Não precisa se esforçar muito pra relembrar algum dos sucessos do ABBA. O quarteto sueco formado por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad foi um dos maiores hitmakers da década de 70 e perdeu a força logo no início da década de 80. Enfileirando clássicos como Dancing QueenFernando, eles conseguiram se manter por 160 semanas nas paradas de sucessos da Inglaterra. Pois amanhã, às 21h no Mucuripe Club, a banda Waterloo apresenta o espetáculo ABBA The Show contando ainda com músicos da Orquestra Nacional Sinfônica de Londres e de dois músicos que acompanharam o ABBA por um período: o saxofonista e flautista Ulf Andersson e o baterista Roger Palm.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ocFpaas_iHs[/youtube]

Antes de Fortaleza, o Abba The Show já passou por Cuiabá e São Luiz e daqui parte para Belém e Ponta Grossa antes ir para Istambul. O grupo já tem datas agendadas até fevereiro de 2011. Em maio, inclusive, eles foram uma das atrações da virada cultural de São Paulo. O show aconteceu às 15h do dia 16.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wNBbHVeKQzk[/youtube]

Extremamente fieis ao estilo do quarteto, a Waterloo (nome tirado do segundo disco do ABBA) faz questão de repetir o estilo dos figurinos, danças e do som. Já a produção, atualiza bem os quase trinta anos desde que a banda encerrou suas atividades. São 30 toneladas de equipamento de som e 40 de equipamento de luz.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4ohr4P8E_io[/youtube]

Conheça cada in tegrante do ABBA original (na ordem em que aparecem na foto):

Benny Andersson
Nome completo:
Göran Bror Benny Anderson
Data de nascimento: 16/ 12/ 1946
Local de nascimento: Estocolmo
Vida: Foi casado com  Anni-Frid Lyngstad entre 1978 e 1981. Também é um dos produtores do musical Mamma Mia.

Anni-Frid Lyngstad
Nome completo:
Anni-Frid Synni Lyngstad (mais conhecida como Frida)
Data de nascimento: 15/ 11/ 1945
Local de nascimento: Ballangen
Vida: Aos 13 anos, Frida já havia passado por diversas bandas. Seu quinto é último trabalho solo foi Djupa andetag, de 1996. Em 2010, ela participou do disco Reconnection, do músico Georg Wadenius, gravando a música gospel Morning has broken.

Agnetha Fältskog
Nome completo:
Agneta Åse Fältskog
Data de nascimento: 05/ 04/ 1950
Local de nascimento: Jönköping
Vida: Estimulada desde pequena, Agneta assinou seu primeiro contrato aos 18 anos e lançou 11 discos solo, antes e depois do ABBA. O último foi My colouring book, de 2004. Ela chegou a dizer que não sabe se este trabalho foi uma despedida ou ainda vai gravar mais algum trabalho.

> Björn Ulvaeus
Nome completo:
Björn Kristian Ulvaeus
Data de nascimento: 25/ 04/ 1945
Local de nascimento: Gotemburgo
Vida: Conheceu Benny em 1966 e logo começaram a trabalhar juntos. Cinco anos depois, casou-se com Agnetha Fältskg, com quem teve dois filhos. Separaram-se sete anos depois e, atualmente, Björn trabalha na produção do musical Mamma Mia.

> Discografia oficial (sem as coletâneas):

Ring Ring (1973)
Waterloo (1974)
ABBA (1975)
Arrival (1976)
The album (1977)
Voulez-Vous  (1979)
Super Trouper (1980)
The Visitors (1981)
ABBA Live (1986)

Para mais: www.abbatheshow.com

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles