SONY DSCJá contando os dias para a apresentação de Paul McCartney em Fortaleza, marcada para a próxima quinta-feira (9), a Cidade prepara uma homenagem especial e única para o ídolo inglês. Representante de uma nova cena de intérpretes cearenses, a cantora Lorena Nunes reproduz esta noite no Café Pagliuca o clima intimista e caloroso do disco Kisses on the bottom, lançado em 2012 pelo ex-beatle.

Kisses on the bottom é um intervalo de calmaria na história do roqueiro de 70 anos (71 em junho). A ideia do artista foi juntar uma série de canções do início do século XX, coisas que seus pais cantavam em casa, e colocar voz própria. Para esse serviço, o músico contou com um time brilhante que contava com Diana Krall (piano), John Pizzarelli (guitarra), Tommy LiPuma (produtor que traz Natalie Cole, Miles Davis e Tom Jobim no currículo) e participações de Stevie Wonder e Eric Clapton. O resultado foram 14 faixas de ritmo manso, sedutor e sotaque jazzístico.

Revelada há dois anos junto com o coletivo Comparsas da Vivenda, Lorena Nunes tem se destacado como uma das vozes mais requisitadas da cena local. Carioca de nascimento, mas cearense desde os primeiros anos, a contralto de voz macia sempre emprega as cores do jazz e do blues em suas interpretações. Ao ouvir o trabalho recente de Paul, ela viu uma oportunidade de juntar dois pontos: fazer um show 100% de jazz e homenagear o beatle em sua passagem por Fortaleza. “Conheci o Kisses on the bottom, mais ou menos, em março de 2012 e logo fiquei bem viciadinha”, elogia Lorena.

O próximo foi reunir uma turma que tivesse disposta a reproduzir, não o repertório, mas o clima íntimo das músicas, já que, segundo o próprio Paul, Kisses on the bottom é um disco para ouvir “ao voltar do trabalho, com uma taça de vinho, ou uma xícara de chá”. A escalação recaiu sobre Luciano Franco (guitarra semiacústica, arranjos e direção musical), Jerônimo Neto (contrabaixo acústico), Robson Gomes (teclados) e Daniel Alencar (bateria). “Foi um intensivão de cinco ensaios, que fluíram muito bem. É uma galera muito virtuosa, toda passada na casca do alho”, brinca a cantora.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R_Z8_HBJcnM[/youtube]

Juntos, eles vão interpretar todas as canções de Kisses on the bottom e ainda incluíram algumas surpresas. Entre elas, as faixas My one and only love e Baby’s request, incluídas na versão alternativa do álbum, batizada de Complete Kisses. Além desta, também entram os covers de Get back e Hello goodbye, canções de Lennon e McCartney, lançadas, respectivamente, nos álbuns Let it be (1970) e Magical mystery tour (1967). Por fim, a faixa Break the spell, de Luciano Franco e Dalwton Moura. “Jazz from Ceará”, explica Lorena.

Embora não se veja como uma beatlemaníaca, Lorena Nunes se surpreende com o que conhece sobre Beatles e Paul McCartney. “Quando o show dele em Recife foi transmitido ao vivo pela TV, eu assisti. Quando terminou, vi que conhecia todas as músicas e tinha 80% das letras decoradas. Nessa hora descobri que era um fã”, lembra entre risadas. Com essa mesma animação, ela espera que seu show, previsto apenas para esta noite, ganhe uma vida maior. “Eu acho que vai ser muito massa. Tem tudo pra ser. A procura tá bacana. Espero que seja uma noite memorável”.

Serviço
Quando: quinta-feira (2), às 20h
Onde: Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035 – Aldeota)
Quanto: R$ 20 (couvert)
Outras informações e reservas: 32241903

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles