Por Carlos Viana (carlosviana@opovo.com.br)

tie-esmeraldas

Representante de uma nova geração de cantores e compositores brasileiros, Tiê Gasparinetti Biral, ou, simplesmente, Tiê, é a atração desta sexta-feira, 7, na Praça Verde do Dragão do Mar. A paulistana de voz doce traz a Fortaleza o show Olhos nos Olhos, com músicas do seu terceiro álbum Esmeraldas, lançado no segundo semestre de 2014. A noite conta ainda com apresentações do DJ Piu e da banda The Dillas.

Paulistana de 35 anos, Tiê estudou relações públicas, foi modelo, dona de brechó e atuou em campanhas publicitárias. A música só lhe fisgou de vez por volta de 2007, quando conheceu Dudu Tsuda, tecladista do Pato Fu e gravou um EP. Ali nasceu o embrião de Sweet jardim, disco de estreia lançado em 2009. Dois anos depois viria A coruja e o coração, que chamou atenção pela versão elegante de Você não vale nada, de Dorgival Dantas.

Produzido por Adriano Cintra (ex-CSS) e Jesse Harris (autor de Don’t know why, sucesso de estreia de Norah Jones), Esmeraldas é o terceiro lançamento de Tiê e base para a turnê Olhos nos olhos. A artista, que tem a música A Noite na trilha da novela I Love Paraisópolis, da TV Globo, dividirá ainda o palco com André Whoong e a Naná Rizinni. Tiê, que é neta da atriz Vida Alves, protagonista do primeiro beijo da TV brasileira, conversou com o DISCOGRAFIA. Confira os principais pontos do bate-papo.

DISCOGRAFIA – Alguns críticos apontam os novos cantores como pertencentes à nova MPB. O que você acha dessa denominação?
Tiê – Acho boa. Considero como uma necessidade dos críticos e jornalistas. Não me incomoda de jeito nenhum. Mas me considero cantora de pop e MPB.

DISCOGRAFIA – Como é seu relacionamento com os fãs pela internet?
Tiê – Tenho um relacionamento muito bom com meus fãs. Nos shows, gosto de olhar para o público. Sempre que a apresentação termina, fico até conversar com todos. Também respondo a todos pelas redes sociais.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fx-Hd5pheYk[/youtube]

DISCOGRAFIA – Recentemente uma de suas postagens ocasionou uma “guerra” entre seus fãs e os fãs da Anitta. Como você vê esses conflitos virtuais?
Tiê – Minha música A Noite estava em primeiro lugar no Itunes. Anitta, minha colega de gravadora estava em segundo. Comomerei o fato de ter ultrapassado a Anitta e houve um desconforto entre os fãs de nós duas. Depois conversei com ela e ficou tudo bem. A internet faz com que as pessoas emitam suas opiniões, mas creio que há um escesso de opinião. Mas depois, quando tudo isso não for mais novidade, creio que as pessoas irão se acalmar mais.

DISCOGRAFIA – O que o público deve esperar de seu show em Fortaleza?
Tiê – Já apresentei o show do Esmeraldas antes, mas houve algumas mudanças e dessa vez o show está bem mais quente. Também irei dividir o palco com dois artistas para que o público possa conhecer a “novíssima” MPB.

DISCOGRAFIA – Atualmente você tem uma música na trilha sonora de uma telenovela. Isso ainda faz diferença na carreira de um artista?
Tiê – Sim. Ter música na trilha de uma novela faz uma grande diferença. Claro que no meu caso deu certo, porque a música casou direitinho com o personagem Marizete, interpretada pela Bruna Marquezine. Acabei ganhando um novo público com a novela.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1Ngn3fZIK2E[/youtube]

DISCOGRAFIA – E o que fazer para manter esse novo público?
Tiê – A estratégia é fazer um bom clipe da minha nova música Isqueiro Azul, além de vários shows.

Serviço:
Tiê – Olhos nos olhos
Quando: hoje,7, às 20h
Onde: Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Quanto: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). À venda Barato Coletivo, Bilheteria Virtual e bilheteria do Dragão do Mar
Telefone: 3046 2744

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles