116687879SZApesar de ser reconhecida como uma banda de reggae, o Natiruts sempre teve um pezinho na black music. Em grande parte, isso se deve à (boa) voz com acento soul de Alexandre Carlo. Agora, essa influência de gente como Curtis Mayfield, Temptations e Banda Black Rio se mostra de forma mais clara em Quartz (Sony Music), primeiro disco solo do cantor, guitarrista e compositor brasiliense.

Embora Alexandre seja o principal compositor dos oito discos do Natiruts, o projeto solo se justifica por soar totalmente diferente do que ele faz na banda. Num disco curtinho (36 minutos e 10 faixas), ele abre espaço para o charm, o soul, funk e o r&b. Até toques de samba e rap passeiam por Quartz. Dando liga a isso tudo, está a rouquidão sensual da voz de Alexandre Carlo, apoiada em contra-cantos climáticos, bons arranjos e metais e balanços saborosos. Com um pé no melhor do soul setentista e outro no presente, Quartz é uma seleção de ótimas canções feitas sem o compromisso de levantar bandeira. Um bom exemplo é Agora que feliz estou, que vai da dance music ao samba de melhor qualidade.

Quartz traz ainda adesões do rapper Rashid, fazendo mais do mesmo na “edmotiana” Last night. O desconhecido Caê du Samba acrescenta pouco (até pela voz parecida com a de Carlo) em Só a gente sabe. O incensado Projota faz outro rap clichê na deliciosa Chelly. Por fim, Ellen Oléria salva o time de convidados num dueto bacana em Te beijar. Ainda assim, sejamos sinceros: a participação dos convidados é dispensável. Alexandre Carlo dá conta do recado muito bem e, mesmo fora do terreno seguro do reggae, mostra que a qualidade do seu som vai além do ritmo.

Veja as faixas de Quartz:
1. Comment allez vous (Alexandre Carlo/ Marcello Mira/ Analícia Thackray)
2. Last night (Alexandre Carlo/ Rashid) com Rashid
3. Venha me encontrar (Alexandre Carlo)
4. Cabelo de cachoeira (Alexandre Carlo)
5. Eu vim aqui (Alexandre Carlo)
6. Só a gente sabe (Alexandre Carlo) com Caê du Samba
7. Tava com saudade (Alexandre Carlo)
8. Te beijar (Alexandre Carlo) com Ellen Oléria
9. Agora que feliz estou (Alexandre Carlo)
10. Chelly  (Alexandre Carlo/ Projota) com Projota

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles