71 anos de vida, 50 de carreira e próxima de lançar o 40º disco. Gal Costa é artista de números, importância e qualidade estratosféricas. Por isso, será homenageada pelo Selo Sesc com um tributo que reúne nomes de peso. Fruta Gogoia – Uma Homenagem a Gal Costa traz 18 músicas do repertório da musa de qualquer estação, que vão de Fa-Tal (1971) a Todas as Coisas e Eu (2003). Os arranjos são de Dori Caymmi, que trabalhou no disco de estreia da baiana, o bossanovístico Domingo (dividido com Caetano Veloso, também estreante).

Ao lado do filho de Dorival, a prata brasileira: Itamar Assiere (piano), Teco Cardoso (sopros), Sizão Machado (baixo), Toninho Ferragutti (acordeom) e outros. Nas vozes, dois intérpretes peculiares, refinados e precisos. Natural da pequena cidade mineira de Nanuque, Jussara Silveira tornou-se conhecida na Bahia em plena era da axé music, mas nunca se associou àquela geração. Seu canto certeiro e refinado rendeu trabalhos preciosos, como Ame ou Se mande (2011). Seu parceiro em Fruta Gogoia é o igualmente refinado Renato Braz, paulistano de timbre mineiro. Acostumado a projetos especiais, o cantor, violonista e percussionista já dedicou trabalhos às obras de Jean e Paulo Garfunkel, João Gilberto, Villa-Lobos, Theo de Barros e outros.

Foto: Ricardo Ferreira

Esse time, escalado pelo produtor musical Luiz Nogueira, partiu de um universo de mais de 500 músicas gravadas por Gal e reduziu para uma lista de 80. Depois, foi reduzido para um grupo de 25, de onde saíram as 18 registradas. Entre elas, está em destaque uma seleção de obras de Caetano Veloso, autor mais presente na obra da amiga. Tigresa, Meu Bem, Meu Mal, Baby, Não identificado, e Força Estranha foram as escolhidas. Além dele, estão Tom Jobim (Estrada do Sol), Jards Macalé (Vapor Barato), Chico Buarque (Folhetim), Luiz Melodia (Pérola Negra) e outro.

Fruta Gogoia – Uma Homenagem a Gal costa será lançado ainda este mês nas plataformas de streaming. Em julho, chega a edição física que conta com um mimo: uma gravura feita por Regina Silveira, artista plástica gaúcha, intitulada Bicho Gal e que será encartada em formato de pôster. Regina também está criando o cenário para o show de lançamento do álbum, onde cada elemento da obra ganha vida ao longo do espetáculo. O show acontece no Sesc Vila Mariana, dias 8 e 9 de julho. Ainda não existe previsão de circulação pelo Brasil.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles