Discografia

Pena Branca morre aos 70 anos

Pena_BrancaJosé Ramiro Sobrinho, o Pena Branca da Dupla sertaneja Pena Branca e Xavantinho, morreu no início da noite da segunda-feira no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo. O cantor sofreu um infarto na sua casa no bairro do Jaçanã, Zona Sul da São Paulo.

Pena Branca nasceu em 1939 em Igarapava, mas viveu boa parte da sua vida na cidade mineira de Uberlândia. Sua carreira musical começou nas rádios em 1958, fazendo dupla com o irmão Ranulfo Ramiro, o Xavantinho. em 1968, mudou-se para São Paulo para tentar a carreira artística. O primeiro disco da dupla, Velha Morada, veio em 1980 já trazendo o estilo sertanejo de raiz que fez parte de toda a carreira da dupla. Nesse mesmo ano, eles chegaram à final do festival da V Globo com a canção Que terreiro é esse?.

A dupla lançou onze discos, incluindo sua participação no programa Ensaio, de Fernando Faro, na caixa A Música Brasileira Deste Século por Seus Autores e Intérpretes, e outro em trio com Renato Teixeira gravado ao vivo em Tatuí (SP). Com a morte de Xavantinho, em outubro de 1999, Pena Branca três discos solo: Semente Caipira, vencedor do Grammy Latino de 2001; Pena Branca canta Xavantinho, em homenagem ao irmão; e o último, Cantar Caipira, é de 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.