foto Kenton Thatcher - 10000x10000-c789bd2344c55785c90680581346aa4cbO DISCOGRAFIA convidou um grupo de músicos cearenses, assumidamente fãs Marcelo Camelo desde os tempos de Los Hermanos, para comentarem a nova empreitada do compositor carioca que atende pelo nome de Banda do Mar. Nesse grupo estão os integrantes do Retrato Ventura, banda que há oito anos faz cover do quarteto barbudo, e Aline Rodrigues, jornalista e vocalista do duo Telerama.

Leopoldo Mâcedo – baterista do Retrato Ventura
Banda do Mar mostra o já consolidado trabalho de Marcelo Camelo, depois da pausa dos Los Hermanos. Acrescentando então Malu Magalhães e Fred, o trio formula um álbum despretensioso pela incorporação e miscelânea de novas sonoridades  e por outro lado apresenta a identidade que o respectivo trio busca, já começando pelo nome do projeto. Entre as músicas destaco, por exemplo, Seja como for com uma pegada de bateria, um dedilhado com ar vintage e a voz envolvente de Mallu.

Wecsley Pinheiro – vocalista e guitarrista do Retrato Ventura
Disco fácil de gostar na primeira ouvida, com levada que passeia pelo rock e surf music. Achei que tem muito dos álbuns solo do Camelo e pouco de Los Hermanos, talvez na música Faz tempo que lembra O vento do CD 4. Fred Ferreira somou muito ao disco.

Henrique Riedel – vocalista e guitarrista do Retrato Ventura
A Banda do Mar, em seu primeiro álbum, parece ser a representação da mútua influência, há muito já percebida, entre os trabalhos solos de Marcelo e Mallu. Nesse trabalho, há algo como uma síntese. As canções são dançantes (haja vista o primeiro single Mais ninguém), folks, mas com a pegada que já estava presente em Toque dela e os timbres que remetem a um clima vintage.

Yan Nunes – baixista do Retrato Ventura
Marcelo Camelo sempre me surpreende, nunca espero dele um CD seguindo uma mesma linha musical, estilo ou ritmo. Ele apenas cria cada melodia como sendo única. Neste projeto atual, novamente, ele me surpreendeu, porém agora em dose tripla. Eles três fizeram um trabalho sensacional. Que essa parceria com Mallu e Fred que somou em qualidade e criatividade permaneça. Banda do Mar, eu indico.

Davi Probo – tecladista do Retrato Ventura
Gosto muito da sonoridade do disco, um som bem leve e gostoso de se ouvir. Apesar de não gostar dos trabalhos anteriores da Mallu Magalhães, confesso que me rendi ao seu talento. No entanto, tenho saudades da parceria Marcelo e Amarante.

Alinne Rodrigues – vocalista do Telerama e do duo Desenhada
É muito claro pra todo mundo que a Banda do Mar seja o Little Joy (projeto de Rodrigo Amarante, com Binki Shapiro e Fabrizio Moretti) do Camelo: descompromissado, simples, pop, cool e irresistível. Não tem muita novidade com relação aos trabalhos anteriores, mas, depois de muito chororô, é bom vê-lo empunhar a guitarra e voltar a ser jovem ao lado de Mallu Magalhães. Ela, aliás, é dona dos melhores momentos do álbum. Hey Nana, dele, pode até ter sido a primeira música liberada – e é ótima -, mas Mais ninguém, dela, é o hit definitivo. Destaque ainda para Cidade nova, Seja como for, Mia e Solar. Ou seja, pra mim, é o disco do ano.

Janaína Flor – estudante de jornalismo
Marcelo e Mallu cantando é sinônimo de boa música. Desde que estão juntos, os dois só fizeram bem um ao outro e seus últimos projetos provam isso. A Banda do Mar não vai muito longe do que já é conhecido do estilo dos músicos, e a sonoridade afável quase faz um carinho em quem ouve. O projeto prova, com digno sucesso, que Mallu e Marcelo têm uma sintonia nos palcos e fora dele.

Agenda da Banda do Mar:
Outubro:
10 – Porto Alegre/RS
11 e 12 – Circo Voador/RJ
17 – Dourados/MS
18 – Americana/SP
24 – Natal/RN
30 – Florianópolis/SC
31 – Áudio/SP

Novembro:
01 – Salvador
08 – Juiz de Fora/MG
09 – Brasília/DF
15 – Teresina/PI
22 – Curitiba/PR

Dezembro:
06 – Fundição Progresso/RJ
09 – Goiânia/GO
13 – Recife/PE

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles