Por Thiago de Sousa (thiagosousa@opovo.com.br)

A performática Nicki Minaj chega com seu segundo álbum de estúdio, intitulado Pink Friday: Roman Reloaded. Com participação de seu padrinho Lil Wayne, que foi quem a descobriu, o álbum está ocupando um lugar invejável na Billboard. No início da produção do disco, foi cogitada a possibilidade da participação de Britney Spears, mas não foi cumprida, ou não foi necessária. Em entrevista à uma revista americana, a cantora de Trinidad e Tobago afirmou: “O meu objetivo é fazer com que as pessoas me vejam como uma artista autossuficiente!”

Dizendo buscar influências em grandes nomes do pop e R&B, Nicki mostra nesse novo trabalho algo mais parecido com o som da Rapper e MC americana Missy Elliott. A faixa Beez In The Trap lembra muito o estilo musical de Missy, as entradas vocais com batidas pausadas e compassadas, proporcionam uma leve inquietação no quadril e nos ombros. Batidas marcantes e alguns falsetes deixam esse álbum bem mais estiloso. Para garantir o sucesso, Nicki Minaj traz vozes conhecidas do mundo da música. O rapper Chris Brown acompanha a moça em Right By My Side. Já Lil Wayne, seu “padrinho”, vem nas faixas Sex In The Lounge, que tem um clima bem romântico, e Roman Reloaded, que dá nome ao álbum.

Starships, Pound The Alarm e Whip It são faixas que já estão rolando nas melhores boates do mundo. Os Djs e aspirantes ao cargo, usam e abusam desse rap pincelado com house. Nicki Minaj incrementa sua obra de arte com as vozes das lendas do hip-hop como: 2.Chainz, Cam’Ron, Rick Ross, Bobby V, Beenie Man e Young. A faixa que chama mais atenção no álbum foi Marilyn Monroe, uma balada romântica muito bacana para ouvir. A artista não deixa a desejar em nenhum momento na voz para enamorar os corações. Na música, ela diz: “Às vezes, sinto-me como a Marilyn Monroe”. Comparações à parte, o certo é que Nicki Minaj está cada vez mais firmando sua voz no mundo da música.

Que sua voz é um sucesso, isso já sabemos. O melhor Dj do mundo, segundo a Dj Magazine, David Guetta, já se rendeu à voz da moça em duas de suas músicas: Turn Me On e Where Them Girls At, no qual o rapper Florida também participa. E seria um tanto quanto considerado pleonasmo falar que as músicas foram sucesso certo nas boates do mundo inteiro. Nicki Minaj é uma voz que está tomando corpo, ou um corpo que está tomando voz, no cenário musical pop. “Liberdade”, esta é a palavra na qual ela descreve o álbum Roman Reloaded. O problema é que essa “liberdade” pode ser mal interpretada, pelo fato de que Nicki quer provar à todos que não é apenas uma voz, mas sim uma artista completa. Decisão essa que pode influenciar no rumo de sua carreira.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles