IMG_1372

Logo na abertura, Giant Steps traz uma boa mostra de por que John Coltrane é celebrado como um dos gênios do jazz. A faixa-título do álbum, lançado em 1960, traz o fraseado virtuoso, sem pedantismo, balançado e que remete aos salões de baile.

Esse álbum será apresentado na íntegra esta noite, no projeto Ceará Jazz Series, que acontece no Teatro do Centro Dragão do Mar. Quem sobe ao palco, para recriar esse repertório são os músicos Marcio Resende (saxofones tenor e soprano), Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e David Krebs (bateria).

Originalmente, Giant Steps foi gravado com Tommy Flanagan (piano), Paul Chambers (baixo) e Art Taylor (bateria), além de participação de nomes como Jimmy Cobb Wynton Kelly. Antes da apresentação de hoje, a partir de 18h30min, os músicos conversam com a plateia sobre esse que foi o primeiro álbum com todas as faixas assinadas por Coltrane. O disco também foi marcado pelas “Coltrane Changes”, como ficaram conhecidas as substituições da progressão harmônica popularizada pelo músico da Carolina do Norte.

Iniciado no ano passado, o Ceará Jazz Series já prestou justa homenagem a outras pedras fundamentais da história do jazz. Entre elas, Kind Of Blue, de Miles Davis, e Chet Baker Sings, ambos com o trompetista Hugo D´Leon, e Time Out, de Dave Brubeck, com Márcio Resende. Até Paul McCartney e seu Kisses on the Bottom já ganhou os palcos cearenses na voz da cantora Lorena Nunes.

Serviço:
Ceará Jazz Series
Quando: hoje, 18, às 20 horas
Onde: Teatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Telefone: 3488 8600

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles