46327758Continuando o assunto…

Antonio Adolfo também foi figura fundamental na vida artística de outra cantora brasileira. Teletema, um dos primeiros sucessos solo de Evinha, é uma parceria do pianista carioca com o parceiro fiel Tibério Gaspar. Há quase 40 anos morando em Paris, a intérprete que cravou o primeiro lugar no IV Festival Internacional da Canção com Cantiga por Luciana volta a o Brasil com um trabalho de voz e piano.

Com 14 faixas, Um piano, Uma voz traz Evinha ao lado do marido Gerárd Gambus, que ela conheceu quando dividiam a banda de Paul Mauriat. A primeira ideia do casal foi um disco de releituras, depois veio uma homenagem aos Beatles, até que Gerárd pensou em ligar para os compositores amigos. “Liguei para o Antonio Adolfo, que disse que faria uma inédita correndo. Ele fez na madrugada e perguntou quem eu gostaria que fizesse a letra. Sendo Antonio Adolfo, tinha que ser o Tibério Gaspar”, conta ela que ganhou a inédita Meu Canto, inspirada vida francesa da artista.

Em seguida vieram Dalto, Ivan Lins, Carlos Colla e outros compositores. Entre inéditas e regravações que contam uma história, Um piano, Uma voz foi todo gravado em 15 dias. Apesar de ter sido uma das vozes mais populares do Brasil de 1970, Evinha confessa que estava apreensiva com este retorno. “Eu estava super tensa e ao mesmo tempo feliz. Um dia coloquei no Face que estava saindo com um disco novo e bombou.
Cheguei no Brasil mais tranquila”, ri a cantora que conservou a voz suave de quem faz um acalanto.

E é com esse instrumento afinado e delicado, que Evinha relembra Virou Lágrimas e Casaco Marrom, apresenta Aprender com o Mar e faz uma auto-homenagem com Alguém Cantando. A intimidade do casal fica impressa num registro sem afetações ou arroubos de virtuose. Apenas canções estão ali. “Foi muito prazeroso fazer esse disco.
Como somos marido e mulher, é muito engraçado trabalhar desse jeito. Foi muito profissional. Depois que saiu, foi o resultado que queríamos, que sentíamos. Queria transmitir para as pessoas todo o carinho e acho que as pessoas estão recebendo assim”, encerra Evinha.

Serviço:
Uma voz, Um piano – Evinha
14 faixas
Canal 3
Preço médio: R$ 29,90

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles