[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=atu51G5Ge9A[/youtube]

O produtor Eduardo Bidlovski, o Bid, anunciou pelo seu twitter que em outubro chega às lojas o segundo do disco Bambas & Biritas. Responsável por discos de Chico César e Nação Zumbi, Bid já criou até um perfil no microblog (@bamabas_dois) para o novo projeto e uma página no myspace. Nesta última ele já adianta que o projeto vai misturar ritmos brasileiros com influências pesadas do som jamaicano. A lista de convidados dos dois países é grande e inclui Ky-Mani Marley (filho de Bob Marley), I Wayne, Sticky (percussionista de Bob Marley), Luis Melodia, Dominguinhos, Bi Ribeiro, Papete, Lúcio Maia, Dengue, Gilmar Bolla 8, Siba, Marlon Sette, Bruno Buarque Negresko Sis (Céu, Thalma de Freitas e Anelis Assumpção).

Lançado em 2005 pela MCD, o Bambas & Biritas Volume 1 é um projeto que mistura criatividade e grandes participações embaladas num projeto gráfico moderno e elegante. Puxando o som para as climatizações a base de pedais e sintetizadores, o disco lançou pelo menos três canções indispensáveis, principalmente por conta dos convidados. E depois… traz Seu Jorge abusando dos graves e exalando sensualidade. Mandingueira traz Elza Sores em estado de graça, languida, teatral e luxuosa. E Fora do horário comercial é um composição de Bid, Arnaldo Antunes e Marku Ribas interpretada por este último com seus famosos trejeitos vocais capazes de causar estranhamento em quem ainda não o conhece (e não sabe o que está perdendo). Carlos Dafé é outro que dá as caras na festa tocando orgão “con azucar” . Por fim, uma participação curiosa de Chico Science e Jorge Du Peixe em Roda Rodete, da dupla Caju e Castanha, tem cara de tiração de sarro em intervalo de gravação. Feito na base da esmero, Bambas & Biritas é um passeio atemporal sobre a música brasileira que transpira inspiração e bons fluidos.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles