montagem-grafica-montagem

Por Paulo Renato Abreu (paulorenatoabreu@opovo.com.br)

Apesar de pouco conhecido do grande público, o cantor carioca Jay Vaquer consegue se apresentar anualmente na Capital desde 2011. “Fortaleza tem um pessoal considerável que é interessado pelo trabalho realizado”, celebra. O show de amanhã, porém, tem um gostinho especial: ele toca pela primeira vez para o público local o oitavo disco da carreira, Canções de ExílioO CD foi, este ano, indicado ao Grammy Latino em duas categorias: melhor álbum de rock em língua portuguesa e produtor do ano para Moogie Canazio, que já tinha produzido Umbigobunker!? (2011), sexto álbum de Jay também indicado ao prêmio. O show é amanhã, às 21 horas, na 7 live Music, espaço alternativo na Praia de Iracema.

Jay também faz show hoje em Natal e, no domingo, em Recife. “Amo esse país, amo viajar pelo Brasil trabalhando ou passeando. Me sinto muito desse país. Meu olhar percebe a vida e o mundo partindo daqui”, afirma, destacando a possibilidade de fazer “mini turnê” no Nordeste. Filho do guitarrista norte-americano também chamado Jay Vaquer (ex-parceiro de Raul Seixas) e da cantora paraense Jane Duboc, o músico destaca ser atravessado pelas vivências do País e comemora ir além do eixo Rio-São Paulo. “É uma percepção que tem o filtro do que vivencio, respiro, observo nesse país diariamente. Apesar disso, artisticamente, tem sido uma luta danada sobreviver do que faço”, pontua.

O show em Fortaleza faz parte do projeto Brasileiríssimos, que surgiu em 2012 como uma página no Facebook e se consolidou como um dos grandes agentes divulgadores no meio do cenário independente brasileiro. No repertório, além das músicas do disco lançado este ano, Jay também canta faixas dos outros discos, como Longe Aqui, Você não me conheceCotidiano de um Casal Feliz e A Falta que a Falta Faz. Apesar do nome gringo e da relação com o inglês, o cantor, que é também compositor, destaca importância de sempre compor em português. “Sou apaixonado pela nossa língua e pelas amplas possibilidades que ela oferece, proporciona. Minha criação está totalmente atrelada ao prazer que tenho nessa relação”, elabora.

Mesmo não tendo levado os prêmios do Grammy em evento que aconteceu na última semana, Jay destaca a surpresa boa que foi a indicação. “Centenas e até mesmo milhares de CDs gravados anualmente. Meus colegas escolheram os cinco que eles mais curtiram em 2016 para cada categoria e Canções de Exílio estava entre esses cinco. Isso foi gratificante”, afirma.

Serviço:

Show do Jay Vaquer

Quando: Amanhã, às 21 horas

Onde: 7 Live Music (rua Dragão do Mar, 61 – Praia de Iracema)

Quanto: R$ 30

Outras informações aqui

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles