Discografia

Música em Cores: As forças da Natureza

O sorriso, a voz, as roupas, a simpatia, as cores. Filha de uma geração musical onde o talento era o único caminho para uma carreira duradoura, a mineira de Paraopeba abandonou o repertório de sambas-canções à la Ângela Maria para construir uma ponte firme entre o Brasil e a África. Sem panfletos ou falsas bandeiras, mas com muita graça, ela pegou a matriz negra nacional para fazer um samba com fortes doses da melhor batucada.

O cabelo, antes liso, foi ficando cada vez mais ouriçado. O candomblé encontrou o catolicismo e as guias abençoavam junto com o terço. Ao lado de Clementina de Jesus, outra diva afro-brasileira, Clara Nunes fazia ainda mais sentido e a alegria transbordava. Esse encontro foi imortalizado no disco As forças da natureza, de 1977. A música Não vadeia, Clementina é uma clara homenagem “à Mãe Pretinha da voz africana”, como a saudosa cantora foi chamada pelos membros dos Titãs. Além desta, o disco trouxe outros grandes sucessos para Clara, que vivia um período de extrema popularidade.

As faixas iam do samba brejeiro, de fundo de quintal, como Coisa da antiga, até um fado politizado de Chico Buarque e Ruy Guerra – Fado tropical. Clara Nunes era uma força da natureza, com música à flor da pele. Mas passou pelo Brasil como um foguete e morreu como num susto, aos 40 anos. Quem viu, viu. Quem não viu, sobra o sonho de uma estrela que encantou os palcos brasileiros como poucas.

Veja as faixas de As Forças da Natureza (1977):

1. As forças da natureza (Paulo César Pinheiro/ João Nogueira)
2. PCJ (Partido da Clementina de Jesus) (Candeia)
3. Senhora das Candeias (Toninho/ Romildo)
4. Perdão (Paulo César Pinheiro/ Maurício Tapajós/ Mauro Duarte)
5. Homenagem à Velha Guarda (Paulo César Pinheiro/ Sivuca)
6. Rancho da Primavera (Monarco)
7. Coisa da antiga (Wilson Moreira/ Nei Lopes)
8. Coração leviano (Paulinho da Viola)
9. Sagarana (Paulo César Pinheiro/ João de Aquino)
10. À flor da pele (Clara Nunes/ Paulo César Pinheiro/ Maurício Tapajós)
11. Palhaço (Oswaldo Martins/ Washington/ Nelson Cavaquinho)
12. Fado tropical (Ruy Guerra/ Chico Buarque)

>> As forças da natureza (Paulo César Pinheiro/ João Nogueira) por Carlus Campos

musicaEMcores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.