Há uns três ou quatro anos, consegui emprestado um apartamento próximo à Barata Ribeiro, rua carioca paralela à Av Nossa Senhora de Copacabana, para passar o Reveillon com a família. Quando vi que estava perto da Modern Sound, fiquei logo empolgado para, enfim, conhecer uma das maiores lojas de música do País. Quem gosta de comprar discos, procura raridades e novidades, tinha ali o paraíso. As estantes de madeira, os quadros, os espaços, os artigos importados, o espaço para shows, tudo ali respirava música. Inclusive, foi lá que eu comprei A Tábua da Esmeralda, clássico do Jorge Ben, e o Praga de Baiano, disco nebuloso dos Novos Baianos já em fim de carreira. Pois é, mas, eis que eu vejo do blog do Jamari França que, por conta dos avanços tecnológicos, que para tantos é uma verdadeira maravilha, este importante espaço cultural está em busca de um novo pouso pois estava insustentável se manter no antigo e enorme endereço em que eles estavam desde 1966. Ou seja, a Modern Sound viu nascer e crescer a Bossa Nova, Mutantes, Tropicália, Rock Nacional, Mangue Beat, Zélia Duncan, Cássia Eller, Tim Mais e tantos outros. Por enquanto, a solução apontada no comunicado oficial posto no site é procurar um espaço menor. Difícil imaginar o que se pode fazer com um patrimônio cultural como a Modern Sound. O próprio Jamari sugere o tombamento como patrimônio cultural brasileiro. Assim como é a nossa Desafinado, a Modern Sound não era uma simples loja de discos e DVDs (e posters, miniaturas, LPs, bonés …). Ela era um espaço de encontro de pessoas que vêm um CD ou um DVD como uma obra de arte além do que se escuta. Era para quem valoriza a arte da capa, o encarte e o cuidado de profissionais que tentam fazer daquele objeto um artigo digno de encher os olhos de quem o possui ou deseja. Infelizmente os tempos são outros e o tempo pra valorizar uma obra de arte é cada vez menor. Espero que a Modern Sound se reestruture num novo endereço e volte a contribuir para os ouvidos brasileiros. Espero também que a nossa Desafinado se mantenha e só cresça. Os tempos estão difíceis para quem vende música (seja de que jeito for), mas não podemos deixar de valorizar uma obra de arte enquanto obra de arte e pagar por isso, é claro. 

Leia a intera do comunicado postado no site da Modern Sound:

Modern Sound
1966-2010

comunicamos aos nossos clientes e amigos que, a partir de 31/12/2010, a Modern Sound não mais atenderá em seu tradicional endereço, na Rua Barata Ribeiro, nº 502, Copacabana.

Apesar de todo nosso esforço, infelizmente não foi possível reverter a perda causada pela evolução tecnológica, em que toda a cadeia de negócios ligada a questão do direito autoral foi ferida de morte.

Agradecemos a todos os consumidores que, durante estes 45 anos, nos prestigiaram e foram a razão de nosso sucesso.

Atenciosamente
Pedro Passos
Sócio-fundador

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles