71uHo5Ri7pL._SL1197_No próximo dia 20 de maio, Joe Cocker completa 70 anos, dos quais mais de dois terços são dedicados à música. Cantor intenso de voz rouca, ele permanece na ativa em shows e discos, mesmo sem ter aquela potência exibida em 1969, quando subiu ao palco mágico do Festival de Woodstock. Isso fica claro no disco Fire it up live, que traz o registro ao vivo do seu último disco de inéditas. Lançado em 2012, Fire it up (Sony) traz bons momentos de rocks e baladas, mas nada que faça ombro com o repertório antológico dos anos 1970. A rouquidão de Cocker está ainda mais acentuada, o que o faz perder a força em alguns momentos. A banda reduzida – se comparada aos Mad Dogs – dá conta do recado, mas só brilha em momentos pontuais.

Existem dezenas de discos e DVDs ao vivo de Cocker no mercado, todos lançados à revelia do canto. Seu último registro oficial de turnê foi lançado há 24 anos. Por conta da inspiração rala dos últimos anos, Fire it up live acaba se tornando um refém do passado. Por sorte, trata-se de um passado glorioso. A releitura de With a little help from my friends permanece tão épica e imortal quanto há 40 anos e, perdoem os fãs, ainda é melhor que o original, dos Beatles. You are so beautiful mantém o clima tocante de uma das mais intensas baladas de que se tem notícia. You can leave your hat on, Feelin’ alright e Unchain my heart seguram o peso e ainda incendeiam multidões. Já Up where we belong não perde seu doce exagerado e o clima de canção farofa. Fazendo um balanço, para quem já tem o disco Joe Cocker Live, de 1990, o novo registro ao vivo do astro inglês é dispensável. Para quem não tem, vale conferir.

Veja as faixas de Fire it up live:
1. I come in peace
2. Feelin’ alright
3. The letter
4. When the night comes
5. You love me back
6. I’ll be your doctor
7. Up where we belong
8. Come together
9. Eye on the prize
10. You don’t need a million dollars
11. You are so beautiful
12. Younger
13. Fire it up
14. N’oubliez jamais
15. You can leave your hat on
16. Unchain my heart
17. With a little help from my friends
18. Summer in the city
19. Hard knocks
20. Cry me a river
21. You don’t know what you’re doing to me

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles