Paula Fernandes pode ser encarada como um fenômeno por vários motivos. Foi apresentada ao grande público em 2010 tocando ao lado do gigantesco Dominguinhos. Tal apresentação contou ainda com a bênção real de ninguém menos do que Roberto Carlos. Pra completar, no início deste ano ela lançou seu sexto trabalho, Paula Fernandes Ao Vivo, e passou na frente de Luan Santana e Ivete Sangalo se tornando a maior vendedora de discos no Brasil e em Portugal. Um milhão e duzentas mil cópias, em tempos de pirataria, é algo quase inacreditável.

O resultado deste sucesso é uma legião de fãs pelo Brasil lotando cada apresentação desta mineira de apenas 27 anos. No último sábado (10) em Fortaleza, o enorme Estacionamento do Sítio, no Euzébio, ficou completamente tomado por jovens, adultos, crianças, muitos deles vestidos de botas e chapéus, como manda o figurino sertanejo. Curiosamente, apesar da multidão, a noite seguiu tranquila e com o trânsito fluindo mais rápido que o esperado.

Por falar em figurino, Paula Fernandes subiu ao palco no primeiro minuto do domingo trajando um curtíssimo vestido lilás que lhe deixava as longas pernas à mostra. Aproveitando o recente posto de sex symbol nacional, a cantora recebeu uma enxurrada de elogios, assovios, declarações de amor e propostas de relacionamento sério. Um senhor meio grisalho não resistiu, virou para trás e expressou em gestos seu encantamento.

Apesar dos gritos e aplausos, Paula Fernandes é econômica quando se fala em contato com o público. Empunhando seus violões (constantemente trocados), ela emendou as primeiras quatro canções esboçando poucos sorrisos. Na retaguarda, a banda (a mesma do DVD ao vivo) executava seu ofício de forma burocrática. Mas à medida que o show ia correndo, a artista ia ficando mais à vontade. Já pro meio da apresentação, ela dançou com o pedestal do microfone e brincou com o público. “Já elogiaram até meus joelhos. Vocês acham que hoje eu desencalho?”. Não faltou pretendente.

O show reproduziu parte do repertório do CD/DVD Paula Fernandes Ao Vivo, deixando de fora covers famosos como Tocando em frente e Índia. Com meia hora de apresentação, a neo-diva deixou o palco para voltar lindíssima, poucos minutos depois, num vestido creme. Sentada num balanço, ela deu início a um set mais lento e, em seguida, convidou uma pessoa da plateia para subir ao palco. A escolhida, Marlene, não acreditou quando Paula lhe cedeu o lugar no balanço. “Agora vou fazer uma serenata pra você”, anunciou antes de cantar a autobiográfica Seios de Minas.

Mais meia hora de música e Paula Fernandes sai para a segunda troca de roupa da noite. O retorno se dá sob o riff pesado de Man! I feel like a woman. Mais solta no palco, ela bota pra fora seu lado roqueira e faz o melhor momento do show. O decote generoso deixou os marmanjos satisfeitos. Uma despedida pouco calorosa e ela volta rapidamente para um minguado bis, apenas com Pássaro de fogo. Foram exatos 90 minutos de apresentação. Se é muito ou pouco, pouco importa. O público ficou encantado com a performance da artista e já aguarda que ela retorne.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles