre os fãs e artistas.
Um ano depois os organizadores do Grammy promoveram um Evento chamado de Grammy Salute, pela importância que foi Whitney Houston para o mundo da música.
Anos depois, o que fica de um artista como Whitney Houton em nós é que o amor, que não é tarefa fácil, mas não impossível, principalmente quando acreditamos em nós mesmos.
Um ser, seja artista ou não, só morre quando deixamos de lembra-lo e Whitney, Whitney Elizabeth Houston permanecerá para sempre na memória e nos corações de muitos entre nós.