Discografia

Mais viagens mágicas e submarinos amarelos

E o baú dos Beatles continua gerando um mundo de produtos capazes de deixar qualquer fã louco. As últimas novidades ficam por conta de duas experimentações cinematográficas do quarteto. Lançado em 1968, Yellow Submarine volta às lojas todo restaurado manualmente, frame a frame. Cheio de cenários fantásticos, o desenho animado volta em edição elegante que inclui um documentário e um livreto de 16 páginas. Junto com o filme, sua trilha sonora, com Eleanor Rigby e Nowhere man, também está sendo reeditada. Em seguida, é a vez Magical Mystery Tour, que chega à lojas em outubro. Lançado originalmente em 1967, o terceiro filme dos Beatles veio na cola do sucesso do consagrado disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Há tempos fora de catálogo, ele vai ganhar reedição em DVD, Blu-ray, CD com a trilha e uma edição especial completa, reservada para o mercado internacional.

Leia abaixo o texto de apresentação do relançamento de Magical mistery tour:

Músicas que você jamais esquecerá, o filme que você nunca viu e uma história da qual nunca se ouviu falar. Em 1967, seguindo o mesmo extraordinário impacto do álbum Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band e a transmissão mundial de All You Need Is Love, os Beatles criaram, escreveram e dirigiram seu terceiro filme, Magical Mystery Tour, uma história como em sonho de um dia de viagem de ônibus para o litoral. Apple Films restaurou totalmente o filme clássico, há muito tempo fora de catálogo, com data de lançamento mudial em DVD e Blu-ray para 08 de outubro, com uma trilha sonora remixada (5.1 e estéreo) e conteúdos especiais. Pela primeira vez, haverá o lançamento nos cinemas em determinados locais, a partir de 27 de setembro.
Magical Mystery Tour estará disponível em DVD e Blu-ray, e, no exterior, em uma edição especial de box de luxo. A edição de luxo inclui o DVD e o Blu-ray, assim como um livro de 60 páginas com informações, fotografias e documentos da produção, e uma reprodução fiel em vinil 7” do EP duplo (mono) que contém as seis músicas que foram gravadas para o filme, originalmente publicadas no Reino Unido para complementar o lançamento do filme em 1967.
 A restauração do Magical Mystery Tour foi supervisionada por Paul Rutan Jr. da Eque Inc., a mesma empresa que cuidou da aclamada restauração de Yellow Submarine. O trabalho de trilha sonora foi feito no Abbey Road Studios por Sam Okell e Giles Martin.
Todos os formatos contêm uma série de conteúdos especiais, como imagens inéditas. Há entrevistas recém-filmadas com Paul McCartney, Ringo Starr e outros membros do elenco do filme e da produção, bem como comentários em áudio do diretor gravado por Paul.
Em setembro de 1967, os Beatles carregaram uma equipe de filmagem em um ônibus junto com amigos, familiares e elenco e se dirigiram para o oeste na A30 fora de Londres para fazer seu terceiro filme, desta vez concebido e dirigido pelos próprios Beatles.

“Paul disse ‘Olha, eu tenho essa idéia’ e nós dissemos ‘Ótimo!’ e tudo que ele tinha era esse círculo e um pequeno ponto na parte superior – que é de onde nós começamos”, explica o Ringo. “Não era o tipo de coisa onde você poderia dizer ‘Senhoras e Senhores, o que vocês estão prestes a ver é o produto de nossa imaginação e, acredite em mim, neste momento eles estão muito vivos”, diz Paul. O filme segue uma narrativa solta e apresenta seis novas canções: Magical Mystery Tour, The Fool On The Hill, I Am The Walrus, Flying, Blue Jay Way e Your Mother Should Know.
Magical Mystery Tour apresenta um fabuloso elenco de apoio de atores e artistas, incluindo Ivor Cutler, Victor Spinetti, Jessie Robins, Nat Jackley, Derek Royle e o inimitável Bonzo Dog Doo Dah Band.

Embora o filme de 53 minutos tenha sido filmado em cores, estreou na televisão britânica em preto e branco. Transmitido pela BBC1 às 20h35 no Boxing Day, o filme imediatamente atraiu controvérsias generalizadas e os meios de comunicação se indignaram. “Como eles ousam?”, eles gritaram, “Eles não são diretores de cinema! Quem eles pensam que são?”, eles uivavam. Onde estavam os quatro moptops adoráveis de Help! e A Hard Day Night?. Os Beatles estavam fora de controle!
Em parte, como um resultado desta reação adversa, o filme nunca tinha tido uma transmissão nos EUA e a distribuição foi muito limitada no resto do mundo. Mas os Beatles já estavam influenciando cineastas, artistas e músicos, além de inspirar também seus contemporâneos.

Apple Films e EMI têm parceria com a Omniverse Vision, a principal distribuidora de eventos de música para cinemas em todo o mundo, para trazer apresentações exclusivas de Magical Mystery Tour para a grande tela pela primeira vez. As apresentações terão lugares em cinemas selecionados em 27 de setembro no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália, Japão e outros países do mundo. Uma vez confirmados, a lista completa estará disponível em www.thebeatles.com. Além disso, o British Film Institute anunciou uma exibição especial de Magical Mystery Tour no BFI Southbank em 02 de outubro. Os ingressos já estão disponíveis no site da BFI.