4286449530 anos depois de Furacão Elis, de Regina Echeverria, uma nova biografia chega ao mercado com a missão de revelar novas histórias sobre a maior cantora brasileira. Com personalidade forte e inteligência musical única, Elis Regina é retratada por inteiro em Nada será como antes (Master Books), escrita com o consentimento da família da artista. O autor deste livro é o jornalista e biógrafo Júlio Maria, que conversou por email com o repórter Paulo Renato Abreu sobre este lançamento. Confira.

DISCOGRAFIA – Como a família de Elis reagiu à biografia? Os episódios polêmicos estão presentes em detalhes?
Júlio Maria – Tem bastante conteúdo polêmico na obra, e sou um agraciado por ter contado com a ajuda irrestrita dos herdeiros. João Marcello, Pedro Mariano e Maria Rita me receberam de coração aberto para falar da mãe e nunca, jamais, fizeram qualquer exigência ou impuseram qualquer restrição. Essa foi a facilidade que, confesso, me surpreendeu.

DISCOGRAFIA – Qual a principal novidade sobre Elis Regina apresentada em Nada será como antes?
Júlio – Tem bastante coisa que ainda não foi contada em lugar algum. Como tive acesso a cartas e documentos restritos, como o inquérito policial aberto após a morte da cantora, a biografia conta detalhadamente a cena da morte. Outro ponto forte é uma carta que a Elis escreveu ao seu filho João quando ele tinha apenas um ano, para que fosse lida quando ele fizesse 18 anos. O João, porém, só leu a carta após começarmos o trabalho da biografia, e a carta, por sua vez, encontra-se na íntegra no livro.

DISCOGRAFIA – A que o senhor atribui essa permanência da artista no cenário nacional?
Júlio – Elis era realmente a maior cantora da Brasil, esse foi o resultado de tanta pesquisa e de tantas entrevistas. Em 80% dos casos, os entrevistados sentiram-se tão emocionados a ponto de chorar. Sua bondade com os músicos iniciantes e amigos, e sua genialidade musical eram reais. Elis era uma verdade absoluta, vivia o que cantava, isso com certeza fortaleceu sua identidade e garante sua permanência no cenário nacional.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles