beatles2

Os Beatles gravaram seu primeiro LP enquanto o segundo single Please Please Me ainda escalava as paradas para tornar-se o primeiro hit da banda. A gravação foi providenciada com urgência, já que a banda caminhava pra estourar a qualquer momento. George Martin era gerente do selo Parlophone dentro da EMI há alguns anos e tomava essas decisões mercadológicas, na era pre-marketing em que praticamente só se falava de música nas gravadoras. Então a opção mais acertada foi a de que gravassem o repertório que vinham tocando sem parar em shows nos dois últimos anos – sucessos internacionais e algumas coisas deles, é claro. Eles entraram no estúdio de 3 canais da EMI, na Abbey Road, no início da manhã do dia 11 de fevereiro de 1963 – para gravar as 10 faixas que complementariam o LP, juntamente com as 4 já lançadas nos singles Love Me Do (10/62) e Please Please Me (01/63). Nem saíram pra almoçar, gravaram algumas poucas faixas pela manhã e, quando os técnicos voltaram do refeitório, eles já estavam prontos pra gravar o que faltava e foram até tarde da noite. Twist and Shout foi gravada por um Lennon quase sem voz.

As músicas da dupla haviam sido feitas recentemente,  inclusive Misery – que fora feita por Lennon para a cantora inglesa Helen Shapiro gravar… mas no fim quem gravou foi o cantor inglês Kenny Lynch, primeiro do mundo a gravar uma canção de Lennon/McCartney. Do You Want To Know a Secret, John Lennon havia dado pra Billy J Kramer gravar, mas os Beatles acabaram gravando também – com George Harrison no vocal. Paul havia trazido duas pra gravar, Seventeen e Hold Me Tight, mas somente a primeira saiu – reintitulada I Saw Her Standing There, faixa de abertura. A segunda acabou guardada e eventualmente regravada para o segundo LP meses mais tarde. Embora seja de Lennon, There’s a Place é um dos bons exemplos da musicalidade da dupla – que divide os vocais.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=WHuRusAlw-Y[/youtube]

Embora nos primeiros anos, Lennon e McCartney tenham composto muito – com o esquema montado pelo empresário Brian Epstein e pelo produtor George Martin – eles faziam muitas canções para amigos como Cilla Black, The Fourmost, Peter & Gordon, Billy J Kramer & The Dakotas etc. E, como o sucesso os fez gravar anualmente 2 álbuns e uns 3 ou 4 compactos com material inédito, estamos falando de quase 40 faixas dos Beatles por ano. E eles viajavam sem parar, a partir do estouro da Beatlemania em outubro de 1963 eles tiveram que arranjar espaço nas agendas lotadas de shows pelo Reino Unido, para dar conta da demanda mundial com turnês à Suécia, América, Austrália, Nova Zelândia, Holanda no correr de poucos meses. Então os LPs deles mantiveram a tradição de ter covers de músicas que eles gostavam – no caso dos LPs With The Beatles (63) e Beatles For Sale (64). Até porque eles se apresentavam semanalmente em programas da Rádio BBC e existia a norma de que tocassem outras músicas além daquelas de seus próprios discos. Então eles faziam muito laboratório na BBC também. O álbum A Hard Day’s Night (64) foi totalmente autoral e a partir de Help! (65) eles só fizeram discos autorais.

O álbum fez grande sucesso, e eles emplacaram outros singles no topo durante os meses seguintes – From Me To You e She Loves You, gravados depois do LP. Eles estavam aprontando o segundo LP quando, em outubro de 1963, tocaram diante da Rainha e a mídia oficializou o fenômeno da “Beatlemania” que já vinha acontecendo país adentro. Então oficialmente a Beatlemania nasceu uns seis meses depois do lançamento do primeiro LP.

Marcelo Fróes é produtor cultural e dono da gravadora Discobertas, responsável por diversos tributos aos Beatles com grandes artistas nacionais. Co-autor do livro “Os Anos da Beatlemania” (92), traduziu dois livros do quinto beatle George Martin com sua autorização: “Paz, Amor e Sgt Pepper” e “Fazendo Música”.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles