São muitas as formas de se deixar impactar pelo trabalho de Liniker. Pode ser pelo som construído ao lado da banda Caramelows, um combo de pagada black cheio de balanço e suingue. Ou então pelas letras fartas em imagens sensuais, eróticas e delicadas. Ou ainda pela figura que assume o microfone, um corpo magro de 21 anos que usa barba, bigode, saias, turbantes, brincos, pulseiras e colares. Pode ser também pelo discurso contrário a qualquer preconceito ou rótulo.

Juntando todas essas formas de fazer arte, a Liniker e sua banda trazem a Fortaleza um dos shows mais disputados deste ano. Escolhida para o lançamento da 15ª edição da Feira da Música, esta será a primeira apresentação completa da banda – com cenário, iluminação e figurino – após o lançamento do álbum de estreia Remonta. O disco chega menos de um ano após o boom causado pelo EP Cru, lançado em 2015. Somente o hit inicial Zero já soma mais de 5 milhões de visualizações no Youtube.

“Foi uma surpresa por que não esperava que fosse tão grande em tão pouco tempo. Achei que demoraria muito tempo”, comenta Liniker orgulhosa de ver um público cada vez maior se apropriando de canções que ela começou a fazer com 16 anos – é o caso de Tua, que ganhou, no disco, um arranjo elegante, que vai de um blues melancólico a um rock bem marcado por bateria e sopros. Influenciadas por Paula Lima, Ivone Lara, Etta James e Aretha Franklin, cantora e banda exploram as muitas nuances da música negra tanto no álbum quanto no show de pouco mais de uma hora.

Formado por Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra), Pericles Zuanon (bateria), Márcio Bortoloti (trompete) e Renata Éssis (backing vocal), os Caramelows recebem o reforço de Marja Nehme (percussão), Fernando TRZ (teclado) e Eder Araújo (sax e flauta) para os shows. “A gente uma ligação muito forte como banda. Não tem uma divisão entre a cantora e os músicos. É uma troca muito justa e é muito gostoso”, celebra Liniker. Já no disco Remonta as participações ficam por conta de Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, a banda Aeromoça e Tenistas Russas e outros. Cada um com suas influências e vivências, o repertório tem tango (Você fez merda), funk a la James Brown (Prendedor de varal), balada (Sem nome, mas com endereço) e outros sons. Tudo sem rótulo, sem limite e sem necessidade de explicação.

Serviço:
Remonta – Liniker e os Caramelows
Quando: dias 25, às 18 horas, e 26, às 20 horas
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Ingressos esgotados
Telefone: 3231 9461

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles